sábado, 22 de maio de 2021

59: Os 28 Princípios da Sabedoria

Os 28 Princípios da Sabedoria


(A Compreensão Sábia para uma Vivência Humana Sadia)



A ÁRVORE ARCANA DA VIDA CÓSMICA


 

Introdução:

A Humanidade está enferma de corpo e alma por falta de uma conceção superior de verdadeira Sabedoria, que foi negada e sonegada, escondida e ocultada, perseguida e vilipendiada pela Elite globalista das Forças do Mal, das diabólicas Forças das Trevas, que querem que toda a gente permaneça na ignorância, pois sabem que a ignorância aprisiona e serviliza, divide e enfraquece, e que a Sabedoria da Verdade esclarece, ilumina e liberta. «Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!» − Ensinava Jesus Cristo. O Homem é um Ser essencialmente Espiritual que sobrevive à desintegração do corpo biológico, que é um “fato” carnal, de que se desliga e liberta na morte, passando a sua consciência a focalizar-se em Mundos Espirituais, onde vivem muitos seres segundo a Lei das Afinidades ou Sintonia e a elevação espiritual das suas Virtudes: Fé, Amor, Bondade, Sabedoria, Pureza, Desapego, Justiça...

 

1.º ) DEUS é o Ser Supremo, o Ser Absoluto, o Infinito e o Eterno, e está dentro (vibratória e espacialmente) de toda a Natureza; é a Essência Divina, primeira e última, de todas as coisas e todos os seres da Criação, que é a Natureza universal. DEUS é a Força omnipotente, omniamante e omnisciente da Consciência oceânica que criou toda a Natureza do Universo e do Cosmos. DEUS é omnipresente no espaço, tempo e consciência de todos os seres finitos e relativos da Criação.

2.º ) A Natureza física (Universo) é a manifestação mais externa e material de DEUS, a Divindade Universal, a Consciência Suprema, e é a Existencialização da Essência Divina no “Mahamanvantara” ou Ciclo macrocósmico evolutivo do Universo, e é a Sua expressão e contraparte fenoménica densa, como macrocósmico Corpo Universal do Ser Divino, expressando a Beleza cósmica celestial da Vontade Criadora, manifestada no pálido reflexo dos Mundos exteriores.

3.º ) Os Mundos Celestiais ou Planos Cósmicos existem, de facto, em magnífica e portentosa Realidade, configurando a Alma Invisível e Coletiva da Natureza, no Oceano imenso de energia (psíquica) do Plano Astral, e nele imperam inúmeras forças mentais e espirituais, e mais nos Mundos Celestiais fantásticos, para onde vão as almas dos bons, puros, justos e amorosos, as almas espiritualizadas na pureza da Fé viva, do Amor divino e da Sabedoria cósmica da Verdade.

4.º ) A «morte» absoluta não existe. É o transformismo da Vida, que se aprimora e evolui para a Perfeição, desdobrando-se para o Além-túmulo na sobrevivência e imortalidade de cada Espírito, a Essência divina que as almas possuem e que não pode morrer jamais, permanecendo bem vivo além de todas as reencarnações nos mundos da matéria. Assim, ninguém tema a morte, porque, para os justos e bondosos, morrer é encontrar a Glória apoteótica da Bem-aventurança em Deus!

5.º ) Para subir a esses Mundos Celestiais é necessário não viver nos baixos instintos animalizados e não ter: vícios e paixões descontroladas, emoções desequilibradas nem medos exagerados, ressentimentos nem maus sentimentos. Não ter pensamentos egoístas, malévolos e malquerentes. E não viver no ódio, revolta, animosidade, separatismo, racismo ou violência. Viver no Bem do Amor eterno e buscar a Verdade; não ter medo da morte e orar e confiar no Divino.

6.º ) O hábito de comer carne é muito pernicioso para a evolução espiritual da Humanidade, pois, ao comê-la, mistura-se energias sujas, densas e degradadas desse “alimento” com o organismo. O carnivorismo é crime diante da Lei do Cosmos e da Fraternidade universal para com os animais, nossos irmãos inferiores, mas muito sensíveis, também em processo de evolução, semelhante a nós. Comer carne é comer matéria morta, que gera muitas doenças no corpo e na alma.

7.º ) Os vícios terríveis do álcool e do tabaco são erros graves e crimes cármicos contra a vida humana, e destroem todo o corpo, que é máquina fabulosa que a Natureza nos deu, gerando carmas muito dolorosos para o futuro. O tabagismo polui o corpo com muitas matérias poluentes e envenena a alma com forças dolorosas; e o alcoolismo queima e destrói o cérebro e o fígado, polui a alma com energias muito tóxicas e ambos são um suicídio lento.

8.º ) Em toda a prodigiosa Natureza universal existem muitíssimas Leis gerais e particulares que regem o processo fenoménico de toda a Criação; mas há 28 Leis universais que imperam no Universo e reinam em todo o Cosmos: são as Leis Maiores com as quais o Poder da Vontade Criadora de DEUS se constituiu a Lei Suprema da Natureza. E foi essa Soberana Vontade Divina que as gerou pelo Poder macrocósmico da Volição (ou Querer) universal de DEUS.

9.º ) A Lei da Unidade é o Princípio Criador, Lei Primeira que preside à Criação cósmica existencializada, manifestando a imutabilidade da Unidade do Ser Supremo, para além da relatividade fenoménico-existencial, expressa a partir da Essência primordial de DEUS. Essa Lei da Unidade integra-nos a todos: todos os Homens são Irmãos e fazem parte da mesma Unidade Divina. A Humanidade é una na Unidade perfeita da Consciência coletiva de Deus (Logos ou Espírito solar).

10.º ) Foi a eterna Lei da Unidade divina que, ao fragmentar-se na Existencialização universal: involutiva-evolutiva (Cá fora apenas, na Natureza ou Criação, visível e invisível, e não dentro da Essência Espiritual última de DEUS), criou a outra Lei maior: a da Dualidade de toda a Natureza cósmica, que é a Lei das Polaridades universais cosmocinéticas, que expressa a luta permanente dos opostos das Forças criadoras e geratrizes de todas as coisas e de todos os seres da Criação.

11.º ) Os homens, esquecidos da Lei maior da Unidade divina, deixaram-se polarizar com as dicotomias dos partidos, oposições e animosidades da mente, que geraram todos os conflitos do povos do Universo e criam todas as guerras da Humanidade terrestre, porque ainda não vivem na consciência reintegrativa da Unidade universal. A Verdadeira Sabedoria dos Sábios do Espírito dá-lhes essa Consciência da Unidade e reconhecem-se apenas irmãos de toda a Humanidade-Irmã.

12.º ) A Lei do Amor divino ou Lei da Atração universal é uma Lei maior que impera no Cosmos. A Beleza e a Música cósmicas são expressões dessa Lei. O Cosmos está cheio do Amor de Deus: inefável, indescritível, inebriante, incondicional e transcendente. Quando a Humanidade reconhecer a Lei Maior da Unidade divina e viver no Amor eterno, surgirá a Paz profunda, a perfeita Serenidade, a real Harmonia de vida, ação e consciência em Bondade, Fraternidade e Igualdade.

13.º ) Como decorrência das Leis universais da Unidade e da Dualidade, o Criador reconfigurou as polaridades desta com o Seu Dinamismo criativo, pela união dos opostos e, à semelhança da família terrena (pai, mãe e filho/a), fez surgir na Natureza a Lei da Santíssima Trindade, com a qual a Criação inteira se tornou possível, pois do Um (o 1 é unidade masculina e o Alfa da Criação) se gerou o dois (2 é dualidade feminina) e o dois se reproduziu em 3 (na Criação de tudo).

14.º ) A Natureza terrestre e a universal são expressões dos Princípios da Santíssima Lei da Trindade do Ser Macrocósmico: 1.º ) O Poder Criador do «Pai» gerou a Beleza universal da Arte real da Natureza. 2.º ) O Amor universal e incondicional do «Filho» permeia o Cosmos e unifica e equilibra os movimentos do Universo em evolução. 3.º ) A Sabedoria do «Espírito Santo» de DEUS concebeu a perfeição de toda a Criação, e revela-se pela Verdade racional, sagrada e espiritual.

15.º ) Na interação dos 3 Princípios da Lei da Trindade, surgiu a Lei da Setenaridade, presente em toda a Natureza, pois o 7 é o Número da Criação, e também na vida e na Consciência espiritual do próprio Homem: «criado à imagem e semelhança de Deus», conforme a Bíblia, ou: «O que está em cima é semelhante ao que está em baixo!» Hermes Trismegistos, Iniciado do Egipto − Em Princípios, Leis e fenómenos, e não em termos fisionómicos antropomorfizantes de Deus.

16.º ) Em toda a Natureza universal, as Forças cósmicas da Consciência Divina precipitaram-se para baixo, em direção ao Plano físico ou Mundo material, e criaram, por condensação vibratória múltipla, à semelhança do vapor, água e gelo, as várias Substâncias ou Hipóstases que configuram e substancializam os vários Mundos, em número setenário múltiplo, na Existência universal, através da Involução: descida do Espírito à matéria; e Evolução: subida da matéria ao Espírito.

17.º ) Pelo Espírito humano, a Santíssima Trindade ou Trindade Espiritual de Deus em nós e Centelha divina da nossa Consciência, a nossa Imortalidade n'Ele está assegurada completamente. É essa Trilogia Santíssima que, em todos nós: Pode e Quer, Ama e Intui e Sabe e Raciocina. E a Lei da Setenaridade, que também existe em nós, assegura a nossa Perfeição. Segundo as Leis da Trindade e da Setenaridade, o Homem foi criado com 7 Princípios, Veículos ou Corpos gerais.

18.º ) Os 7 Princípios do Homem agregam-se em 2 Grupos: Categoria A: «Individualidade», a Tríade ou Trindade Espiritual, imortal e eterna: 1.º ) Corpo Espiritual, Átmico ou Nirvânico: da Consciência divina em nós, do Poder, Vontade, Lei e Autoridade. 2.º ) Corpo Intuicional, Búdico ou Crístico: do Amor cósmico, universal e incondicional; da Ética, do Bem e da Bondade. 3.º ) Corpo Racional, Causal ou Mental abstrato: da Racionalidade, Sabedoria, Verdade, Lógica e Justiça.

19.º ) Configurando a alma no «Quaternário Inferior», temos a Categoria B ou «personalidade», temporária e mortal: 1.º ) Corpo denso, biológico ou corpo físico, com os vários órgãos. 2.º ) Corpo etérico, vital ou bioplásmico, formado de gases ionizados e canal da energia vital. 3.º ) Corpo astral, psíquico ou instintivo, centro dos desejos ou paixões, emoções e sentimentos. É a nossa herança do Reino animal; 4.º ) Corpo intelectual, mental ou noético, que é a sede dos pensamentos.

20.º ) O Homem é um Mistério da Criação, Ponte de ligação entre a Terra e os Céus. É Templo e Veículo de Deus. O Homem é Deus manifestado na Terra e revela-se quando o Homem se torna perfeito como Buda, Cristo, Krishna, Babaji, etc. se tornaram. O «Antropoteísmo» é a Doutrina sapiencial e o Conceito da Sabedoria que ensina esta Verdade profunda: que Deus, embora seja transcendente, está dentro do Homem, intrinsecamente, e que o Homem está em Deus, imanentemente.

21.º ) Evolução, Reencarnação e Carma são 3 Leis universais da perfetibilidade da Natureza: Plano do Supremo Criador (DEUS) na Vida omnipresente da Criação, visível e invisível. A Existência é a Manifestação de DEUS que se processa na descida do Espírito à matéria: «Involução». Depois, na subida da matéria ao Espírito: «Evolução», em que a Consciência dos "Filhos Pródigos" na matéria começa a aspirar cada vez mais o retorno à sua Origem Divina, à "Casa” do Pai Celestial.

22.º ) A Lei do Renascimento, Reencarnação ou Palingénese é Lei geral para todo o Ser humano como para o Universo inteiro, regendo os astros de toda a Criação, que nascem, morrem e renascem, até à Perfeição do seu Plano evolutivo. Assim, todo o Ser humano, Consciência Individual ou Entidade-Espírito preexistia ao nascimento do corpo, como Ser espiritual nos Mundos ocultos ou Planos Cósmicos do Além, aonde sobe no intervalo de cada reencarnação na matéria.

23.º ) Para que se realize a finalidade da reencarnação: o nosso aperfeiçoamento, a Lei do Carma (Causa-e-efeito, Causalidade, Consequência, Ação-e-reação) é a Lei da Justiça divina atuando nas boas ou más ações contra corpo, o próximo e a Natureza. É ela que faz justiça às nossas obras boas ou más, cria destinos suaves ou dolorosos, de acordo com as ações, palavras, desejos, emoções, sentimentos e pensamentos que vamos criando ou que criámos em vidas anteriores.

24.º ) O Plano geral de Evolução do Ser Supremo para toda a Criação é a Perfeição gradual das formas, das vidas e das consciências, acompanhando-se as três segundo o grau de perfeição alcançado em cada um dos seus estádios evolutivos. Quando a forma e a vida se aperfeiçoam, a consciência acompanha-as, dinamizando-se mutuamente. Quando a vida se degrada e obscurece, as formas se corrompem, e a consciência fica limitada na sua expressividade para o exterior.

25.º ) A finalidade suprema da vida humana é a Ascensão espiritual à Perfeição. A Libertação do Homem implica domínio completo da sua instintividade animal, para o Retorno à sua Divindade interior, o Regresso a Deus, simbolizado na Parábola do Filho Pródigo. É a Salvação ou Redenção, o Retorno à Casa do Pai Celestial, Auto-Realização espiritual, Casamento místico ou Bodas alquímicas, a União com Deus ou Conhecimento de Deus, e é o Natal de Luz do Nascimento de Jesus.

26.º ) A Iniciação (ou Escada de Jacob de 7 degraus) é a fase superior da evolução cósmica do Homem, na Senda místico-metafísica do Conhecimento dos Mistérios Sagrados, que o leva à sua definitiva Libertação espiritual da Consciência, aprisionada nos limites da matéria. É esta Via santificante que desvela e realiza, no ser humano, a sua Origem Divina, e o faz retornar ao Criador, ao atingir a Perfeição humana, revelada na Fé viva, no Amor universal e na Sabedoria da Verdade.

27.º ) Quando um ser humano atinge a Perfeição, torna-se Mestre de Sabedoria cósmica, um Iluminado, Mestre ascenso, verdadeiro Sábio do Sagrado e Membro do Areópago sacro do Infinito, da Sagrada Hierarquia, Grande Fraternidade Branca ou Governo Oculto do Mundo, que reina em Shambhala. Pela Auto-Realização espiritual, estes Seres tornaram-se os verdadeiros Regentes planetários, governando, dos Mundos Invisíveis, como reais Representantes de Deus na Terra.

28.º ) A Lei do Amor é uma das maiores Leis do Universo e preside, com a Lei da Trindade, à criação das formas. O impulso para Criar, da Vontade Divina, é a Lei geral do Cosmos que gera a Ordem cósmica e a Harmonia universal da Natureza. Só pelo Amor divino a Humanidade será salva e o Homem retornará ao seio do Criador, para a sua Bem-aventurança sem fim, onde o tempo se torna eternidade e, em simultâneo, eterno Presente, na Consciência beatífica do Criador.

TIREM FOTOCÓPIAS E DIVULGUEM

ESTES ENSINAMENTOS, POR FAVOR!...

Prof. M.M.M.Astrophyl (J.F.S.), um Sábio de Portugal.


 


Aforismos da Sabedoria

 

1.  Os Sábios, com Fé viva e espiritual, estão a desenvolver intensamente o Pensamento abstrato, para além das dicotomias da inteligência concreta analítica, e muito além da mente, e são os expoentes fulcrais do Novo Pensamento e da Raça aquariana, da Nova Humanidade supraconsciente.

2.  Para a maioria, que vive um estado «normal», em que, segundo a etimologia, a norma ainda é a do mal, compreende-se que os conflitos ainda vigorem, predominantemente. Mas os Sábios vivem na Norma do Bem: «Norbem», e só a Vida superior lhes interessa, verdadeira e primacialmente.

3.  A visão correta da Verdade não é um processo meramente analítico e intelectual; é uma Síntese cósmica e reintegrativa do Pensamento sábio, aliado ao Sentimento universal, num Coração profundamente místico e superiormente intuitivo, e numa alma sensível e espiritual.

4.  O que os homens vulgares conhecem é apenas umas “gotas de água num copo”; o que os eruditos intelectuais aprendem é só um “copo cheio”; o que os Sábios sabem é enorme “lago” de Conhecimento arcano; o que DEUS Sabe da Vida, do Cosmos e do Universo é um ilimitado Oceano.

5.  O Universo inteiro é um “Oceano” imenso de Enigmas quase indecifráveis e intraduzíveis. A Natureza universal é um “Palco” inefável de Maravilhas quase inimagináveis e incompreensíveis. E o Cosmos Espiritual é um “Abismo” ilimitado de Mistérios quase insondáveis e imarcescíveis.

6.  Os verdadeiros Sábios, na sua multidiversidade e polivalência, são génios da Verdade que “tocam” muitos “cavalinhos” ao mesmo tempo, nos seus pensamentos fecundos. Por isso, na multidiversidade da sua elevada genialidade, descobrem tantas maravilhas e Mistérios profundos.

7.  Todo o ser humano é, essencial e espiritualmente, um Ser puro, cândido e divino. Mas deixou-se corromper com as imundícies da matéria que o aprisiona ao mundo. Agora, há que buscar, encontrar e realizar a sua divindade, para se tornar um amoroso Menino e Ser... Sábio-Santo profundo.

8.  A alma e a mente humana são campos eletromagnéticos que vibram em ondas e frequências muito diferentes, às vezes com distâncias vibratórias abissais. Daí ninguém se admire que a frequência psicoeletromagnética dos Sábios, sendo muito alta, dificilmente encontre sintonia nas demais.

9.  É por falta de sintonia das mentes que os temas superficiais das conversas fúteis da maioria não interessam nem motivam os Sábios, com poucos amigos e pessoas que os compreendam, no fundo. Mas são muito mais felizes na solidão do deserto do que os ignorantes a correrem pelo Mundo.

10.  Os Sábios do Sagrado vivem uma vida tão multifacetada e polivalente, na integração cósmica do Pensamento superior na Síntese sapiencial dos 7 Raios cósmicos, e na Consciência intuitiva e espiritual do seu Saber, que a maioria tem dificuldade enorme de os acompanhar e compreender. 

11.  Para além das Ideologias da mente analítica, egocêntrica, são os Ideais do Espírito e a vivência na Vida superior, em Pureza no corpo, Candura na alma e Espírito em Sabedoria, e na Compreensão da Vida, da morte e da imortalidade, que nos podem iluminar e tornar livres e felizes, em cada dia.

12.  A maioria ainda sofre e padece demasiado de orgulho da mente concreta, com dogmas, opiniões, preconceitos e tabus, tornando-a refratária à Verdade sagrada e arcana da Sabedoria espiritual, de Ensinamentos altaneiros, de que os verdadeiros Sábios são genuínos Arautos ou Mensageiros.

13.  A Ciência analítica, académica, horizontal e linear está a muita distância do Caminho ilimitado da Verdade, que está muitíssimo longe da grande maioria, porque o resto da Verdade mesma, só pode ser revelado, e longe de completamente, nos Santuários da divina Sabedoria.

14.  O sofrimento é uma Chave de prata para nos aproximar do Divino; a Sabedoria é a Chave de oiro para a nossa Libertação; e o Amor é a Chave-mestra de diamante para abrir o Santuário do Coração, para que possamos, finalmente, encontrar o Caminho da Ascensão, Redenção e Perfeição.

15.  A verdadeira Sabedoria é a união entre os Valores elevados dos Ideais do Espírito, nas Alturas gloriosas, e os valores das Virtudes superiores da alma com os valores da saúde cuidada do corpo através da boa psicologia, bem integrada numa vida nobre, pura, correta e saudável, em Harmonia.

Prof. M.M.M.Astrophyl (J.F.S.), um Sábio lusitano.



O Novo Pensamento

(da Idade de Ouro: a Era do Aquário)

 

O Paradigma do «Norbem» do Novo Pensamento:

A Humanidade da Terra inteira precisa de um grandioso “banho” mental renovado, de uma verdadeira “lavagem cerebral”, mas com água límpida, lustral e purificadora, como a que aqui apresentamos no seguinte lema da Sabedoria eterna, o «Norbem» ou «Norma do Bem», do latim: “Norma” + “Benis", a base fulcral da Civilização da Nova Era e do Novo Mundo, e o Paradigma superior da Nova Humanidade quase em aurora primaveril. Mas esses pobres infelizes, paranóicos, iludidos e psicopatas da Elite do Mal do capitalismo preferem o antiquado «normal» ou «norma do mal»», do latim: “norma” + “malis", ou o seu pesadelo pandémico do «novo normal», que estão ambos cada vez mais absurdos, obsoletos, caducos, primitivos, desadequados e contraproducentes, e que, muito em breve, terminarão de vez sobre a Terra, nesta transição cíclica mundial.

Eis o Novo Paradigma do /da «Norbem», que traz

as Chaves de Ouro... da Ética superior da Vida:

da Verdade, do Espírito e da Consciência:

 

Regras de Ouro do Novo Pensamento Aquariano:

O Novo Paradigma mundial de Luz da Nova Era, do Novo Mundo, da Nova Raça e do Novo Pensamento terá como lema o «Norbem», com as suas «Regras de Ouro» da Nova Humanidade da Era do Aquário, iminente sobre a Terra:

1.ª ) Adorar a Deus acima de todas as coisas... Como Divino-Pai!

No puro e sagrado Misticismo da Fé viva, mística e transcendental.

Da límpida, cristalina e elevada Devoção, com sincero e devotado fervor.

2.ª ) Respeitar profundamente a Natureza... Como Terna-Mãe!

No sagrado Respeito e Responsabilidade, Cuidado e Carinho espiritual.

E esmerada Dedicação, florescendo em brilhante e luminoso Esplendor.

3.ª ) Amar universalmente a Humanidade... Como Querida-Irmã!

No profundo e sacramental Amor: fraternal, universal e incondicional.

Da Luz do Coração aberto em cintilâncias à Glória do eterno Criador.

 

* MEDITEMOS MUITO BEM!...

O velho pensamento acreditava e ainda acredita, talvez na maioria, que morte é o fim de tudo e que morrer é terminar vida, existência e consciência. Mas o Novo Pensamento sabe, por muito investigar, que a morte não existe: é apenas transformismo, e que o Homem é eterno na sua Essência.

O antiquado pensamento achava que o dinheiro era e que ainda é a mola real de tudo e que viver, numa visão pragmática e ilusória, é apenas mais lucrar. Mas o Novo Pensamento sabe que os Valores espirituais são sempre os verdadeiros tesouros eternos e imortais que devemos buscar.

O arcaico pensamento achava que saúde era um dom que Deus concede a alguns, por qualquer favoritismo insondável, e que doença era apenas fatalidade do Destino contra a maioria. Mas o Novo Pensamento sabe que a saúde é muito mais consequência do tipo de vida que se leva, em cada dia.


As Trilogias Libertadoras

* A Trilogia anterior reintegra-se e complementa-se em muitas outras Trilogias ou Trindades que configuram a Sabedoria superior da Trinosofia ou Sabedoria das Trindades, e às quais nos temos que ligar e conhecer cada vez mais, para encontrarmos e vivermos o Caminho superior da Libertação espiritual.

Princípios da Trilogia da Santíssima Trindade:

1.º ) Pai ou Verbo − Princípio da Volição: nos Atributos ou Virtudes da Vontade, Autoridade e Criatividade, configurando a Lei (Dever), expressando o Belo (Beleza) do Poder: na Política, Arte e Magia, manifestando-se a partir da Consciência espiritual de “Atma".

Mais Virtudes: Coragem, Destemor, Força, Dinamismo, Pioneirismo, Liderança...

2.º ) Filho ou Cristo − Princípio da Intuição: nos Atributos ou Virtudes da Bondade, Fraternidade e Intuitividade; configurando o Bem (Moral), expressando a Paz (Harmonia) do Amor: na Religião, Misticismo e Moralidade, manifestando-se pela Ética crística de “Buddhi!”.

Mais Virtudes: Caridade, Felicidade, Igualdade, Pureza, Inocência, Solidariedade...

3.º ) E. Santo ou Logos − Princípio da Razão: nos Atributos ou Virtudes da Verdade, Racionalidade e Discernimento, configurando o Vero (Justo), expressando o Saber (Direito) da Sabedoria: na Filosofia, Ciência e Justiça, manifestando-se na Lógica racional de “Manas”.

Mais Virtudes: Raciocínio, Reflexão, Ponderação, Inteligência, Talento, Genialidade...

 

Trilogia universal da Existência − Evolução, Reencarnação e Carma:

1.ª  Lei − A Lei da Evolução Existencial predomina em toda a Natureza:

A Evolução é uma Lei cósmica que exprime em toda a Natureza a Vontade do Supremo Criador, DEUS, no "teatro" da Vida omnipresente na Criação, visível e invisível, na «Existencialização» ou «Manifestação». Este Processo obedece a um Programa Arquetípico ou Plano Divino de Evolução de todos os seres para graus de consciência mais elevados. No início predomina a descida do Espírito à matéria: a «Involução»; depois, após muito tempo, processa-se a subida da Consciência dos seres da matéria para o Espírito, fase de ascensão chamada Evolução, em que a Consciência dos "Filhos Pródigos" na matéria começa a aspirar, cada vez mais, o retorno à sua Origem Divina, à "Casa do Pai" Celestial, à Luz do Reino dos Céus.

2.ª  Lei − A Lei da Reencarnação ou Palingénese rege toda a Natureza:

A Lei do «renascimento», «reencarnação» ou «palingénese» é Lei universal para o Ser humano e para o Universo inteiro, regendo os astros de toda a Criação, que nascem, morrem e renascem. Todo o Ser humano, Consciência Individual ou Entidade-Espírito preexistia ao nascimento do corpo, como Ser espiritual nos Mundos ocultos ou Planos Cósmicos do Além, aonde sobe no intervalo das reencarnações. Assim, o Homem sobrevive à desintegração do “fato” carnal, corpo biológico, de que se desliga e liberta na morte, passando a sua consciência a focalizar-se nos Mundos Espirituais, onde muitos seres vivem segundo o grau de elevação espiritual das suas Virtudes: Pureza, Sabedoria, Bondade, Amor...

3.ª  Lei − A Lei do Carma ou Justiça Divina orienta toda a Natureza:

Para que o ser humano realize a finalidade evolutiva da reencarnação, que visa o aperfeiçoamento gradual de cada ser, no "palco" do mundo e no "teatro" da matéria, necessário é que seja regido por Leis naturais que o conduzam corretamente nas suas boas ou más ações perante o seu corpo, a Natureza e o seu próximo. A Lei que faz justiça correta às nossas obras boas ou más é a «Lei do Carma». Esta é a Lei indefetível da Justiça cósmica, divina, Lei universal de Causa-e-efeito (da Causalidade, da Consequência ou de Ação-e-reação), que cria destinos suaves ou dolorosos, de acordo com as ações, palavras, desejos, emoções, sentimentos e pensamentos, bons ou maus, que vamos criando ou criámos em vidas anteriores e trazidos em forma de carma positivo (crédito) ou negativo (débito), conforme a natureza ética daqueles.

 


Os 37 Princípios da Verdade

(Síntese do Novo Pensamento Aquariano)

 

«Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!» Ensinou Jesus Cristo.

* A Humanidade vive obnubilada pelo pragmatismo, obscurecida pelo materialismo, ensombrada pelo ceticismo e entrevada pelo consumismo. Para a sua libertação vertical tem que entrar verdadeiramente na elevada Espiritualidade e no sábio Conhecimento metafísico do Espiritualismo.


Eis, em Síntese breve, as...

Chaves básicas da Sabedoria da Verdade eterna:

1.º ) DEUS, SER Uno e Princípio Único do Cosmos, é Absoluto, Infinito e Eterno, Supremo Criador de toda a Natureza, e o Universo é apenas o seu macrocósmico Corpo Universal.

2.º ) A Natureza física é o Corpo denso de DEUS e a expressão fenoménica da Vontade Divina criadora, manifestada na ilusão dos Mundos exteriores da matéria, da energia e da mente.

3.º ) O Universo expressa a Unidade Divina na Trindade Existencial Universal do Ser Macrocósmico, cujo Poder Espiritual se revela em 28 Leis gerais, na Beleza e na Música cósmica.

4.º ) Foi o Poder da Vontade Criadora de Deus, constituído como Lei maior de todo o Cosmos, que gerou as 28 Leis universais, base com as quais toda a Natureza foi construída.

5.º ) A primeira dessas Leis é a Lei da Unidade divina, que expressa a caraterística Unitária do próprio Ser Supremo, Consciência Una e Única na Sua Essência, muito além de toda a Natureza.

6.º ) Para manter o equilíbrio dinâmico cosmocinético da Natureza, a Lei da Unidade fragmentou-se (na Existência e não na Essência) numa outra Lei: a da Dualidade ou das Polaridades.  

7.º ) As Polaridades complementares da Lei da Dualidade, para precipitarem o Poder divino de Criar, em toda a Criação, interagiram entre si e geraram mais outra Lei: a Trindade universal.

8.º ) Para a Manifestação da Criação universal, DEUS existencializou-se nessa Trilogia de Princípios cósmicos, configurados como uma Santíssima Trindade macrocósmica e microscópica.

9.º ) Dessa Trindade de Forças cósmicas (altamente Conscientes) em interação mútua, surgiram mais quatro Forças universais que, em conjunto, geraram os 7 Raios Cósmicos criadores.

10.º ) São esses 7 Raios cósmicos que dinamizam, controlam e orientam toda a Vida universal de todos os seres microcósmicos ou macrocósmicos da Natureza visível e Invisível.

11.º ) Como 1.º Princípio da Santíssima Trindade existencial, DEUS é Poder Criador que gera a Beleza da Arte sagrada de toda a Natureza visível e o Surrealismo da Natureza invisível.

12.º ) No 2.º Princípio da Trindade, DEUS é o Amor divino, universal e incondicional em todo o Cosmos, donde emana a Ética da Bondade que unifica e equilibra os movimentos do Universo.

13.º ) No 3.º Princípio da mesma Trindade, DEUS é a Suprema e Omnisciente Sabedoria da Verdade sagrada e universal que, quando procurada pelo Homem, o liberta para sempre.

14.º ) Na Natureza, as Forças cósmicas emanadas da Consciência Divina precipitaram-se vibratoriamente para baixo, em direção ao Mundo físico, e condensaram-se no Plano material.

15.º ) A Condensação das substâncias cósmicas, umas nas outras, basicamente: espírito, mente, energia e matéria, assemelhou-se à água nos estados de vapor, água (líquida) e gelo.

16.º ) Todas essas substâncias provieram umas das outras, por desmultiplicação vibratória, gerando a Involução universal, muito antes dos seres iniciarem a sua ascensão evolutiva.

17.º ) Após a Involução universal no “Mahamanvantara” ou Grande Ciclo macrocósmico, em Fases setenárias, iniciou-se, depois, o Processo da Evolução existencial geral de todos os seres.

18.º ) O Plano de evolução que o Ser Supremo tem para toda a Sua Criação é a Perfeição gradual das formas, das vidas e das consciências, até à Glória máxima da Consciência Una.

19.º ) Em cada um dos estádios evolutivos de cada ser, é alcançado um grau superior de perfeição da forma, da vida e da consciência, num aperfeiçoamento ilimitado rumo a Deus.

20.º ) A consciência (espírito) acompanha e dinamiza sempre a vida (alma). E a vida configura e organiza as formas (corpos), num acompanhamento mútuo de interinfluências recíprocas.

21.º ) Tal como Cristo ensinou no Seu Evangelho de Luz, só pelo Amor divino a Humanidade será salva e o Homem retornará ao seio do Criador, para a sua Bem-aventurança sem fim.

22.º ) Mas a Sabedoria iniciática do Conhecimento transcendental dos Mistérios do Sagrado também é necessária para alcançarmos a nossa Perfeição espiritual ou Ascensão final.

23.º ) A Lei do Amor é a 2.ª Lei do Universo, uma das maiores do Cosmos e a que preside à criação e reprodução das formas, na sequência cinética e criativa do dinamismo da 1.ª Lei.

24.º ) A 1.ª Lei Maior é o Poder da Vontade Divina criadora, impulso para Criar, imanente em toda a Natureza, e pelo qual a continuidade das formas e a perpetuação das vidas é assegurada.

25.º ) Foi esse Impulso da Vontade Divina que gerou todas as Leis universais, que assegura a coesão unitária em todo o Cosmos e mantém a Ordem cósmica e universal em toda a Natureza.

26.º ) Para cumprirmos a finalidade perfecionista do Seu Plano, DEUS criou a Lei da Evolução, que leva à Perfeição, e a da Reencarnação/Renascimento pela qual nascemos muitas vezes.

27.º ) Igualmente − controlando e orientando todas as nossas ações, palavras, desejos, emoções, sentimentos e pensamentos − DEUS criou a Lei do Carma ou Lei da Justiça divina.

28.º ) O Homem é uma Ponte misteriosa entre a Terra e os Céus, um grande Mistério ontológico no seu “cosmos” hominal, anímico e espiritual, que expressa a SSma. Trindade de Deus.

29.º ) O Antropoteísmo é a Doutrina filosófica, iniciática e esotérica que ensina que Deus está dentro do Homem e que o Homem também está dentro de Deus, pois que lhe é intrínseco.

30.º ) Deus é imanente ao Homem, como Plano de fundo espiritual da Consciência humana, como o Oceano da Antártida é o plano de fundo aquático de todos os icebergues que lá existem.

31.º ) A mística Senda da Iniciação é o Caminho da Luz, do Retorno a Deus, que conduz o Homem à Libertação espiritual da Consciência, aprisionada nos limites da matéria do Mundo.

32.º ) Essa Via santificante confere ao ser humano o retorno à Perfeição original da sua Origem divina, quando a sua Consciência revela a Verdade e retorna ao Criador, qual Filho Pródigo.

33.º ) Quando um ser humano atinge a Perfeição, torna-se Mestre de Sabedoria cósmica, um Iluminado, Mestre ascenso, Sábio do Sagrado e Membro do Areópago sacro do Infinito.

34.º ) Esse Areópago é a Sagrada Hierarquia, Hierocracia ou Grande Fraternidade Branca, Governo Oculto Espiritual do Mundo, dos verdadeiros Filhos da Luz, que reinam em Shambhala.

35.º ) Pela Auto-Realização espiritual, esses Seres tornaram-se os verdadeiros Regentes planetários, governando, dos Mundos Invisíveis, como divinos Representantes de Deus na Terra.

36.º ) Na Terra densa, a mente humana, geratriz de todos os conflitos da Humanidade, vive um processo pouco evoluído de dualidade dicotómica, separatista e esgrimista, na luta dos opostos.

37.º ) Quando a Humanidade reconhecer e viver a Lei da Unidade Divina, surgirá a Paz profunda e perfeita Serenidade, a genuína Felicidade e real Liberdade de ação, vida e Consciência.

Prof. M.M.M.Astrophyl (J.F.S.), um Sábio lusitano.


Aforismos do Novo Pensamento

ESTÁ A CHEGAR A HORA FINAL DA VERDADE!... Todas as coisas têm de ser aclaradas, e os erros, de vez apagados!... E os que falharam têm que corrigir o que desequilibraram ou serem reprovados!...

Di-lo um Juiz cármico do Cosmos, que traz a Luz da Sabedoria: J.F.S. − XYZ.

1.  Deus existe, porque nada se constrói neste mundo sem uma intenção específica e sem a presença da inteligência; nada se edifica na vida nem na Natureza sem uma finalidade; e nada surge na matéria sem uma intencionalidade e sem a Presença do Espírito e da Consciência.

2.   Eis a maior Religião do mundo, que jamais alguém poderá negar, por estar profundamente baseada na Lei Áurea dos Corações e no Divino Amar: a da Fé viva, mística e transcendental; da Sabedoria cósmica, sagrada e espiritual; e do Amor divino, universal e incondicional, em Perfeição divinal.

3.   O Novo Ensino sapiencial e espiritual do Mundo pretende libertar os Cursos universitários da maior parte do empirismo, do pragmatismo e do profissionalismo do «trabalhar», porque a Nova Humanidade precisa, muito mais, de que lhe ensinem o equilíbrio de Ser, de Viver e de Amar.

4.    A alma e a mente humana são campos eletromagnéticos que vibram em ondas e frequências muito diferentes, às vezes com distâncias vibratórias abissais. Daí ninguém se admire que a frequência psicoeletromagnética dos Sábios, sendo muito alta, dificilmente encontre sintonia nas demais.

5.    Os Sábios do Sagrado vivem uma vida tão multifacetada e polivalente, na integração cósmica do Pensamento superior na Síntese sapiencial e na Consciência intuitiva e espiritual do seu Saber, nos 7 Raios cósmicos, que a maioria tem dificuldade enorme de os acompanhar e compreender. 

6.    Para além das Ideologias da mente analítica, egocêntrica, são os Ideais do Espírito e a vivência na Vida superior, em Pureza no corpo, Candura na alma e Espírito em Sabedoria, e na Compreensão da Vida, da morte e da imortalidade, que nos podem iluminar e tornar livres e felizes, em cada dia.

7.    A Humanidade vive obnubilada pelo pragmatismo, obscurecida pelo materialismo, ensombrada pelo ceticismo e entrevada pelo consumismo. Para a sua libertação vertical tem que entrar verdadeiramente na elevada Espiritualidade e no sábio Conhecimento metafísico do Espiritualismo.

8.    Tal como um trabalhador, perante um contrato laboral e o que foi determinado pelo patrão, tem responsabilidade do cumprimento deontológico no trabalho, dos seus deveres, assim, só no real cumprimento de deveres cívicos é que se pode ter mérito integral e social de direitos, haveres e prazeres.

9.    A vida, para ser verdadeiramente ordenada, equilibrada e iluminada, deve ser enriquecida, enflorada e agrinaldada, em grande decência, proficiência e florescência, nas edificantes Virtudes da Honra, Nobreza e Dignidade; Ética, Bondade e Amizade; Sinceridade, Responsabilidade e Consciência.

10.    A Centelha Divina do Ser Espiritual, que em todos habita, no fundo do Ser Real, expressa-se em muitas Virtudes, manifestadas pelo Coração, no Amor em abundância, mais do que pelas “cabeças” tontas: onde há medos, interesses, egoísmos, conflitos, revoltas, separatismos e arrogância.

11.    Com o avanço da Consciência coletiva planetária, rumo à Unidade Cósmica e Divina, o Mundo caminha e evolui para uma sociedade cada vez mais comunitária, sociocêntrica e teocêntrica, e cada vez menos para comunidades fechadas, individualistas, separatistas e segregacionistas.

12.    O Discernimento correto pressupõe um conhecimento analítico vertical, necessita de uma Sabedoria intuitiva e racional, e sustenta-se numa ótica muito sintética, espiritual e consciencial. E é nestas premissas que se deve fundamentar a verdadeira Justiça de caráter profundo, honrado e real.

13.    A visão correta da Verdade não é um processo meramente analítico e intelectual; é uma Síntese cósmica e reintegrativa do Pensamento sábio, aliado ao Sentimento universal, num Coração profundamente místico e superiormente intuitivo, e numa alma sensível e espiritual.

14.    «Ser», «ter», «viver», «amar» e «sentir»... são formas verbais denominadas de «infinito». Porquê? Provavelmente porque são ações verbais que pressupõem a existência de um conceito intemporal infinitivo e ilimitado do nosso Ser interior, elevado ao infinito do Poder de Agir, do Saber e do Amor.

15.    A real Cultura, baseada no processamento temporal do calendário, na História da Vida da Terra e da Humanidade, é, acima de tudo, Conhecimento das Realidades profundas da Vida Cósmica, da Evolução da Natureza, dos Mistérios do Universo, da Ética, da Consciência e da Divina Verdade.

16.    A finalidade básica da vida não é nascer e viver para a luta da sobrevivência material, mas para procurar, encontrar e estudar, na Verdade da Sabedoria, a Supervivência cósmica, espiritual e transcendental, pois todos temos um Propósito divino de perfeição e divinização para realizar, um dia.

17.    O que os homens vulgares conhecem é apenas umas “gotas de água num copo”; o que os eruditos intelectuais aprendem é só um “copo cheio”; o que os Sábios sabem é enorme “lago” de Conhecimento arcano; o que DEUS Sabe da Vida, do Cosmos e do Universo é um ilimitado Oceano.

18.    O Universo inteiro é um “Oceano” imenso de Enigmas quase indecifráveis e intraduzíveis. A Natureza universal é um “Palco” inefável de Maravilhas quase inimagináveis e incompreensíveis. E o Cosmos Espiritual é um “Abismo” ilimitado de Mistérios quase insondáveis e imarcescíveis.

19.    Ninguém procure demasiado o dinheiro para não perder o ímpeto da sua criatividade! Mas que se viva apenas com o essencial mais básico para se sobreviver nas necessidades da materialidade, e se deixe o resto do tempo útil para encontrar a Fé, a Sabedoria e o Amor da elevada Espiritualidade!

20.    Não há quaisquer quantidades finitas e temporais de objetos que possam perfazer as qualidades infinitas e eternas das Virtudes elevadas que existem nas superiores Realidades internas que temos, pois estas são os verdadeiros e reais Valores intemporais da Vida que nunca perderemos.

21.    A verdadeira Ética, superiormente entendida, é a Fonte divina do Amor que existe no nosso Ser Espiritual interior, do qual flúi a elevada Bondade, em forma de noções espirituais de superior Moralidade, para as almas ascenderem mais facilmente à Luz da sua Espiritualidade.

22.    Pensamento e Sentimento farão parte, no futuro, de um Sistema uno e unificado de conceção, de uma Unidade integral e reintegrativa da Nova Ciência sábia e espiritual, integrada na nova visão científica do porvir, radiante e sapiencial, do Espírito e da Consciência imortal.

23.    Para DEUS, o Ser Absoluto, o Universo é uma espécie de portentoso Festival, e a Vida cósmica e existencial é uma Apoteose gloriosa e inefável de uma contínua e bem-aventurada Festa da Vida universal, à procura e, simultaneamente, dentro da Consciência do Ser Absoluto Transcendental.

24.    A Matemática pode tentar traduzir e descodificar os Mistérios da Aritmética e da Geometria da Natureza fabulosa, de dimensão universal; mas a compreensão e a resolução da Grande “Aporia” dos Arcanos e Enigmas do Cosmos só é “possível” através da Auto-Realização espiritual.

25.    Ser verdadeiramente Mestre em Ascensão não é pelo muito conhecimento que tenhamos na mente e muito menos nos retrógrados preconceitos e na tosca opinião, mas pela Racionalidade intuitiva e pela Sensibilidade espiritual da Transmutação no nosso puro, límpido e cristalino Coração.

Prof. M.M.M.Astrophyl (J.F.S.), um Sábio do Sagrado.

 

 

 

Inversão dos Valores da Vida

(A Falsa e Ilusória Valorização do Mundo)

 

INTRODUÇÃO:

Os Valores espirituais, por serem eternos, são sempre os mais prioritários.

A civilização atual do Mundo está em descalabro, porque os elevados reais Valores da vida estão invertidos e esquecidos pelo materialismo, pragmatismo, consumismo e hedonismo da Humanidade. Enquanto não se viver na Consciência espiritual e nas Virtudes do Espírito, prioritariamente, nos sentimentos espirituais da alma e na saúde do corpo, e só depois nas impulsões dos prazeres, e finalmente no uso e apegos aos teres, a objetos e patrimónios, a Humanidade não terá descanso real e a civilização não terá verdadeira ordem social nem genuíno progresso material.

Atenção: Note-se bem a posição prioritária destes Valores:

1.º ) Os Valores espirituais da Consciência:

Nos Princípios do Espírito que geram as Virtudes:

Espiritualidade da Fé, da Religiosidade do Misticismo, e da Santíssima Trindade, em geral, nos Princípios trinitários do Espírito: do Poder, do Amor e da Sabedoria que geram:

a ) Princípio Espiritual ou Átmico, do Pai ou Verbo: nas Virtudes do Poder da Vontade ou da Volição e da Criatividade, Beleza, Coragem, Força, Autoridade, Dinamismo e Legislatura.

b ) Princípio Intuicional ou Búdico, do Filho ou Cristo: nas Virtudes do Amor da Bondade da Intuição e da Caridade, Fraternidade, Amizade, Ética, Moralidade, Igualdade, Felicidade e Paz.

c ) Princípio Racional ou Causal, do Espírito Santo ou Logos: nas Virtudes da Sabedoria da Verdade da Razão, e da Racionalidade, Raciocínio, Reflexão, Lógica, Discernimento e Justiça.

2.º ) Os Valores psicológicos das Virtudes:

 Nos Princípios espiritualizados e iluminados da alma:

Regramento das paixões, equilíbrio das emoções e elevação de sentimentos e pensamentos de tendência normalmente instintiva e frequentemente primária do corpo astral e mente concreta, em que a maioria vive demasiado polarizada e aprisionada, na sua pouca evolução espiritual.

a ) Princípio psíquico ou astralino do instinto: no regramento dos impulsos dos desejos e na moderação das paixões: na castidade, no desapego, na simplicidade, sem vícios nem desejos imoderados nem apegos exacerbados da sexolatria, ambição, avareza, tabaco, álcool, glutonaria. 

b ) Princípio psicológico das emoções: nas virtudes do equilíbrio das emoções no autodomínio emocional, pacifismo, paciência, entusiasmo, ausência de medos e fobias, na tranquilidade, sem complexos de culpa nem de vergonha, violências, ira, tensão (“stress”), depressão, pessimismo.

c ) Princípio astral dos sentimentos: virtudes na sublimação dos sentimentos: altruísmo, caridade, amizade, filantropia, fraternidade, igualdade, ética, moralidade, justiça, tolerância, simpatia, cordialidade, empatia, sem ódios, revoltas, egoísmo, egocentrismo, inveja, ciúme, orgulho, vaidade.

d ) Princípio mental dos pensamentos: na elevação da espiritualização de todos os pensamentos, através da Sabedoria e da reflexão filosófico-sapiencial, sem preconceitos, dogmatismos, tabus, opiniões exageradas, manias, astúcias e mentiras, sofismas ou falácias.

3.º ) Os Valores materiais das formas:

Na matéria dos teres, objetos ou patrimónios terrenos:

a ) Valores do corpo: saúde e prazeres: A saúde deve ser primária e o prazer em moderação.

b ) Valores da família e relacionamentos pessoais (lar, amizades, profissão, socialidade).

c ) Valores dos teres: dinheiro e patrimoniais: contas bancárias, casas, carros, firmas e terrenos.

 

A ) Os Valores Espirituais da Consciência:

Do Espírito trinitário: do Poder, do Amor e da Sabedoria.

* Correspondência: Consciência − Com as bases espirituais da Consciência Átmica (Volitiva).

Bases dos Valores superiores do Ser, Espírito e Consciência:

Virtudes prioritárias do Espírito: Vontade, Poder e Autoridade; Força, Coragem e Dinamismo; Ordem, Equilíbrio e Harmonia; Criatividade, Beleza e Estesia; Respeito, Responsabilidade e Competência; Fé, Devoção e Misticismo; Metodismo, Liberdade e Liberalidade; Legislação, Valor e Iniciativa; Esperança, Confiança e Ânimo, Entusiasmo, Otimismo e Esperança.

Lema Maior do Poder e da Autoridade: Respeitar a Lei divina com Obediência e Responsabilidade; exercer a Autoridade com bom Equilíbrio; e praticar a Criatividade com a harmonia da Beleza.

* Valores Espirituais:

Fé viva e mística, Religiosidade universal e Misticismo cósmico:

1.º ) Da Vontade (do Livre-arbítrio) − Expressa a natureza do Poder, Coragem e Autoridade.

2.º ) Da Criatividade (da Originalidade) − Exprime a nobre Vontade de criar algo bom e elevado.

3.º ) Do Dinamismo (da Força) − Que Liberta do vício e confere a real Liberdade espiritual.

4.º ) Da Beleza (da Estética) − A elevada Estesia é a Sensibilidade espiritual genuína ao Belo.

5.º ) Da Ética (da Moral) − A Ética da Bondade provém da Intuição e é a noção superior do Bem.

6.º ) Da Fé (do Misticismo) − O Misticismo confere a Fé viva e cria a Religião universal.

7.º ) Da Felicidade (da Beatitude) − É ela que promove a Paz, a Serenidade e a Harmonia.

B ) Os Valores Psicológicos da Vida:

Da alma trina, tripla ou trinitária: etérica, psíquica e mental.

* Correspondência: Ética − Com as bases espirituais da Ética intuicional (Intuitiva).

Bases dos Valores fundamentais da Vida, do Bem e da Bondade:

Virtudes centrais do Coração: Ética, Moral e Altruísmo; Caridade, Fraternidade e Igualdade; Pureza, Inocência e Castidade; Tolerância, Perdão e Pacifismo; Amizade, Simpatia e Cordialidade; Reverência, Veneração e Adoração; Compaixão, Piedade e Solidariedade; Gratidão, Reconhecimento e Consideração; Humildade, Simplicidade e Sinceridade.

Lema Maior do Amor e da Bondade: Adorar, misticamente, a Deus-Pai, acima de todas as coisas, Respeitar profundamente a Natureza-Mãe e Amar universalmente a Humanidade-Irmã.

* Valores Psicológicos:

Amor-Caridade, Bondade-Altruísmo e Fraternidade-Amizade.

1.º ) Da Virtude (da Bondade) − São os Valores éticos principais a serem alcançados por todos.

2.º ) Do Pacifismo (da Inofensividade) − Mostram o bom relacionamento familiar e social.

3.º ) Da Cultura (da Instrução) − Os da sagrada Sabedoria espiritual são muito superiores.

4.º ) Da Inteligência (do Pensamento) − Das capacidades profissionais e outras intelectuais.

5.º ) Do Caráter (do Sentimento) − Fundamentados na Bondade, no Amor e na Ética.

6.º ) Do Temperamento (da Emoção) − Capacidades de manter o Equilíbrio e a Serenidade.

7.º ) Do Desapego (do Desejo) − Na libertação dos baixos e viciosos desejos e paixões.

C ) Os Valores Materiais da Forma:

Do Corpo físico, biológico: a Família, a Saúde e a Economia.

* Correspondência: Verdade − Bases espirituais da Sabedoria metafísica (Racional).

Bases dos Valores universais da Razão, da Lógica e da Justiça:

Virtudes gerais da Razão: Verdade, Racionalidade e Lógica; Discernimento, Entendimento e Compreensão; Consciência, Sinceridade e Transparência; Raciocínio, Reflexão e Ponderação; Inteligência, Imaginação e Tecnicismo; Idealismo, Aspiração e Perfeição; Justiça, Retidão e Equidade; Honra, Honestidade e Lealdade; Auto-estima, Tolerância e Inofendibilidade.

* Lema Maior da Razão e da Verdade: Buscar a Verdade sagrada da Sabedoria, viver a Racionalidade superior da Lógica e praticar a Justiça retilínea com correto Discernimento.

* Valores Materiais:

Do corpo físico, biológico ou somático:

1.º ) Da Família (do Lar) − O mais sagrado da vida humana, que tem de ser mais valorizado.

2.º ) Da Saúde (Sanitários) − Este é um Valor tão inestimável que deve ser bem cuidado.

3.º ) De Habitação (de Moradia) − Todo o ser humano tem direito a ter um lar e habitação.

4.º ) De Cidadania (de Nacionalidade) − Deve ser respeitada a cidadania de cada ser humano.

5.º ) Do Idioma (da Linguagem) − As formas de linguagem e o idioma devem ser educados.

6.º ) Do Dinheiro (da Economia) − Mas sem egoísmo, avareza ou ambições desmedidas.

7.º ) De Transporte (de Comunicação) − Deviam ser gratuitos para todos os seres humanos.

 


Os Falsos e ditos “Ricos”

 

Diante da Lógica da Sabedoria da Verdade superior, da fenomenologia da morte e da nossa certeza da imortalidade, os falsos e considerados “ricos”, pelas ilusões da ignorância do mundo, são os verdadeiramente «pobres». Mas porque são tão pobres os ditos “ricos”, abastados ou argentários, por muito milionários, bilionários ou trilionários que sejam, nesta ilusória, efémera e tão evanescente vida terrestre, da qual sairão, um dia?

1.º ) Primeiramente, por serem temporários e não eternos, os valores do mundo são falsos, por não terem consistência nem valor real de eternidade, que lhes permita ser considerados duradouros e muito menos eternos. Hoje mesmo ou amanhã qualquer milionário pode ter um ataque cardíaco, por exemplo, e deixar esta vida terrestre e todos os seus fúteis e fátuos valores materiais.

2.º ) Depois, é a Vida (que é Deus) que nos concede permissão e autoriza a sermos mais ou menos abastados, segundo a missão que cada um se propôs cumprir, antes de vir ao mundo, pois conforme ensina o provérbio bem português: «O casamento e a mortalha no Céu se talha!»... e com grande verdade nessa assertiva popular, relativamente ao destino de cada um.

3.º ) Alguma verdadeira Mãe (ou Pai) trocaria um filho por qualquer valor material do mundo?... Nenhuma autêntica Mulher /ou Homem) superior teria a indignidade de vender por dinheiro um filhinho querido do seu Coração. Isso demonstra que os Valores espirituais do Amor são superlativos e muito mais valiosos do que quaisquer temporários e evanescentes valores do materialismo.

4.º ) Aqueles que se tornaram milionários, e muito em especial os argentários ofuscados, frios, calculistas, egoístas, ambiciosos e apegados, sofrem de uma espécie de megalomania paranóica, achando que é a grandeza material que lhes dá o verdadeiro poder, a superior autoridade, a real estabilidade e a perene felicidade, Valores que, em verdade, só Deus nos pode outorgar para sempre.

5.º ) Estão muito equivocados os abastados ambiciosos que, no seu egoísmo feroz, a ninguém fazem bem, e não sabem que se obtém muito mais tesouros nos Céus, além da morte, quando em vida terrena renunciámos aos nossos interesses pessoais e nos prontificámos ao auxílio humanitário para com quem sofre, na prática da verdadeira Caridade e da Solidariedade social.

6.º ) Um dos maiores problemas dos argentários, ao gerirem a sua “fortuna” de ouropéis, a sua contabilidade, as contas bancárias, negócios, firmas, etc., é a carência e o aprisionamento ao tempo, que os impede “de respirar”, de se dedicarem verdadeiramente à família, de viverem livres na vida, de terem tempo real para a saúde e cultura e, ainda menos, para a Sabedoria da Verdade.

7.º ) E porque os Srs. abastados andam a pedinchar à Vida muito mais do que o que devem e do que necessitam para a sua vida, mesmo luxuosa, pois não se contentam com o “vivere parvo” (viver com coisa pouca), tornam-se. assim, açambarcadores dos recursos naturais do Mundo, esquecendo os milhões que morrem famintos, carentes das necessidades mais básicas da vida.

8.º ) Se os iludidos do materialismo, pragmatismo, consumismo e hedonismo andam a pedir tanto e a exigir, pedinchar e mendigar tantos valores materiais, coisas e objetos excessivos à Vida magnânima que tudo nos dá, conclui-se, apoditicamente, que são eles os reais pedintes, os pobres mendigos, os autênticos pobres, os que vivem realmente de modo avarento e mendicante, miserável e indigente.

* Estas são algumas conclusões lógicas de um verdadeiro Sábio sem ilusões, desapegado dos falsos valores do mundo.

Prof. M.M.M.Astrophyl (J.F.S.).

 

 

AFORISMOS DA SABEDORIA


1.Disse Cristo: «Assim é (pobre) aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir, pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário!».

1.A civilização está em descalabro porque os reais Valores da vida estão invertidos no materialismo. Deve-se viver a Consciência e as Virtudes do Espírito, primeiro; depois, a alma e os sentimentos espirituais; a seguir, o corpo, saúde e prazeres; por fim, objetos e patrimónios; e, finalmente, o dinheiro.

3.A Humanidade ainda não saiu da inferioridade e instintividade, horizontalidade e intelectualidade, dicotomia e polarização separatista e fragmentarista, disjuntiva e esgrimista da mente intelectual; por isso, não vive a Sabedoria reintegrativa e conjuntiva dos Valores da Verdade espiritual e sapiencial.

4.Os ignorantes procuram, na sua vida vulgar, apenas os ilusórios e efémeros objetos materiais; os instruídos buscam, na sua mente analítica, tanto opinativos como valiosos conhecimentos intelectuais; os Sábios vivem sempre, no seu Coração Crístico, os preciosos Valores espirituais.

5.O excesso da dita “riqueza” material, em superabundância egoísta e ambiciosa, monopolizadora e açambarcadora, só serve para aprisionar e acorrentar os homens iludidos e fascinados, equivocados e obnubilados ao mundo ilusório, temporário e evanescente daquilo que é irreal.

6.Os “ricos” de matéria e ambiciosos do materialismo sabem que nada levarão dos seus “teres” além da morte; mas o problema deles é não terem a certeza científica, como os Sábios têm, de que a vida continua noutros Mundos, onde a sua “riqueza” nada vale e onde poderão ter muito menos sorte.

7.São sempre muito mais pobres e mendigos os que apenas laboram, ambiciosamente, em função dos «teres» das possessões materiais, porque a verdadeira e imperecível riqueza está no Poder do Espírito, na Beleza da alma, na Fé viva, no Amor dos corações e nas Verdades espirituais.

8.A maioria vive hipnotizada pelo fascínio dos falsos valores materiais. Mas diz a divina e eterna Sabedoria dos verdadeiros Sábios para a ignorância mundial, que ainda impera e reina, tristemente, na maioria: «O mundo não deve ser dos ricos nem dos pobres, mas de todos em Harmonia».

9.Para o desconhecimento da linear intelectualidade e para a ignorância prosaica dos que vivem na iletrada ignaridade, parece crassa loucura ou infértil ingenuidade a verdadeira Sabedoria. Mas foram sempre os reais Sábios que trouxeram a verdadeira Cultura moral e espiritual à maioria.

10.São sempre verdadeiramente bem-aventurados todos aqueles que são Ricos de Espírito, "Milionários" do Coração e "Abastados" da verdadeira Ética dos superiores Valores Morais, porque deles é, certamente, a Felicidade luminosa do Reino dos Céus dos Mundos Espirituais.

11.Tristemente pobres são todos aqueles que, embora sendo, argentários, não são nobres e que ainda precisam demais dos seus "cobres"; autenticamente ricos são os que têm a alma iluminada, noite e dia, com tesouros de Luz: de Fé viva, de Amor eterno e de verdadeira Sabedoria.

12.Que se sinta sempre muito mais rico e feliz o “pobre” rejeitado, que foi abandonado e marginalizado, injustamente, pela opressão e ostracismo a que o votou a indiferença e impiedade da família ou da maioria, do que os pobres e miseráveisricos”, no egoísmo e sem Amor, Compaixão nem Sabedoria!

13.Não é por vestirmos na Terra muitos tecidos caros que nos tornamos, por isso, verdadeiramente mais grandiosos ou valiosos; mas é por possuirmos almas límpidas, educadas e realmente sábias que nos tornamos, pelo menos além da morte, muito mais ricos, felizes e valorosos.

14.Não te iludas com materialismos inférteis, porque se fores verdadeiramente Sábio, Digno, Respeitador, Responsável e Nobre, és muito rico e não és, de modo nenhum, realmente pobre, ainda que nada tenhas dos iludentes e efémeros valores do mundo a não ser apenas a roupa que te cobre.

15.Se o teu esforço de ajudar os outros for verdadeiramente sincero e nobre, no abnegado Servir a Humanidade, com pura, desapegada e altruística Solidariedade, a tua vida não será nunca vazia e pobre e viverás verdadeiramente rico e feliz com a humanidade, piedade e Espiritualidade.

16.Muito mais vale um homem ser verdadeiramente bom e realmente justo no Bem do que um dito rico egoísta, avarento, ambicioso e apegado às sombras negrejantes do mal; e, muito acima do abastado ambicioso, há muito mais superioridade no ser-se bom e justo no Bem, no Homem ideal.

17.Ser realmente rico não é, equivocadamente, ter muito dinheiro em contas bancárias dos valores temporários e ilusórios do mundo, mas possuir-se os Valores eternos do Ser Real, da nossa Divindade Espiritual, num senso vertical de elevada Fé mística, de Amor divino e de Saber profundo.


Como Complemento, Vejam:

22: A Nova Mentalidade Mundial

27: A Nova Ciência Mundial: NCM

28: Aforismos:>Sabedoria Eterna

38: A Verdadeira Cultura Superior

11: As 10 Limitações da Ciência

 

       P. A. I. Paz, Amor, Iluminação!...

Prof. M.M.M.Astrophyl

(Um  Sábio Lusitano).

 

Sem comentários: