sábado, 22 de maio de 2021

17: Credo do Sábio (Sabedoria)

Credo do Sábio


(Credo Universal da Sabedoria)





A mente do Sábio é como um cristalino revérbero cósmico de Luz transcendente, em portentoso grito, ressoando mil musicalidades sapienciais pelos espaços mentais da vastidão do infinito.


Adorar a Deus!..., respeitar a Natureza!..., Amar a Humanidade!...

1.º ) Creio, sapientemente, na existência de um Poder cósmico infinito, eterno e absoluto, Criador indirecto da Natureza visível (Universo) e invisível (Cosmos), conhecido vulgarmente por DEUS, base essencial e fundamental de todas as religiões do mundo.

2.º ) Creio, monoteística e politeisticamente, nos Deuses criadores cósmicos dos sistemas solares, das constelações e das galáxias, Logos siderais, que são Seres macrocósmicos que obedecem à Vontade una e suprema do Absoluto (DEUS).

3.º ) Creio na imanência de Deus no íntimo espiritual profundo de todo o Ser humano, cujo conhecimento místico, por interiorização subjectiva e auto-revelação espiritual, iniciática, é a finalidade suprema da vida e da evolução de todos os seres da Criação.

4.º ) Creio, por isso, na divindade essencial de todos os homens, provindo todos da mesma Origem divina e destinados, de igual modo, à mesma finalidade angélica, após atingirem a perfeição humana, em degraus superiores de consciência.

5.º ) Creio na Santíssima Trindade, manifestação de Deus expressa na Consciência do Espírito humano em: Vontade ou Poder criador (Pai − Verbo), em Intuição ou Amor unificador (Filho − Cristo) e em Razão ou Sabedoria conceptora (E. Santo − Logos).

6.º ) Creio, portanto, na fraternidade universal de todos os seres humanos: terrestres e extraterrestres, encarnados e desencarnados, estendida até mesmo aos seres sub-humanos e super-humanos, diante da paternidade-maternidade de Deus, Pai-Mãe e Criador.

7.º ) Creio, segundo a correspondência cósmica da Lei universal das analogias, na semelhança entre o Macrocosmo divino e o microcosmo humano, criado este à imagem daquele: em Princípios, leis e fenómenos, segundo as diretrizes de um aforismo hermético.

8.º ) Creio na perfectibilidade de todos os seres humanos (e até mesmo de toda a Natureza ou Criação, em todos os Reinos), e que a Perfeição espiritual é a meta final de toda a existência espácio-temporal das almas, que evoluem para Deus, a Unidade Divina.

9.º ) Creio, por isso, na possibilidade de todo o homem vir a ser um Deus-Demiurgo criador, pela auto-realização mística, iniciática, dentro da Senda da Luz, por exteriorização das virtualidades divinas, latentes na sua intimidade mais profunda, espiritual.

10.º ) Creio, por meio da Sabedoria eterna, na universalidade da Lei da evolução de todas as coisas e de todos os seres, para o despertar cada vez maior da Consciência espiritual neles latente, individual ou colectivamente, em direcção a Deus.

11.º ) Creio na pluralidade das vidas materiais (reencarnações ou renascimentos: Lei da palingénese) de todos os Espíritos humanos, reencarnados sucessivamente nos corpos físicos, na busca da Perfeição dos Mestres da Sabedoria, para a libertação daquelas.

12.º ) Creio nos princípios equitativamente retributivos da indefectível Lei cósmica do Carma, cuja justiça − que visa somente o equilíbrio de forças da Natureza − sempre a cada um, nesta ou noutras vidas, segundo os seus méritos ou deméritos.

13.º ) Creio, assim, na coacção compulsória dessa perfeita Justiça espiritual, sempre correctiva mas sem ser punitiva, determinando os resgates dolorosos na Terra, pedidos, no Além, pelos seres humanos, e cuja origem básica está nos erros destes.

14.º ) Creio na possibilidade de os seres humanos alcançarem a felicidade integral, mesmo encarnados na Terra, que vem ao Homem somente pela integração deste na Espiritualidade do Amor e da Sabedoria e pelo contacto místico com a Consciência divina.

15.º ) Creio no poder unificador e harmonizante da Lei divina do Amor, condição única para a Felicidade, declinando a vitória da lei da força da guerra: lei do primitivismo selvático e apanágio do instinto animal, do qual o Homem proveio por evolução física e anímica.

16.º ) Creio na igualdade natural de direitos do homem e da mulher e na sintetização das suas virtudes no “hermafroditismo” do Mestre, futuro de todos, sem que as suas prerrogativas humanas se identifiquem com os seus diferentes deveres familiares e sociais.

17.º ) Creio que ninguém tem o direito de violentar o livre-arbítrio dos seus semelhantes, quando estes não o usem de modo anti-fraterno ou anti-naturalmente, atentando contra a vida, para prejudicarem alguém, no âmbito da família ou da sociedade.

18.º ) Creio na plena liberdade individual, familiar e social de todos os seres humanos apenas pelo cumprimento integral, amoroso e responsável, sem egoísmos, dos seus deveres naturais de Adoração a Deus, de Respeito à Natureza e de Amor ao seu próximo.

19.º ) Creio na perfeita integralidade da educação da criança, somente através das directrizes espirituais do Amor evangélico e do esclarecido respeito pelo sagrado, e jamais pela coacção da violência do castigo, pela crítica mordaz ou pelo medo imposto.

20.º ) Creio ser possível obter-se a saúde perfeita do corpo, na plena harmonização dos ritmos biológicos sob a perfeita harmonia da alma com a Lei Divina, pela plenitude do Amor evangélico, espiritual, e por uma vivência saudável nos métodos de vida pura e regrada.

21.º ) Creio na santidade do mistério de toda a vida, e no dever sagrado que o Homem tem de jamais sacrificar qualquer forma de vida animal que não o prejudique directamente, bem como, igualmente, de não matar para comer, tornando-se vegetariano.

22.º ) Creio na Luz abstracta da Racionalidade do Ser humano, do Eu Superior (Espírito Santo), como meio sapiencial espiritualizante de libertação das formas e conceitos concretos, que o escravizam pelo materialismo, para ascender à glória da Sapiência.

23.º ) Creio na existência do Bem como princípio universal da teleologia da Natureza e expressão directa do Amor de Deus, negando como absoluto o princípio conceptual do mal, que é apenas uma ilusão relativa do intelecto e, portanto, aparente, ilusório.

24.º ) Creio, por isso, na temporalidade efémera da maldade dos seres humanos, fruto da sua ignorância, especialmente nos domínios espirituais, na sua santificação futura pelo Conhecimento racional da Verdade e na harmonização com a Lei de Deus.

25.º ) Creio na mesma origem divina, crística (representada pelo Mestre Maitreya ou Cristo), de todas as revelações religiosas do Mundo, e na unidade espiritual de princípios filosóficos da essência intrínseca de todas elas, além das formas superficiais.

26.º ) Creio na perfeita identificação da finalidade, por entre a diversidade de meios e de concepções, de todas as religiões do Mundo: a perfeição e a felicidade humanas, pela vivência no sagrado, através do Amor universal e da Sabedoria cósmica.

27.º ) Creio na prioridade do realismo da vida nos Mundos do Invisível, que sustenta, energético-vitalmente, todas as formas visíveis do Universo, através do perfeito “jogo” biogenético de forças dinâmicas das Leis cósmicas, criadas pelo Ser Divino.

28.º ) Creio na eternidade da vida e na sobrevivência do Homem, na Verdade que ensina ser a morte uma mentira da ignorância humana, já que a matéria do corpo físico morre − transformando-se apenasmas não a Essência divina do Espírito.

29.º ) Creio que, para além da crassa ilusão da morte (no contexto biológico), existe vida pujante e realíssima no “oceano” omnipresente de energia do Mundo Astral, nas Esferas vibratórias felizes de Luz ou nos círculos dolorosos de Trevas do Além.

30.º ) Creio, por isso, no realismo da Poesia sagrada, que profetiza, pela “clarividência” intuitiva dos verdadeiros Poetas e dos grandes Sábios do sagrado, as realidades transcendentes da Vida cósmica, intrafísica, que se desenrola além do véu da morte.

31.º ) Creio na divina comunhão das almas superiores, pelo Amor espiritual, incondicional e universal, nos bem-aventurados Reinos da Luz, dos Planos cósmicos do Além-túmulo, e na libertação final, por esse Amor, de todas as infelicidades humanas.

32.º ) Creio na Hierarquia Sagrada dos Mestres da Verdade, da Grande Fraternidade Branca ou Hierocracia: verdadeiros Regentes planetários do Governo Espiritual, sapientizados pelo Amor universal e santificados pela Sabedoria cósmica do Espírito.

33.º ) Creio na futura implantação da Fraternidade universal sobre a Terra pacificada do porvir, tornada uma grande República Mundial, quando todos os homens se reconhecerem irmãos pelo Espírito, verdadeiramente, e filhos do mesmo Pai Divino.



    EXORTAÇÃO:

A Mentalidade da Sabedoria



Que os cegos do Espírito “Vejam” nestas Verdades eternas!...
Que os desesperados de alma “Ouçam” esta Esperança!...
Que os prolixos da palavra se calem e escutem a Verdade!...
Que os aflitos do corpo leiam, aqui, as chaves da Saúde!...
Que os simples nos sigam no Caminho da Luz do Coração!...
Que os frios de coração se iluminem no Amor de Cristo!...
Que os revoltados da vida se disponham connosco a Amar!...
Que os cegos nas paixões aprendam a Amar pelo Espírito!...
Que os cansados de sofrer se aliviem no nosso Coração!...
Que os tementes da morte sorriam, em confiança na Vida!...
Que os iludidos nos vícios do mundo se libertem em Nós!...
Que os filhos dos Céus se lembrem do regresso a "Casa"!...
Que os que ignoram a Luz se deixem iluminar pelo Divino!...
Que os homens esquecidos se lembrem do Retorno a Deus!...

* A Ciência analítica, embora de imenso e inegável valor, na sua investigação de periferia, não suporta facilmente as vastíssimas dimensões da mais elevada Sabedoria.
* Para o verdadeiro Sábio, a sua vida assume-se, na sua maior e mais elevada distração, pela busca do Saber eterno e da sagrada, permanente e divina Conversão.
* A real Sabedoria só está em verdadeira ação e em real dicção, quando alguém vive, fala e ensina com a Luz intuitiva do Espírito, da Consciência e do Coração.
* Para o verdadeiro Sábio não há disjunção nem dissociação nem separação entre a verdadeira Ciência intuitiva da Razão e a real e autêntica Devoção da mais profunda e universal Religião, que está na intimidade luminosa do Coração.
* Embora respeitando todas, nenhuma religião pode convencer o Sábio a ser preconceituoso, dogmático ou particularista, no seu elevado Ideal, porque o Sapiente alcançou, no "cume da montanha" da Sabedoria, a visão da Unidade universal.
   C L I C A R :
 P a z   P r o f u n d a ! . . .

P.A.I. Paz, Amor, Iluminação!...

Prof. M.M.M.Astrophyl

(U m  S á b i o  de  P o r t u g a l)



Sem comentários: