sábado, 22 de maio de 2021

53:Os 33 Maiores Remédios Reais


Os 33 Maiores Remédios Reais
(Da Mãe-Natureza Criadora e Curadora)


https://1.bp.blogspot.com/-wRMpnue4vX8/UrbxHqLhNTI/AAAAAAAAGlU/Vkyr-XiQ2N8oK31vekTesCvBTRNoS7GHACPcBGAYYCw/s320/%2521%2BPentagrama%2BArco-%25C3%258Dris2-555.png
 



1.º ) O Sol: O Sol físico cura o corpo e a dor. O Sol Espiritual cura-nos a alma, pelo Amor.
O Sol físico é apenas uma expressão externa densificada do Sol Espiritual ou Logos Solar (que é Deus no nosso Sistema Solar) e é o Rei incontestável de todas as curas para todas as doenças. É ele que irradia o “prana” ou biomagnetismo, a energia da vida (“Chi”, dos chineses e “Khi”, dos japoneses) curadora de todos os males. Apanhar sol (sem excessos) é o melhor que se pode fazer para se curar. O Sol age biodinamicamente sobre os nossos chacras, as nossas células, o nosso cérebro, as nossas glândulas, os nossos ossos, o nosso sistema nervoso e mesmo sobre a psicologia, libertando-nos de doenças, de tristezas, de stress.
 Cuidado: a Elite globalista do Mal (Illuminati) quer fazer das pessoas “cobaias” e prisioneiras doentes, encerradas em casa, sem verem Sol nem Lua, sem arejamento nem Luz.
2.º ) A Natureza:  Nas florestas, matas, pomares, jardins, relvados e nas plantas está a cura.
O afastamento da vida humana da Natureza, no artificialismo modernista, é o maior erro da Humanidade sobre saúde-doença, pois não é a medicina que cura (pois apenas “trata... da saúde”), mas sim a Mãe-Natureza, com as suas energias salubrizantes e naturais (fora de ambientes poluídos, claro). Apanhar sol, ar puro, andar ao vento, tomar banhos de mar em praias limpas e pouco concorridas, passear em matas, bosques e florestas e comungar com as árvores, respirar em jardins de flores, visitar pomares e comer os seus frutos, passear em montanhas... Que queremos mais para curarmos todas as doenças, senão viver uma vida mais «natural»?... 
 Cuidado: as recomendações precárias da medicina são uma lástima. Com todo o confinamento das pessoas em casa e nos hospitais ainda querem fazer adoecer mais a Humanidade.
3.º ) O Ar: A atmosfera pura tem o dom de curar no alento da vida, no prana e no oxigénio.
É possível tomar banho de ar correndo ao vento, pois não é só a água que nos purifica e, acima de tudo, as energias vitais, cujos resíduos do metabolismo físico (do corpo) e do metabolismo psíquico (da alma) devem ser descarregados continuamente. Falar em higiene “aeriforme” ou “aeroterápica” não é absurdo, pois o ar fresco e puro pode curar doenças que a medicina não consegue, na sua precariedade terapêutica. Respirar a plenos pulmões e sempre pelo nariz, quanto possível, a não ser, também pela boca, em matas e florestas de ar puro. As narinas têm filtros elétricos e mucos que aquecem o ar e o filtram de poeiras e micróbios infecciosos!
 Cuidado: Quem nos tira o alento vital do ar puro (e pior: com o horroroso tabaco, que gera também doença nos outros), tira-nos a saúde. É por isso que discordamos completamente do uso das máscaras.
4.º ) A Água: A verdadeira pureza da água tem que ser a da Natureza e a das fontes naturais.
Existem muitos benefícios nas águas: nos banhos em casa, mares limpos e cascatas. A água, quando limpa, é fonte de purificação e de saúde. O uso de sal marinho e/ou essências naturais para o banho são importantes. Os chás naturais são grande fonte de purificação orgânica e de saúde natural. Quando as águas são infetadas por quimismos, mais doentios do que os próprios micróbios, a vida e a saúde dos povos degradam-se. As autarquias ainda não compreenderam que adicionar cloro (e pior se adicionam flúor) à água é torná-la tóxica, porque o cloro é hematolítico (destrói os glóbulos vermelhos), provocando anemias graves. Que os governantes se informem melhor!
 Cuidado: As autarquias e Serviços Municipalizados que ganhem mais consciência e respeito pelos cidadãos, que estão a consumir água imprópria para a saúde, com cloro (e flúor?) adicionado.
5.º ) A Comida: A alimentação humana tem que ser completamente modificada para a boa saúde:
A comida que se come é a base ou uma das bases fundamentais da saúde ou da doença, como o bom combustível de um carro é a saúde do motor. Enquanto a Humanidade não aprender e se habituar ao vegetarianismo rigoroso (sem carnes, peixes, mariscos, laticínios, charcutarias nem qualquer derivado dos animais, em suma), a doença campeará sobre a Terra, pois os animais têm que ser respeitados santamente como irmãos menores em evolução para o mesmo Deus, como os seres humanos. E o carma contraído pela matança dos animais não falhará com muito sofrimento. E toda a nossa alimentação devia ser de agricultura biológica.
 Cuidado: As carnes consumidas de animais cadaverizados têm criado muito mais doenças do que sonha, sequer, a Humanidade ignorante e distraída do respeito sagrado pela saúde.
6.º ) O Arroz integral e os cereais, em geral basicamente integrais, são alimentos ideais.
Uma alimentação saudável e nutritiva deve incluir, além de vegetais e frutos, também cereais. Estes devem ser consumidos integrais e não branqueados, pois o branqueamento industrial retira muito dos sais minerais e das vitaminas naturais, além de serem intoxicados com aditivos químicos perigosos para a saúde, como conservantes, corantes, saborizantes, edulcorantes, aromatizantes e muitos outros produtos químicos doentios. O arroz integral, quando é originário de cultura biológica, é o rei dos alimentos. A macrobiótica cura com ele quase todas as doenças, mesmo incuráveis pela medicina, como o cancro. Por isso, deve ser consumido o mais possível.
 Cuidado: Os agrotóxicos e a industrialização dos alimentos adulteram-nos e tornam-nos potencialmente tóxicos. Consumi-los naturais, o mais possível, e sempre de origem biológica!
7.º ) Os alimentos, para serem saudáveis, devem ser consumidos o mais naturalmente possível.
Os cereais devem ser consumidos completos, integrais, por conterem na casca e rolão as melhores propriedades naturais (sais minerais, vitaminas, etc.). São muito saudáveis: o arroz integral é “rei” da nutrição; o pão deve ser completo (escuro). São saudáveis: milho, tostas integrais, galetes de arroz, sementes (de sésamo, girassol, linhaça, cártamo, etc.), amêndoas, nozes, pinhões, avelãs e outros frutos secos... As sementes são muito energéticas e saudáveis e os frutos frescos da época e biológicos, o mel, geleias naturais (milho, trigo, arroz), geleia real, pólen, levedura de cerveja, tofu (com moderação) e/ou seitan (de farinha de trigo).
 Cuidado: Há que evitar os alimentos demasiado industrializados e muito processados com aditivos, que quase sempre são químicos que os adulteram e desnaturam, tornando-os doentios.
8.º ) Os frutos, desde que cultivados de modo natural, são fonte de alimentação e de cura.
Os frutos, de cultivo natural de agricultura biológica, sem agrotóxicos nem pesticidas ou inseticidas, são os alimentos do futuro e fontes magníficas de alimentação e de cura, porque possuem mil propriedades terapêuticas específicas, na sua variedade imensa de formas, cores, odores, sabores, essências, etc. São eles que possuem das melhores propriedades ideais da nutrição e terapêutica natural e são eles os alimentos que perfazem o lema de Hipócrates, o “pai” da medicina grega: «Que o teu alimento seja o teu remédio!». Deve-se consumir frutos diariamente, e levar as crianças a habituarem-se a eles, o mais possível, e a desviá-las dos doces com açúcar, tão doentios.
 Cuidado: É claro que até o melhor alimento envenenado com um tóxico pode ser perigoso para a saúde. Prefira-se sempre fruta natural, de cultura orgânica e não dos supermercados!
9.º ) As flores possuem propriedades curadoras e podem tratar e sanar quase todas as doenças.
As flores são uma maravilha da Criação e, na sua beleza, na sua perfeição e nos seus coloridos, revelam claramente a Sabedoria e a Presença do Divino Criador em toda a Natureza prodigiosa. As flores possuem muitas propriedades curadoras, estéticas, cosméticas, nutritivas (e não apenas em chás muito bons), sendo uma chave-mestra da cura. Aspirar profundamente os odores de plantas tratadas naturalmente, é revigorar muito a nossa saúde e imunidade natural. As suas essências odoríferas e energéticas deviam ser mais bem estudadas pela Ciência, e, além da morte, são usadas nos hospitais do Plano Astral para desinfeção.
 Cuidado: As rosas, em especial, podem curar facilmente infeções respiratórias e muitas outras doenças. Mas qualquer uso de pesticidas ou inseticidas nas flores pode torná-las tóxicas.
10.º ) As abelhas e o mel são dádivas de Deus aos homens, para melhorarem a sua saúde.
As abelhas são insetos com uma utilidade maravilhosa no contexto da Natureza e da saúde humana. Além de serem importantíssimas na polinização das plantas para a continuidade das espécies vegetais, sabem criar verdadeiros e reais remédios para a Humanidade: o mel, o própolis e a geleia real, pelo menos. Tal como os açúcares brancos processados com quimismos muito perigosos (sacarose, sacarina, sorbitol, frutose, lactose, etc.) destroem e arrasam a saúde: nos bolos, rebuçados, bombons, chupa-chupas, chocolates, gelados, compotas, refrigerantes, etc. O mel puro (sem misturas), pelo contrário, dá vida, vigor, força, saúde e equilíbrio.
 Cuidado: Há mel nos supermercados que é meio falsificado, porque contém açúcar misturado. Preferir comprá-lo muito mais ao produtor (apicultor) do que em muitos supermercados.
11.º ) O Sal marinho integral é um bom e necessário alimento para o nosso organismo.
Cada vez mais se fala contra o uso do sal refinado e com razão, pois já há mais de trinta anos que sabemos que o seu uso é perigoso, tendo deixado de o comer, por conter aditivos para branqueá-lo mais e fragmentá-lo melhor. Mas o sal marinho integral é muito importante e necessário para a saúde. Note-se que todos os humores (líquidos) orgânicos são salgados (sangue, suor, urina, lágrimas, etc.). E o bebé, em fase pré-natal, vive no líquido amniótico do útero, que é hidrossalino. O sal branco, refinado, com a industrialização perdeu a maior parte dos sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, iodo, etc.), que são necessários ao bom funcionamento da bioquímica orgânica natural.
Cuidado: Se a carência de sal natural pode produzir problemas de equilíbrio bioquímico, o excesso não é recomendável, pois o organismo funciona na base de um equilíbrio específico.
12.º ) Há muito tempo que sabemos que o açúcar branco refinado (sacarose) é perigoso.
O açúcar branco (sacarose) é o maior “ladrão” da saúde pública, dizem os naturistas, há mais de 30 anos, É cancerígeno, anemizante, descalcificante ósseo, perturbador da bioquímica, e prejudica o sistema nervoso, atacando os delicados neurónios e o mecanismo sináptico dos neurotransmissores cerebrais; desregula as hormonas: adrenalina e insulina, na diabetes, etc. Preferir adocicantes naturais e nunca edulcorantes químicos: mel puro (é riquíssimo), açúcar de frutos (sem excessos), melaço de cana, malte, geleias e compotas naturais. Evitar comer bombons, rebuçados, chocolates, pastéis de nata e outros doces e bolos com açúcar.
 Cuidado: Quem não vigiar bem aquilo que come, arrisca-se a ficar doente e a cirandar a sofrer nos hospitais. O açúcar estraga o bioquimismo natural e gera doenças cancerígenas.
13.º ) O leite de vaca nunca foi um alimento verdadeiramente saudável para o Homem.
O leite de vaca é um bom alimento mas apenas para bezerros e não para bebés. Mesmo as suas densas gorduras naturais não se adaptam facilmente à constituição fisiológica frágil do bebé humano, e ainda menos dos adultos que, a partir dos 7 anos, não têm a enzima quimosina, necessária para a digestão das proteínas do leite. É por isso que muitos bebés vomitam leite pela boca, por ser este indigesto. Há leites vegetais saborosos e todos muito mais saudáveis do que o leite de vaca: de arroz, de aveia, de espelta, de soja, etc. Preferi-los ao leite animal, que anda tão cheio de produtos tóxicos muito perigosos: hormonas, vacinas, antibióticos, conservantes químicos, etc.
 Cuidado: Não insistir com os bebés a dar leite de vaca, pois nem o propalado cálcio eles assimilam bem, através dele. A constituição frágil do bebé quer alimento futurista e não do passado.
14.º ) O uso regular do café e do cacau é muito pernicioso contra a verdadeira saúde.
Não tomar café, muito prejudicial ao organismo, que é bebida complexa com drogas metilxantinas como a cafeína, “prima” da heroína, cocaína e morfina, com muitos componentes tóxicos (cerca de 200): é descalcificante ósseo, arrasa o sistema nervoso, aumenta as emoções e o "stress", dificulta as sinapses dos neurónios cerebrais, perturbando a secreção da serotonina e da melatonina, neurotransmissores químicos (Wikipédia: neurotransmissor), assim como aumenta o colesterol, levando à arteriosclerose; é cancerígeno e cria dependência. O café descafeinado não é muito menos: contém cafeona, óleo de efeitos parecidos com a cafeína.
Cuidado: Ter muito cuidado com o uso regular do café e nos efeitos nefastos para o sistema nervoso, que cria dependência e aprisiona tantos, levando-os a problemas nervosos e cerebrais.
15.º ) Todos os psicotrópicos e psicofármacos afetam muito negativamente a saúde humana.
A sociedade está meio drogada. Por isso a doença alastra sobre a Terra. Não tomar drogas nem as de origem farmacológica (medicamentos), e muito menos as da juventude desgraçada. Não tomar soporíferos para dormir nem quaisquer psicofármacos, pois debilitam o cérebro, insensibilizam os neurónios, diminuem as capacidades da memória, bloqueiam o raciocínio e enfraquecem o tónus vital dos chacras superiores da cabeça, nomeadamente o chacra coronário, sede da intuição, da inspiração, da Consciência e da Sabedoria. As drogas, mesmo da farmácia, afetam profundamente as energias da alma humana, com graves prejuízos e bloqueios da consciência na vida no Além.
 Cuidado: Que os governantes se preocupem mais com as desgraças da juventude e que, em vez de permitirem canábis e outros crimes, cuidem da juventude em instituições de recuperação.
16.º ) O tabaco e o deletério hábito de fumar são das maiores fontes de doença conhecidas.
Fumar é um crime horrível, execrável, inominável, contra a saúde. O tabaco contém muitos tóxicos terríveis mesmo mais de mil, sem exagero (há quem fale em mais de 4 mil substâncias tóxicas) como: a nicotina, o furfurol, a colidina, o ácido cianídrico ou prússico, o cianeto de hidrogénio, o monóxido de carbono, as pirinas, os alcatrões, o benzeno, as nitrosaminas, o formaldeído, etc. Deve-se preferir os fumos do incenso (em varetas ou em pó com brasas) para defumar as casas regularmente e passá-lo mesmo pelo corpo, repetidamente, debaixo dos braços e entre as pernas. Ao contrário da energia tóxica do tabaco, a do fumo do incenso puro é altamente purificadora.
Cuidado: Sendo o hábito de fumar tão pernicioso, que os responsáveis pela saúde pública o proíbam o mais possível e acabem com as tabaqueiras ou as transformem em fábricas de incenso.
17.º ) O Amor: O Amor puro deve ser crístico, espiritual, universal, incondicional e divino.
Toda a verdadeira Sabedoria tem ensinado, desde há milénios, que o Amor real, divinizado e transcendentalizado é a mais poderosa arma contra quaisquer doenças do corpo. E isso é tanto mais verdade quanto mais há uma interação contínua de energias entre a alma e o corpo, entre forças interativas que se transfundem do Espírito para a matéria. Os nossos campos eletromagnéticos, quando vibram em alta-frequência pelo Amor eterno, pela pura Amizade, pela Simpatia divina, curam não só distorções psíquicas como quase todas as doenças do corpo físico. Contrariamente, as baixas-frequências de uma alma sem Amor levam a muitas enfermidades.
 Cuidado: O separatismo a que os povos têm sido forçados pelos medos que os governantes e as mídias lhes “injetam” são planos do Mal para separarem o mais possível as pessoas e famílias.
18.º ) O Sexo: A sexualidade, para ser saudável, deve ser sempre praticada com muito Amor.
A pureza sexual sempre foi enfatizada por todos os povos da Terra e especialmente pelas religiões do Mundo. E a virgindade sempre foi alvo de cultos religiosos, pois muito se fala da Virgem Maria. Porquê?... Há muitos mistérios que aqui não podemos explicar. A abstinência sexual ou, no mínimo, a moderação consciente e disciplinada das paixões sempre foi recomendada por toda a Sabedoria iniciática. Quem desperdiça as suas energias sexuais em prazeres lúbricos, libertinos e prostituídos, em abusos erotomaníacos, caminha rapidamente para o sofrimento, pois a energia sexual, libido ou “Kundalini”, é poderosamente criadora (na procriação) ou destruidora (na corrupção).
Cuidado: Os abusos da sexualidade mal direcionada, apenas pelo prazer instintivo e animalizado, viciado em paixões libertinas, em desejos prostituídos, podem gerar muitas doenças evitáveis.
19.º ) O Fogo: O fogo tanto queima nos incêndios como dá vida e purifica as energias da alma.
O fogo, quando bem usado, com precaução e muito cuidado por causa da sua propagação indesejável, além do uso em culinária, mas preferivelmente nas cozeduras em fogo brando e não com calor excessivo, pois este destrói muitas propriedades importantes dos alimentos (sais minerais, vitaminas, etc.), pode também ser usado até para curar. É o caso da terapia alternativa da moxibustão, em que se usa uma fonte de calor local sobre um órgão doente. Outros usam luz de lâmpadas de cor violeta numa cromoterapia muito eficiente contra patologias de alguns órgãos externos. O fogo Kundalini, na sexualidade sadia, também deve ser muito regrado e controlado... pelo Amor.
 Cuidado: Evitar o sexismo desenfreado em que parece valer tudo na sexualidade imoderada e anárquica! Há obsessores invisíveis que sugam energias vitais nas corrupções da devassidão.
20.º ) Deve-se ter em atenção os tachos e as panelas em que se cozinha habitualmente.
Nunca usar tachos e panelas de alumínio, porque é muito perigoso para a saúde. O alumínio, em contacto com os alimentos, na cozedura, forma sais de alumínio que são muito tóxicos e cancerígenos. Preferir tachos de aço com fundo térmico, e cozinhar de preferência a vapor, em lume brando. Evitar panelas de pressão, que elevam demasiado a temperatura, alterando os alimentos. Ter cuidado com as bilhas de gás e o melhor é pô-las na rua, afastadas o mais possível dos alimentos, preferivelmente. As suas emanações etéricas são muito tóxicas. Desligar sempre o gás à noite. São muito mais saudáveis os bicos elétricos para cozinhar e as placas de vitrocerâmica.
 Cuidado: Comida excessivamente cozinhada perde muitas propriedades naturais nos seus elementos nutritivos, que são destruídos com demasiada cozedura: vitaminas, sais minerais, etc.
21.º ) A Espiritualidade elevada na Fé, no Amor e na Sabedoria são a Chave-mestra da saúde.
Quando é que os seres humanos, em maioria, aprendem e a precária medicina ensina que a Espiritualidade elevada na vivência pura e transcendental dos Ideais sublimes do Espírito florescente, no Amor a Deus, Amor à Natureza e Amor ao próximo, são a Chave superior para a verdadeira medicina e a verdadeira cura da Humanidade doente. O materialismo, o consumismo e o ateísmo (mesmo que seja apenas vivencialmente) cilindradores, geram, a partir da alma corrompida e viciada, doente e desequilibrada, um somatório enorme de doenças no corpo humano, através da fisiologia psicossomática contínua que existe (entre a alma e o corpo).
 Cuidado: A Fé tem que ser pura, sincera e universalista. O Amor tem que ser altruístico, desapegado e incondicional. E a Sabedoria tem que ser lógica, racional, intuitiva, científica e metafísica.
22.º ) O Espírito humano é o Ser Real que Somos: Trindade divina, sagrada e transcendental.
A Santíssima Trindade é um Conceito superior de toda a Sabedoria esotérica do Mundo. Há no Espírito uma Trilogia de Princípios que facultam que a vivência nos Seus Atributos ou Qualidades divinas constituam a Senda da Luz e o Caminho da Libertação da Humanidade da roda dos renascimentos (reencarnação) na matéria. A Fé viva, mística e transcendental expressa a Volição e a Vontade do Poder do Pai ou Verbo (Corpo Espiritual). O Amor divino, universal e incondicional exprime a Intuição e a Bondade da Ética do Filho ou Cristo (Corpo Intuicional). A Sabedoria sagrada, metafísica e espiritual manifesta a Razão e a Verdade da Lógica do Espírito Santo (Corpo Racional).
 Cuidado: Viver nos 3 Princípios espirituais é o Ideal da Libertação e da saúde, por reflexo psicossomático. Vegetar em desejos, emoções e sentimentalismos do instinto é estar na doença.
23.º ) A Higiene bem cuidada e o Vestuário bem limpo constituem fonte inegável de saúde.
É evidente que sem boa higiene não pode haver boa saúde. A higiene cuidada no banho frequente, nas mãos bem lavadas, na boca cuidada, no sexo regrado, no vestuário limpo, na respiração não poluída (e sem tabaco), na comida que se come, no que se bebe, etc. constituem meios de cuidar da saúde, para que não se degrade. A limpeza do vestuário é muito importante, porque as energias da vida da alma e do corpo impregnam-no e alteram e são alteradas por ele, nos materiais que se usam. Tecidos plásticos, derivados do petróleo: nylons, acrílicos e poliésters devem ser evitados por serem muito doentios e cancerígenos (pelo cloreto de vinilo, etc.).
 Cuidado: Boa higiene tem a ver com tecidos e cores do vestuário e da cama, locais de conservação, purificação dos ambientes em que se vive: com preces, música, incenso e cores claras, etc.
24.º ) A Higiene da alma nas energias magnéticas do Bem é uma fonte de saúde contra a doença.
A Acupunctura sabe bem como as energias vitais ou biomagnéticas são importantíssimas para a saúde ou para a doença do nosso corpo. O corpo é apenas uma materialização ou “cristalização” mórfica: atómica, molecular e celular, tecidual e orgânica... das energias múltiplas da alma (etérica, astral e mental), pois o Homem é um ser corporificado simultaneamente em várias Dimensões de existência ou vários Mundos ou Universos Paralelos. Por isso, velar pela pureza das energias é vital e fundamental, a partir do que comemos (sem carnes), bebemos (sem álcoois), respiramos (sem tabaco e sem máscaras), do “amor” (sem abusos), etc.
 Cuidado: A alma, para ser de Luz, não deve padecer de paixões (desejos) viciosas, emoções desequilibradas, sentimentos egoístas, pensamentos baixos, sujos, maléficos e egocêntricos.
25.º ) A nossa voz é maravilha da Criação e as palavras são importantíssimas para a saúde:
Na Sabedoria sempre se ensinou o poder do Verbo Criador, da Palavra sagrada ou da santidade da Palavra. A voz e a fala humana têm sons que podem ser instintivos e primários, grotescos e monstruosos ou sonoridades espirituais, mágicas e mesmo divinas, especialmente no canto coral, pois no Além há coros angélicos gloriosos. A palavra atua sobre o chacra laríngeo, cujas vibrações repercutem em todo o nosso corpo, afetando muito a saúde, pois esse chacra controla a tiróide e paratiróides e estas agem sobre a Vitamina D e, através desta, sobre a criação e fixação do cálcio nos ossos. Falar mal gera doença. Falar harmoniosamente e cantar dão saúde.
Cuidado: Evitar palavras obscenas, maliciosas, blasfémias, calúnias, intrigas e o calão, porque linguagem clara, límpida, bem pronunciada atua sempre na psicologia e revela espiritualidade.
26.º ) As Músicas sagradas e espirituais são vibrações mágicas do Verbo Divino Criador.
 A Música suave, melodiosa, balsâmica, romântica, mística, sagrada e espiritual contém e produz efeitos verdadeiramente mágicos, reconstrutores, reestruturadores e equilibrantes sobre as energias da alma, abrindo, através da sensibilidade do coração, portais de acesso para os Mundos celestiais, que habitam dentro e fora de nós. Há que se criar sintonia cada vez mais com a música superior, espiritual, ex: da Nova Era (New Age suave), ou com clássica suave (Ex: Adagio de Albinoni, Von Karajan, orquestra de Berlim), preferivelmente. A música clássica, em geral, é música erudita, nobre e saudável e devia ser muito mais valorizada por todos.
 Cuidado: Evitar ouvir música comercial, excessos de bateria e “rock” pesado ou “jazz” atiplado (esganiçado), que perturbam a saúde do corpo, através das energias conturbadas da alma.
27.º ) A dança é o movimento mágico dos corpos em harmonia cinética de poder criador.
A linguagem dos gestos e movimentos corporais têm mais mistérios do que a maioria sonha, porque o movimento do corpo “mexe” poderosamente com as energias da alma, como a dança, a corrida e o karaté, por exemplo, bem o demonstram. Os diversos estilos de dança são linguagens energéticas para comunicar com os ambientes e com os outros (ex: através dos parceiros de dança) e muitos são verdadeiras linguagens de Poder, de Amor e/ou paixão, como se depreende facilmente. A linguagem do movimento coreográfico deve transmitir suavidade, harmonia, cadência, ritmo e conexão, e não movimentos desarmónicos, desordenados, caóticos e desconexos.
 Cuidado: Nos modernismos doentios há tipos de danças que não são muito benéficas à saúde e podem consumir e exaurir as forças vitais do organismo. Evitar as mais violentas e arritmadas!...
28.º ) A prece é um bálsamo de Luz espiritual, que suaviza as almas e cura os nossos corpos.
 A oração é prática espiritual que foi recomendada por todas as religiões do Mundo. O seu valor é inegável e já há muitas provas científicas (ler neste blogue: 34: O Valor Científico da Oração. A prece elevada ou prece mística é a oitava superior da prece vulgar. Pode possuir uma dimensão cósmica e transcendental de Bem-aventurança, que nós próprios já experimentámos, muitas vezes, numa Glória inefável, de que a Humanidade nada sabe e mesmo as comunidades religiosas. Quando muito sincera e mística é um fluxo de Luz de Arco-íris celestial, todo impregnado pelo Amor universal de Deus (e a Deus), da qual a prece religiosa é apenas um simulacro.
 Cuidado: Orai bastante!... Temos lindas preces do Coração, no Tópico: 35: Orem-Invocações Aquarianas. Mas quando se orar, que seja de modo concentrado e não mecanizado e apressado!
29.º ) Viver o Sagrado é a Chave fundamental para a saúde, a Harmonia, a Cura e a Alegria.
«Procurai o Reino dos Céus e a sua Verdade, e tudo o mais vos será dado por acréscimo!» Afirmou J. Cristo. O «Reino dos Céus» é a Verdade eterna, o Amor dos Corações, a Bondade da alma, a Felicidade verdadeira, a Paz profunda, a Serenidade no viver, a Sabedoria do Espírito, a Ética da Consciência, o Respeito pela Vida, o Brilho do Discernimento, a Honra da Honestidade, a Candura da Inocência, a Harmonia do Ser, o Perdão da Ofensa... e todas as Virtudes da alma aberta em flor. Em vão a medicina procura sanar todos os males apenas no materialismo, na quimioterapia, na cirurgia, nas vacinas e nos artificialismos doentios.
 Cuidado: A sociedade está muito profanizada, longe do Sagrado e do Divino. Não admira que a Humanidade esteja a sofrer atrozmente, para se desligar do materialismo, do consumismo e do ateísmo.
30.º ) A real Libertação da Humanidade só é possível com a Luz da Sabedoria da Verdade.
Cristo ensinou também: «Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!». De facto, não é o mero conhecimento analítico: cientificista, tecnicista, profissionalista e laboratorial, mesmo com toda a sua intelectual Ciência, que tem a Luz da Verdade superior para libertar o Homem e criar a Nova Humanidade, que precisa da Luz do Amor e da edificação da Consciência. A Sabedoria da Verdade, que é sagrada, espiritual, metafísica, esotérica e transcendental, não é um amontoado linear de hipóteses, teorias ou conceções de opinião da inteligência. É um verdadeiro Curso cósmico de Axiomas matemáticos, de Teses sapienciais e de Teoremas metafísicos da Consciência.
 Cuidado: Só a Sabedoria da Verdade espiritual pode unificar as dualidades da mente dualista e esgrimista, o ego mental que, polarizado em oposições e competições, gera guerras e conflitos.
31.º ) As cores bem usadas com critério e sabedoria podem ajudar a curar muitas doenças.
 O uso terapêutico das cores está cada vez mais disseminado em alguns países como terapia alternativa através dos diversos coloridos do vestuário, dos ambientes, de lâmpadas usadas em cromoterapia, especialmente as de cor azul e violeta, e também de natureza ultravioleta, O branco, muito especialmente, como síntese das 7 cores do espetro solar visível, possui propriedades curadoras grandiosas, que levaram a própria medicina a usá-lo por médicos e enfermeiras, na indumentária usual dos hospitais do mundo. E os que fazem desinfeções nos ambientes também usam trajes brancos de proteção. Ver: 18: Vida Natural, Pura e Sadia.
Cuidado: Se o branco e cores claras e suaves (de bebé) são benéficos e terapêuticos, as cores escuras são maléficas e doentias. Que se evite pretos, vermelhos e castanhos no vestuário!
32.º ) Os materiais de que os tecidos do vestuário são feitos, são importantes para a boa saúde.
O que vestimos e mais a roupa interior, em contacto com o corpo, é muito importante para a boa saúde, quando usamos tecidos o mais natural possível (algodão, linho, lã, sedas, etc.) e não roupa plástica, sintética, feita de derivados malcheirosos do petróleo que intoxicam a aura da energia vital de quem os usa: nylons, poliésteres e outras fibras. Entre o vestuário e a pele há uma transfusão de energias e matérias que se mesclam numa osmose e simbiose energética e de matérias ionizadas (bioplasma), com resíduos da perspiração dos poros e das excreções cutâneas que se mesclam continuamente em misturas sadias ou doentias.
Cuidado: Do que foi dito, a pele bem cuidada e a roupa bem limpa e lavada, numa higiene correta, constituem fontes de saúde para o corpo. A roupa natural e a mais usada é sempre a melhor.
33.º ) Os óleos perfumados e as essências das flores são muito aconselháveis para a saúde.
Tal como as essências diversas das plantas, em remédios ou em chás são fontes de cura, assim os óleos perfumados e as essências das flores, mas sem o uso de aditivos alcoólicos, dão harmonia, bem-estar e podem ajudar a curar, especialmente se se aplicar esses óleos junto dos 7 chacras (e glândulas) principais. Os óleos perfumados (de alecrim, jasmim, rosas, violetas, madressilva, etc.) são balsâmicos, espirituais, reconstituintes e também terapêuticos e salubrizantes. Contrariamente, devia-se acabar de vez com todas as bebidas alcoólicas, pois o álcool, mesmo para uso externo (ex: lavagem de mãos) e em perfumes é perigoso.
Cuidado: Não concordamos com o uso do álcool-gel, pois o álcool é doentio e os alcoólicos são intoxicados. O álcool afeta o cérebro e queima-o tal como o fígado, com cirroses graves. E usado nas mãos é perigoso.
Prof. M.M.M.Astrophyl




OS 8 FATORES EVOLUTIVOS

(4 do corpo: matéria e 4 da alma: energia)

 

Existem 4 fatores básicos relativos aos cuidados a ter com o corpo e que configuram a base duma evolução humana correta ou errada, rumo à finalidade suprema da vida, que é a Perfeição espiritual. É por esses fatores principais que a Humanidade perde a saúde, adoece e morre, quando não cuida deles com o suficiente cuidado que o respeito sagrado pela vida merece: comida, bebida, respiração e sexualidade. Do mesmo modo existem 4 fatores na alma (campo eletromagnético de energias múltiplas, que nos corporificam em várias dimensões de existência, quer em vida terrestre quer depois da morte), os quais, quando não cuidados devidamente, nos desequilibram psicologicamente, levando-nos quase sempre a problemas fisiológicos diversos, a disfunções orgânicas variadas, de origem psicossomática: desejos, emoções, sentimentos e pensamentos.

* O ser humano, no seu viver, saúde e psicologia, é o que forem os seguintes 8 fatores evolutivos, em equilíbrio, harmonia e pureza de vida ou em desequilíbrio, desarmonia, corrupção e negatividade vivencial:


1.º ) A COMIDA QUE SE COME:

Por muito que a ignorância humana ache que a carne faz falta para a nossa alimentação e saúde, tal nunca foi verdadeiro. Os bebés podem beber só leite até quase aos dois anos e não morrem de fome. Há milhares de vegetarianos sobre a Terra e não são subnutridos. Os herbívoros (elefante, girafas, cavalos, etc.) são os animais mansos, contrariamente aos carnívoros que são ferozes. As nossas unhas, os nossos dentes, o nosso fígado, o tracto intestinal provam que somos frugívoros e granívoros, como os macacos, e não carnívoros. A carne é alimentação cadavérica que gera inúmeras doenças no organismo, agressividade e instabilidade na alma, impedindo-nos muito de evoluir espiritualmente. Todos os Sábios do mundo eram vegetarianos, inclusive Jesus.

 

2.º ) A BEBIDA QUE SE BEBE:

As bebidas alcoólicas (e mesmo o café puro) são terrivelmente destruidoras do natural e saudável “ecossistema” orgânico do corpo físico e queimam os neurónios do cérebro e as células do fígado, perturbando todo o sistema digestivo e causando graves enfermidades nas energias da alma e grandes sofrimentos além da morte. Os refrigerantes, em geral, contêm corantes, conservantes, saborizantes, edulcorantes, gelificantes... que destroem o equilíbrio bioquímico natural do corpo, e o altamente tóxico açúcar branco: descalcificante ósseo, anemizante (ataca os glóbulos vermelhos), debilita o cérebro e o sistema nervoso, sendo muito cancerígeno. As melhores bebidas são a água pura da fonte, chás de ervas aromáticas (ex: de alecrim) e sumos naturais de frutos.

 

3.º ) A RESPIRAÇÃO CORRETA:

Os seres humanos, em geral, estão muito longe de saberem, sequer, respirar. Têm uma respiração rápida e superficial, quando deviam tê-la lenta e profunda, não meramente torácica mas torácico-abdominal. A Sabedoria do Oriente tem uma ciência profunda acerca da respiração correta, denominada “Pranayama”. Quem fuma não sabe o que faz. O tabaco é horrível crime biológico e espiritual, com gravíssimas consequências dolorosas além da morte. A nossa respiração tem mistérios muito profundos de energias vitais múltiplas. O tabaco é altamente cancerígeno, descalcificante ósseo, aumenta o colesterol e a propensão às tromboses, envenena o cérebro, afetando gravemente, através da insuficiente hematose pulmonar, todo o sistema orgânico.

 

4.º ) SEXUALIDADE EQUILIBRADA:

A sexualidade é uma esfera da evolução humana ainda demasiado problemática devido ao desconhecimento da maioria sobre mistérios muito sagrados que estão por detrás dela. A sexualidade não deve ser praticada com abusos desregrados, com paixões licenciosas nem ser considerada para malícias doentias. Deve ser vivida, isso sim, com o máximo respeito e santidade, e praticada com pura comunhão de corações, com vivência amorosa de almas abertas em flor, no Amor a Deus e no Amor ao próximo. Deve-se evitar completamente promiscuidades sórdidas do prazer e escolher com muito critério, honra e dignidade a/o eleita/o do nosso coração, pois o flagelo da sida é, frequentemente, originado da má vida e instintiva que muita gente leva no campo do sexo.

 

5.º ) OS DESEJOS DAS PAIXÕES:

A alma humana contém, na personalidade, energias instintuais e primárias, herança multimilenária do reino animal, que nos configurou, filogenética e psicogeneticamente, desde o nosso passado ancestral. Essas energias têm três esferas básicas, vibrando em frequências específicas, geralmente de baixa astralidade: desejos passionais, emoções desequilibradas e sentimentos egocêntricos. Qualquer tipo de vício (desejo imoderado, exacerbado e escravizante), seja a glutonaria (gula), o alcoolismo, o tabagismo, a toxicodependência (drogas), a sexolatria (paixões), o jogo, o dinheiro, a ambição, a televisão, etc., é prejudicial para a alma, diminuindo-lhe a luminosidade interior e bloqueando-a, cada vez mais, para a Luz divina da Consciência espiritual, a nossa Essência profunda.

 

6.º ) AS EMOÇÕES PSÍQUICAS:

As emoções do corpo astral, o Princípio da nossa esfera instintiva, quando desequilibradas e doentias enfermizam-nos a alma com fraquezas do primitivismo, originando muitas doenças de foro psicológico, que acabam por gerar diversos problemas de saúde devidos às energias tóxicas ou toxinas psíquicas que a alma gera com essas vibrações desequilibradas, segundo a interação psicossomática contínua. Por isso devemos superar todos os medos, as ansiedades, as tristezas, as angústias, as tensões (“stress”), as depressões, a irritabilidade, a raiva, a vergonha, etc., com total confiança na Vontade Divina e na Lei do Carma que nos rege, fazendo da Fé viva, racionalizada pelo estudo da Sabedoria esotérica, a nossa coluna existencial e a força do nosso amparo vital.

 

7.º ) OS SENTIMENTOS ASTRAIS:

Os sentimentos do corpo astral, a nossa esfera psíquica, a par dos desejos e das emoções, são energias que quando elevadas pela espiritualidade superior se tornam puras, luminosas e universais, dando-nos a felicidade. Mas se assumirem aspetos egocêntricos e maléficos, tornam-se defeitos perigosos, bloqueando a Luz divina na alma, retardando muito o nosso progresso espiritual e gerando carmas dolorosos, à semelhança das nuvens negras que tapam a luz do sol. Existe uma gama muito variada de maus sentimentos, dentre os quais destacamos: o egoísmo, o egocentrismo, o orgulho, o ódio, a antipatia, a inimizade, a revolta, a vaidade, a inveja, o ciúme, a maledicência, a vingança, a avareza, a ofendibilidade, o desrespeito, os complexos, etc.

 

8.º ) OS PENSAMENTOS DA MENTE:

A mente (concreta) ou intelecto é a parte da alma que gera os pensamentos, que são as suas ondulações concêntricas, de propagação esférica ou omnidirecional, vibrando em frequências específicas: elevadas, puras e luminosas se os pensamentos são bons, harmoniosos e sábios; e baixas, densas e sombrias se os pensamentos são maus, egoístas e maléficos. A mente deve ser purificada e dinamizada com raciocínios claros, estudos superiores e conversas nobres e edificantes, especialmente sobre cultura artística, científica, filosófica, religiosa, mística e, muito mais, esotérica e sapiencial, pois é da Sabedoria da vida, da morte e da imortalidade, da Metafísica transcendente que advém a verdadeira Cultura espiritual. E esta só é possível na vivência desses Ideais elevados.

 

9.º ) OUTROS FATORES GERAIS:

* Existem muitos outros fatores importantes no corpo que interagem com a alma (no dinamismo somatopsíquico), que convém considerar, associados a usos e costumes certos ou, quase sempre, errados dos hábitos vulgares:

a ) Higiene Deve ser cuidada com muito esmero, com a pureza de cuidados profundos, mas evitando ao máximo águas impregnadas de cloro.

b ) Vestuário Usar sempre roupas claras (branco é ideal), largas, naturais e limpas. Ou roupas em cores suaves de bebé, e nunca pretas ou vermelhas.

c ) Saúde Preferir alimentos biológicos e produtos integrais em vez de drogas químicas, que só destroem o ecossistema bioquímico, levando à doença.

d ) Estudo Leituras edificantes, o estudo do sagrado e a meditação são o oiro do Espírito. A psicologia deve ser reeducada pela boa literatura.

e ) Serviço O Serviço divino pelos outros, e muito mais por quem sofre, é tarefa bendita. E a Solidariedade social edifica bom carma para a alma.

f  ) Trabalho O trabalho nobre e honrado dignifica-nos, eleva a alma, edifica a Consciência. Mas a escravidão ao trabalho não é boa para a saúde.

g ) Desapego É ideal o desapego do materialismo e a sã vivência na Espiritualidade. As ideologias mentais devem ser mudadas em Ideais espirituais.

Prof. M.M.M.Astrophyl (J.F.S.)



Aforismos da Sabedoria Eterna

 Se te tratas demais, e pelas vias da medicina vulgar (ordinária) entras e sais, mal te tratas e cirandarás aos ais e na tristeza dos horríveis hospitais.

1.A Medicina e os meios de comunicação social, tão atarefados nas estatísticas da doença, no pânico da enfermidade e no historicismo sobre a morte, na sua informação profana, perderam os referenciais válidos sobre a verdadeira prevenção, a real cura e a defesa dos Valores da vida humana.
2. 
Nos dias de hoje, perante o sonante alerta da doença mundial, a Mãe-Natureza está a dizer-nos, claramente: «Mudem agora pela real Fé, pela verdadeira Sabedoria e pelo divino Amor..., senão eu mudar-vos-ei pela compulsão do sofrimento e pela triste coação da ingente dor...!».
3.  Hoje, a Mãe-Natureza, tão violentada que tem sido, mesmo no maltratar-se a saúde humana, sem Amor, está a dizer-nos: «Mudem pela bondade, cuidado, equilíbrio, vegetarianismo e com boa moderação, senão eu mudar-vos-ei pela doença e pela dor, na tristeza e na aflição!».
4.  O melhor remédio é Moral elevada, Ética pura e Amor divino; entusiasmo evangélico, vida higiénica, desejos sublimados, paixões moderadas e emoções equilibradas; e sentimentos puros e pensamentos harmoniosos, amplos, sábios, esclarecidos e amorosos, e vidas iluminadas.
5.    A medicina criou um império (e um empório) de profissionais muito valiosos para o presente doentio, mas quase inúteis para o futuro, diante da Humanidade saudável do amanhã luminoso. Melhor seria ter criado, na correta prevenção, um mundo feliz, completamente saudável e harmonioso.
6.  Eis os 2 métodos gerais da Medicina, nos seus 3 e 4 passos até à harmonia da boa ou precária saúde: da profilaxia holística prevenção, nutrição e saúde, no gozo da alegria da vida em vigor. Da alopatia quimioterápica doença, diagnóstico, tratamento e “cura”..., passando pela tristeza da dor.
7.  Os métodos terapêuticos contra os efeitos das enfermidades, apanágio da metodologia sintomatológica e química da medicina oficial estão a provar que já não resultam com processos metodológicos materialistas, mas sim com uma nova terapia de causas, de natureza natural e espiritual.
8.    A medicina oficial anda a bolinar à deriva, desnorteada, no limitado e empírico conhecimento sobre a verdadeira saúde e sobre a doença que alastra no mundo, no polimorfismo de tanta enfermidade. É por isso que, sem Sabedoria espiritual, não consegue dar a verdadeira cura à doente Humanidade.
9.  Os meios oficiais da medicina convencional, já que não conseguem debelar as inúmeras doenças da Humanidade, apenas fingem “tratar da saúde”, na tentativa de remediarem a doença, fruto da ignorância humana, que não sabe prevenir com uma vida pura e, por isso, fica prisioneira da enfermidade.
10.  O Sol é o grande curador universal. Apanhar sol, basicamente nas frequências da luz azul e violeta e, em especial, no espetro dos raios ultravioleta, e desde que não se abuse, também, é o melhor remédio contra doenças, micróbios, vírus, bactérias, que melhor se combatem nos domínios do Bem.

11.    O separatismo geral é a atitude que as Forças do Mal querem para reinarem no meio do conflito, na doença e na triste separação; são os planos das perversas Elites, que reinam na separatividade egocêntrica da mente egoísta e desorientada, receosa e enfermizante, negativista e ignorante, sem Coração.

12.   A vida é permanente transformismo sempre em constantes mudanças e necessárias transformações. E o mundo, sendo espelho de cada ser humano, devolve a cada pessoa o reflexo mais ou menos fiel dos seus próprios desejos, emoções, sentimentos, pensamentos e respetivas ações.
13.  Talvez que o “vírus” mais temível devesse ser o próprio Homem que, em vez de ter um corpo sadio, uma alma pura e uma presença de Espírito luminosa, prefere vegetar numa vida corrompida e viciada, desnaturada e aprisionada em péssimos hábitos de vida anti-natural e perniciosa.
14.  A doença mundial está a dizer à Humanidade que os caminhos da vida que ela trilhou estavam errados, eram falsos e doentios. Há que criar um novo Paradigma da Sabedoria, do Discernimento, de Bondade e Fraternidade, e de Justiça social para que todos encontrem Caminhos sadios.
15.    O sofrimento da Humanidade faz parte da negligência a que se votou as Leis sagradas da vida, que deviam ter sido respeitadas com santidade, mas que foram desprezadas ou ignoradas pela maioria, Por isso estão a morrer milhares dos que não possuem nem vivem na verdadeira Sabedoria.
16.  Não é com linguagens tecnicistas, rebuscadas e formalistas que se consegue ensinar os povos perdidos na ignorância, em que vivem as multidões; isso só será possível com a estrutura didática da Verdade superior, na Lógica racional e na Sensibilidade Intuitiva dos Corações.
17.  A luz física, hiperfísica e metafísica dão vida e dinamismo às formas de vida superiores e esterilizam as formas de vida inferiores, parasitárias, miasmáticas e doentias, e, muito mais, quando na vida humana aprendemos a viver a grandeza dos puros, nobres e elevados Amores.
18.  A verdadeira Medicina e a verdadeira cura não estão limitadas ao mero atacar do quase inofensivo “monstro” microbiano, mas, primordialmente, constam em estruturar, aumentar e fortalecer, dinamicamente, as resistências biológicas naturais do ambiente ecológico humano.
19.  Saúde, Sensibilidade e Liberdade são três fatores básicos do indivíduo, da família e sociedade. E devem ser respeitados por cada um, por todos e pelos políticos na sua Administração, para que os povos não corram o risco de viverem poluídos e infetados na doença, na morte e na destruição.
20.  A Sabedoria ensina que é possível a vertical proteção e a verdadeira cura de qualquer enfermidade, segundo o nosso elevado Viver, para quem quiser ser consciente e verdadeiramente aprender, criando hábitos superiores e elevados à Verdade retificadora, no verdadeiro e espiritual Saber.
21.  A Sabedoria real é que ensina os raros, que estudam muito, a viverem com verdadeira Saúde, Paz, Amor e Harmonia. Mas, tristemente, é a doença que tem que ensinar a viver os que vegetam na ignorância e que mal vivem, com medos: sem responsabilidade, sem disciplina e sem Alegria.
22.  Para uma saúde verdadeira: sejamos os médicos de nós mesmos, tendo Deus como divino Mestre, Cristo como sublime Professor, a Natureza como puro Medicamento e a Verdade, Pureza e Perfeição como Lemas superiores, enobrecedores e espirituais da cura e da definitiva e eterna Libertação.
Quem ama realmente a Humanidade, não vacina nem mata crianças, não aniquila pequeninos pelo aborto, não usa a mortífera tecnologia 5G, em indecência... E não enfermiza com medicamentos nem pratica eutanásia em idosos nem em ninguém Ordena o código ético da Consciência.
Abortos, eutanásias, transsexualidade, drogas, medicamentos e vacinas são a triste assinatura da medicina do mal e do reinado da Besta, do Apocalipse, que está vindo, cada vez mais, contra a Humanidade. A salvação real é a busca da iluminada Sabedoria do Espírito, na Luz eterna da Verdade.

Com os nossos mais fraternos cumprimentos...
Paz Profunda, Luz e Amor em todos os corações!
E preces sentidas para os que sofrem e partem!
*Aquarius-Idade de Ouro, 22 de Maio de 2020


  A.U.M.

EU SOU... também o Caminho, a Verdade e a Vida!
Eu Sou o Caminho... da Fé viva, mística e transcendental,
A Verdade... da Sabedoria cósmica, sagrada e espiritual,
E a Vida... em Amor divino, universal e incondicional!
XYZ O Reformador, o Restaurador, o Libertador...

Prof. M.M.M.Astrophyl /Astrófilo (J.F.S.), um emérito Sábio lusitano.

Para fazer face à doença e à pandemia, se ainda não leram, não se esqueçam de obter mais informação nos seguintes Tópicos:

Para informações de proteção e cura, queiram ler:

18: A Vida Natural, Pura e Sadia Muito Importante!...

52: Da Doença, Prevenção e Cura Denúncia à OMS...

46: Alerta!... Perigos das Vacinas Urgente e Pertinente!...

60: O Uso Perigoso das Máscaras Cuidado com elas!...


E, como complemento, queiram ler outros Tópicos:

C L I C A R :


     Para ver o que está a Destruir a Saúde:

      Link: ZZZ-IMAGENS de DENÚNCIA 5G

 
      P.A.I. − Paz, Amor, Iluminação!...
Prof. M.M.M.Astrophyl
*(Um  Sábio  de  Portugal)*

Sem comentários: