sábado, 22 de maio de 2021

22: A Nova Mentalidade Mundial

Os 22 Princípios Metafísicos

(Da Sabedoria da Idade de Ouro)


SHAMBHALA, A SEDE DA GRANDE FRATERNIDADE BRANCA (G.F.B.)



(Imagem publicada no site Anjo de Luz)

  Divulguem, por favor, estes ensinamentos eternos!
EIS AS CHAVES FUNDAMENTAIS PARA A LIBERTAÇÃO DA HUMANIDADE!
TODOS AQUELES QUE AS COMPREENDEREM E VIVEREM, LIBERTAR-SE-ÃO!

Introdução: 
     Todos os homens são Irmãos! Afirmava Mahatma Gandhi.
    Todos os homens são Filhos de Deus! Jesus Cristo.
     Todos os homens são diletos Filhos do Amor Divino J.F.S.

 *Estes Princípios metafísicos da «Nova Mentalidade Mundial» não têm qualquer cariz dogmático ou sectarista. São universais. Não pertencem a nenhuma religião em particular. São a Sabedoria da Sagrada Hierarquia ou Governo Espiritual Mundial (Hierocracia), e São a Verdade que todas as religiões do Mundo devem saber e ensinar, para a libertação e salvação da Humanidade. É importante lê-los em correspondente paralelo numérico com conjunto seguinte.

   * Só uma coisa pode unificar o mundo inteiro: a Verdade nas concepções profundas, reais, ideais e sapienciais... sobre a nossa imortalidade, sobre a nossa unidade e sobre a nossa divindade... essenciais, espirituais e universais». «Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!...» —  J. Cristo.

   — Num discurso televisivo, o líder da extinta república soviética, Gorbachev, afirmou: «Isto já não vai lá com mais políticas; é preciso que surja uma nova mentalidade mundial!». Só que não disse qual era essa mentalidade. Estamos nós aqui para dizer. Por isso escrevemos estes Princípios gerais e fundamentais da Sabedoria eterna, que pertencem, na sua essência, não a nós, a qualquer opinião pessoal, mas que são as bases esotérico-sapienciais de toda a Tradição multimilenária mundial transmitida pela Grande Fraternidade Branca (G.F.B.) dos Mestres da Sabedoria.
   
   Estes conjuntos de Princípios, na base da sua Verdade essencial, são fruto de um trabalho incansável e de um estudo de muitos e muitos anos, séculos e milénios (posto que a reencarnação é uma realidade), canalizando, ordenando e organizando a Sabedoria Antiga para se configurar nesta pequena síntese destes Princípios, vastos e complexíssimos "como o Universo", na sua expressão profunda, tendo sido ensinados por toda a verdadeira Sabedoria esotérica mundial, em quase todas as épocas da Humanidade.
  Todavia, como não nos contentamos em escrever apenas uma pequena síntese, no muito que sabemos (e também muito pouco) acerca destes Mistérios, decidimos escrever um grandioso livro acerca destas temáticas que estará pronto algum dia. Entretanto, muitos outros hão-de surgir antes, certamente, dentro da linha de Pensamento sábio, transcendental e futurista de Aquarius-Idade e Ouro, nome por demais carismático, apontando para o futuro da Nova Raça, da Nova Humanidade e da Nova Ciência da Sabedoria.
  Sem a base metafísica e sapiencial destes Ensinamentos, altamente significativos e transmutadores do Mundo, a Humanidade não poderá encontrar os caminhos da Paz verdadeira, do Amor real, da Fraternidade autêntica, da Justiça correcta e da Libertação definitiva. E a crise actual do mundo clama fortemente por mudança na mentalidade mundial para a Nova Era, porque a mentalidade prosaica, mesmo de natureza académica, está demasiado "enferrujada" pela falta de verdadeira Sabedoria da Vida, da morte e da Imortalidade, Chaves de todo o Saber Real.
  Estes Princípios fulcrais da Sabedoria universal e eterna são imensamente importantes e têm que ser, necessariamente, adaptados ao Ensino oficial e estudados academicamente, porque têm profundezas oceânicas, para que todos os jovens tenham uma plataforma de Educação autêntica, esférica, espiritual e profunda e não baseada meramente numa cultura linear, analítica, pragmática e superficialista como a têm na didáctica do Ensino convencional.
  Uma Nova Didáctica e uma Nova Pedagogia têm que ser implementadas nas esferas do Ensino oficial, baseadas na verdadeira Sabedoria do Espírito, pois a actual metodologia enferma demasiado de empirismo na instrução intelectual facultada, para que os professores e os alunos possuam uma cultura vertical muito mais elevada, profundamente qualitativa, como um grande Ideal de vida pura, correcta e saudável e não limitada a meras ideologias de pragmatismos: políticos, científicos, empresariais, economicistas, tecnicistas, profissionalistas.
   Urge reafirmarmos todos e vivermos o lema do Rabi da Galileia: «Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!...» J. Cristo. Só com a Verdade eterna, a Sabedoria divina e a Ética do Espírito; só com o Amor universal dos Corações, a Beleza genuína da alma e a Luz do Sagrado; só com o corpo respeitado e a alma pura florescendo nesse Amor; só com uma vida correcta, ordenada e harmoniosa poderemos criar o grande Ideal da elevada e altaneira Espiritualidade: na Honra, na Dignidade e na Honestidade; na Moral, na Caridade e na Justiça; na Fraternidade, na Igualdade e na Solidariedade; e em Responsabilidade, Respeito e Liberdade.
"Let it be, let it done!"... Peace, Love and Light!...
 P a z   P r o f u n d a ! . . .

Prof. Astrophyl /Astrófilo (J.F.S.)
Um Sábio do Sagrado e do Divino.


EIS AS CHAVES FUNDAMENTAIS PARA ESSA LIBERTAÇÃO:

1.º Princípio Metafísico:
O Universo é um Divino e imenso Ser Macrocósmico organizado e Consciente:
O Universo não é, nem de longe, apenas aquilo que os astrónomos e astrofísicos pensam e conhecem, no seu Conhecimento empírico, horizontal, analítico e superficialista sobre a Natureza. Toda a Natureza universal é um imenso e Divino Ser Macrocósmico perfeitamente organizado e Omnipotente, Omnisciente e Omniamante, presente em todos os recantos do Cosmos. Designemos esse SER Macrocósmico por DEUS, pois no âmbito da Sua Criação universal, Esse SER SUPREMO criou muitos Deuses prodigiosos, de Grandeza, Poder e Glória inimagináveis por nós. O SER SUPREMO, Absoluto, Infinito e Eterno, é Imanente em toda a Sua Criação ou Natureza, no Universo inteiro e no Cosmos, pois que é intrínseco em todas as Forças e em todos os Seres, a tudo e a todos permeando, num contexto espacial, digamos. Mas DEUS também é Transcendente a tudo e a todos, num contexto vibratório, relativamente a todas as Forças do Universo, do Cosmos e do Kosmo. Hoje, até os cientistas reconhecem um apodíctico "Intelligent Designer" para a explicação lógica e racional da Existência prodigiosa e da Ordem admirável do Universo. O Cosmos, no entanto, é a Alma do Universo (ao Espírito chamamos Kosmo), na sua contraparte invisível aos olhos humanos, formado, à semelhança de um teclado musical, por escalas de frequências vibratórias septenárias das suas várias substâncias ou forças, que corporificam os Planos Cósmicos, que são os Mundos Invisíveis, Dimensões Espirituais ou «Universos Paralelos», como o afirmam, hoje, muitos cientistas.

2.º Princípio Metafísico:
A Natureza ou Criação Constitui os Princípios básicos inferiores a DEUS:
A Natureza ou Criação, que expressa o "palco" da Manifestação Divina universal e cósmica, é formada por 3 Princípios básicos, à semelhança do Homem, que lhe dão toda a existencialidade: O Universo, o Cosmos e o Kosmo. O Universo material é apenas o Corpo Físico do Ser Infinito (DEUS); o Cosmos é a Alma Macrocósmica do Ser Eterno; e o Kosmo é o Espírito Macrocósmico do Ser Absoluto. DEUS, para a "infinitude" das limitações da consciência e da percepção humanas, é considerado, pelos Sábios, infinito (no espaço), eterno (no tempo) e absoluto (na consciência), embora em Si Mesmo seja inespacial, intemporal e omnisciente. Por isso Lhe podemos chamar o Infinito, o Eterno e/ou o Absoluto. Como SER Vivo, Uno e Único, na Unidade total e absoluta da Existência universal e cósmica e na Sua infinitude, Esse Ser Macrocósmico é omnisciente ou omniconsciente e supinamente amoroso; e possui Liberdade, Felicidade e Verdade em graus supremos, de que os homens nem sonham, sequer, a não ser um "pouco" quando estão na Bem-aventurança inefável dos Mundos celestiais. Os 7 Raios cósmicos que, originalmente, determinaram a criação de todo o Cosmos e do Universo, sendo Forças Cósmicas interactivas entre si e também com todas as coisas da Natureza e da evolução de todos os Reinos, estão na base da criação das Consciências septenárias dos Logos ou Espíritos Macrocósmicos Siderais, associados, na sua evolução macrocósmica, sempre em grupos septenários pertencentes, cada um deles, a um ou outro Raio específico.

3.º Princípio Metafísico:
O mistério ontológico do cosmos do Ser humano e os 7 Raios Cósmicos:
O Homem, manifestação de Deus sobre a Terra, é uma Trindade constituída por corpo, alma e Espírito, que o corporificam em 3 níveis distintos: físico, astro-mental e espiritual, falando genericamente, pois na realidade mais intrínseca, o ser humano é septenário: com 7 Princípios ou corpos manifestados em 7 Mundos, em simultâneo, que são Dimensões vibratórias da Natureza, que existem nos Campos electromagnéticos das Forças cósmicas. Esses Princípios estão em estreita correspondência dinâmica e evolutiva com os 7 Raios Cósmicos, que são forças criativas e omnipresentes emanadas septenariamente, de modo cíclico, da Essência Una do Ser Divino, pelas quais todos os Seres e todas as coisas da Criação ou Natureza foram criados, a partir de 3 originais, correspondentes às 3 cores básicas do arco-íris (vermelho magenta, azul ciano e amarelo dourado), donde derivam as 7. Os 7 Raios são:
1.º ) RAIO POLÍTICA: Poder Vontade ou Pai (Verbo) Corpo Espiritual ou Átmico.
2.º ) RAIO RELIGIÃO: Amor Intuição ou Filho (Cristo) Corpo Intuicional ou Búdico.
3.º ) RAIO FILOSOFIA: Sabedoria Razão ou Espírito Santo (Logos) Corpo Racional ou Causal.
4.º ) RAIO ARTE: Beleza Bioplasma ou Zooéter (Vitalidade) Corpo Etérico ou Vital.
5.º ) RAIO CIÊNCIA: Conhecimento Intelecto ou ego (Lúcifer) Corpo Intelectual ou Noético.
6.º ) RAIO MISTICISMO: Devoção Instinto ou Besta (Satanás) Corpo Astral ou Psíquico.
7.º ) RAIO MAGIA: Ritual Corpo ou Organismo (Hilossoma) Corpo Somático ou Biológico.

4.º Princípio Metafísico:
O Quaternário inferior: O Corpo físico denso e a alma ou a Personalidade:
O «Quaternário inferior» do Homem, segundo o Esoterismo, é o conjunto de corpo (somático) e alma (trinitária) ou personalidade, possuindo esta 3 Princípios básicos que expressam as funções vitais, psíquicas e mentais como reflexos mais ou menos ténues dos atributos do Espírito humano, também trinitário. Ao corpo físico do Homem também se chama: corpo material, corpo terreno, corpo denso, corpo biológico, corpo carnal, corpo somático, hilossoma, etc. É ele que expressa a Unidade divina na Terra, manifestada nesse Templo do Espírito do Homem e de Deus. Por isso, deve ser cuidado e respeitado santamente. A alma é um conjunto de forças múltiplas, constituída por um Princípio trino: etérico-energético-mental, com órgãos definidos tal qual o organismo somático os possui: 1.º ) No corpo etérico, bioplásmico ou vital, a alma possui a sede (da canalização) da vitalidade do corpo físico. 2.º ) O corpo astral (Id) é a sede do psiquismo: dos desejos (paixões), das emoções (temperamento), dos sentimentos (carácter) e também da memória. 3.º ) O corpo mental inferior, mente concreta ou intelecto (ego) é a sede da Inteligência humana e do pensamento. Este é uma emanação de ondas concêntricas esféricas deste Princípio. A alma é o molde organizador do corpo, o “desenho vital” ou "Campo Biomagnético" (CBM) da organogénese, o “Campo Estruturador da Forma” (CEF) corpórea ou “Modelo Organizador Biológico” (MOB) do corpo denso, segundo a moderna Parapsicologia, sendo o corpo somático apenas uma réplica mais ou menos perfeita da alma.

5.º Princípio Metafísico:
Composição da Divina Trilogia ou Santíssima Trindade do Espírito no Homem:
O Homem, na sua totalidade de corpo, alma e Espírito, tem 7 Princípios, sendo o Espírito a sede da sua Consciência mais intrínseca e uma Divina Trilogia. Essa Trindade do Espírito é constituída por 3 Forças cósmicas (e não Pessoas) que constituem a Santíssima Trindade, microcósmica no Homem e macrocósmica na Natureza, com 3 Atributos ou Qualidades gerais da Consciência: Poder, Amor e Sabedoria: 1.º ) Vontade do Corpo Espiritual ou átmico: Verbo, do latim "Verbum/i", palavra, locução, dicção. Este Princípio exprime o Poder, a Coragem, a Força e a Autoridade divina no Homem, manifestando o atributo Poder do primeiro Raio. É o Princípio mais elevado do Espírito. 2.º ) Intuição do Corpo Intuicional ou búdico: Cristo, de "Khrys" ou "Khrysós", ouro, ou "Khristós", Amor, em grego). Este Princípio exprime-se em Amor, Bondade, Caridade, Fraternidade e Paz, e é manifestação do atributo Amor do segundo Raio. É por este Princípio que o Bem e a Beleza celestial fluem com menor resistência; 3.º ) Razão do Corpo Racional ou Causal (Logos, de "Lógos", Espírito, em grego), o terceiro Princípio na Tríade Superior, sede da Sabedoria racional. Este Princípio exprime a Verdade, a Lógica, o Discernimento, a Justiça e a Racionalidade, e manifesta o atributo Sabedoria do 3.º Raio; é este último Princípio a nossa Individualidade espiritual, permanecendo sempre além de todas as reencarnações e mortes; é o Corpo Causal (Teosofia); Mente abstracta, Eu Superior, Eu Maior, Eu Sou ou Eu Espiritual, Superego (Psicologia), ou Espírito Santo (Religiões), o Ser Real, a nossa Centelha (ou Faísca) Divina.

6.º Princípio Metafísico:
Na Natureza predomina a Lei Universal da Evolução de todos os seres:
A Existência universal é uma Lei cósmica de toda a Natureza ou Criação, que exprime a manifestação da Vontade Suprema do Infinito Criador ou DEUS no "teatro" da Vida omnipresente ou Existência universal de toda a Natureza, visível e invisível, no processo também denominado «Existencialização», que significa, da língua latina: «colocação (de "sisto /ӗre", colocar) para fora ("ex")» ou manifestação para o exterior (na matéria..., vibratoriamente). Todo o Processo existencial da Criação obedece a um macrocósmico Programa Arquetípico ou Plano Divino, criado com milhões, biliões ou triliões de anos de antecedência, segundo a grandeza dos Seres Macrocósmicos que o concebem, em relação à manifestação da Natureza objectiva, física, densa, no âmbito da Sua Criação. Na Existência universal ou de qualquer Sistema sideral predomina a dualidade da descida do Espírito à matéria, chamada «Involução»; e, depois, passado muitíssimo tempo após o início da descida, processa-se a subida de toda a Consciência, de todos os seres, da matéria para o Espírito, fase de ascensão denominada Evolução, em que a Consciência dos "Filhos Pródigos" na matéria começa a aspirar, cada vez mais, o retorno à sua Origem Divina, à "Casa do Pai" e, finalmente, ao próprio Pai Celestial. E todo este Processo evolutivo da Criação obedece sempre à Lei dos Ciclos septenários, manifestando-se em fases sequenciais múltiplas, quer no Macrocosmo: Universo, Sistema Solar ou Planeta..., quer no microcosmo: Homem, célula ou átomo.

7.º Princípio Metafísico:
A Natureza é Regida pela Lei Cósmica do Renascimento ou Palingénese:
Todo o Ser humano, como Ser Individual, Consciência Autónoma ou Entidade-Espírito, preexistia ao nascimento do corpo, como Ser espiritual ou Entidade auto-consciente, nos Mundos ocultos do Além, no Mundo Astral e/ou em Planos Cósmicos superiores, aonde sobe no intervalo das reencarnações. Isso significa também, lógica e apodicticamente, que o Homem sobrevive à desintegração do “fato” carnal, do corpo biológico, do qual se descarta, se desliga e se liberta pela morte deste, passando a sua consciência a ficar, então, focalizada permanentemente no denominado, genericamente, Mundo Espiritual, embora tendo este muitos níveis vibratórios de existência, onde múltiplos seres vivem segundo o grau da sua elevação espiritual: da sua Pureza, da sua Sabedoria, da sua Bondade, do seu Amor... das suas Virtudes, em suma. A Lei do «renascimento», «reencarnação» ou «palingénese» é uma Lei universal tanto para o Ser humano como para o Universo inteiro, regendo ela todos os astros do firmamento e toda a Criação. O próprio Universo está submetido a essa Lei imperatriz, tendo Macrociclos de Manifestação e de Repouso macrocósmicos, a que a Sabedoria dos orientais chama "Mahamanvantaras" e "Mahapralayas" ou "Dias e Noites de Parabrahman". Assim, os sistemas estelares nascem, morrem e renascem, para que os Seres Espirituais Macrocósmicos que os configuram e neles evoluem, a partir do mundo físico, também possam evoluir rumo ao Ser Absoluto, que é DEUS, o Criador e Regente inefável de todo o Universo.

8.º Princípio Metafísico:
Toda a Natureza é Orientada pela Lei do Carma ou Lei da Justiça Divina:
   Para que o ser humano realize a finalidade evolutiva da reencarnação, que visa o aperfeiçoamento gradual de cada ser, no "palco" do mundo e no "teatro" da matéria, necessário é que seja regido por Leis naturais que o conduzam correctamente nas suas boas ou más acções perante o seu corpo, a Natureza e o seu próximo. A Lei que faz justiça correcta às nossas obras boas ou más é a «Lei do Carma» do sânscrito: “karman” (acção), do verbo “kri” (fazer, trabalhar). Esta é a Lei indefectível da Justiça cósmica, divina, Lei universal de Causa-e-efeito (da Causalidade, da Consequência ou de Acção-e-reacção), que cria destinos suaves ou dolorosos, de acordo com as acções, palavras, desejos, emoções, sentimentos e pensamentos, bons ou maus, que vamos criando ou criámos em vidas anteriores e trazidos em forma de carma positivo (crédito) ou negativo (débito), conforme a natureza ética daqueles. Esta Lei está baseada em outras Leis automáticas como a do Retorno e a da Sintonia, e rege o equilíbrio ou desequilíbrio das forças anímicas, e dando «a cada um segundo as suas obras», pois «quem com ferro fere, com ferro será ferido» ou «todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão» J. Cristo. Esta Lei tenta equilibrar tudo aquilo que desequilibrámos no passado, com a nossa maneira errada de viver. Nela não há «castigo de Deus», na acepção das religiões. Há, sim, Leis automáticas que regem o Cosmos e todos os seres da Criação. Quem as desconhecer e estiver em choque com elas sofrerá o impacto doloroso da Lei natural.

9.º Princípio Metafísico:
A Lei da Perfectibilidade de Toda a Natureza que evolui para a Perfeição:
Toda a Natureza é regida, também, pela Lei universal da Perfectibilidade. Todos os seres da Criação, em todos os Reinos da Natureza, caminham rumo à Perfeição, para estádios de perfeição e consciência cada vez mais altos, submetidos todos ao processo de desenvolvimento de graus de consciência cada vez mais vastos: do particular para o geral e para o universal. No caso específico do Homem, primeiro vive em almas-grupo animais colectivas; depois, como Individualidades humanas; e, finalmente, como Espíritos grupais, nos Reinos Superiores da existência, na integração em Consciências Monádicas. A finalidade fundamental da reencarnação é fazer do Homem um ser perfeito (Mestre de Amor-Sabedoria), por meio dos múltiplos renascimentos do Espírito nas limitações da matéria, em muitos corpos carnais, sucessiva e intervaladamente, através do mecanismo genético da concepção, até aprender todas as experiências que o mundo físico lhe possa facultar e, finalmente, atingir o grau de Consciência superior e divino, pela perfeição do Homem integral, Homem Cósmico ou Mestre da Sabedoria, verdadeiramente Super-homem, também chamado Adepto... da Grande Fraternidade Branca. Este processo evolutivo final para a Perfeição Humana, pela integração da consciência do Homem com a Consciência Divina, é chamado «Núpcias místicas ou Bodas Alquímicas», fase em que o Homem se converte num Mestre da Sabedoria, e fica além da obrigatoriedade da reencarnação. É esta a verdadeira e a maior «Salvação» humana.

10.º Princípio Metafísico:
O Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus» segundo a Bíblia:
Se a Bíblia afirma que «o Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus», não afirma, expressamente, que foi à «imagem e semelhança... fisionómica». Então, a ignorância dos homens acabou por criar um Deus à imagem e semelhança do homem. Mas, conforme a lei hermética, arcana e esotérica postulada por Hermes Trismegistus, Iniciado do antigo Egipto, «Assim como é em Cima, assim é em baixo» ou, em Cosmologia contemporânea, «O Macrocosmo é semelhante ao microcosmo». O Homem foi criado à "imagem e semelhança" de Deus (manifestado como Natureza), apenas em termos de Princípios, Leis e fenómenos, e não fisionomicamente, conforme o afirma o ingénuo antropomorfismo das religiões. Por isso precisaram de um Instrutor espiritual para estamparem nele essa divindade e esse antropomorfismo, em forma concreta, devido à incapacidade mental e espiritual de conceberem um Deus demasiado abstracto e informe que, para os Sábios, tem muito mais a "forma" luminosa de um Sol irradiando Luz, Amor e Sabedoria do que de um homem. Tudo o que está no Homem também está em Deus; e "tudo" o que está em Deus também está no Homem, não em quantidades, obviamente, mas em qualidades, potencialidades, capacidades vitais, psíquicas, intelectivas, criativas e conscienciais a desenvolver pelo Homem, ao longo de milénios de evolução, rumo à Perfeição espiritual e divina. «Sede perfeitos como perfeito é o Pai que está nos Céus!», ensinava Cristo, na grandiosidade do seu Ensinamento.

11.º Princípio Metafísico:
A Natureza inteira é um "palco" de evolução septenária de todo o Cosmos:
O Homem não é o Rei da Criação. E não é um «animal racional». Se o animal é um ser irracional, porque, tendo alma, não possui Espírito, o Homem não pode ser um animal. Toda a Natureza foi criada por meio de cíclicas ondas septenárias de Vida cósmica, na existencialização universal de DEUS (do Universo inteiro) e na manifestação sistémica (solar) do Espírito ou Logos Solar (Deus), em ondas de vida e consciência que o Ser Divino criou, à semelhança do Ser Absoluto (DEUS), sucessiva e intervaladamente, em 7 Ciclos específicos, a partir da Sua Mente divina, durante o processo criativo que acabou, por nos trazer ao mundo da matéria. Há Realezas portentosas do Ser, em Filhos de Deus muito acima do próprio Homem, evolutivamente, na Superominidade, onde se encontra (e somente aí) o verdadeiro "Homo Sapiens", o real Homem Sábio ou Homem Cósmico. Os 7 Reinos da Natureza classificam-se assim, desenvolvendo, cada um deles, um dos 7 Princípios fundamentais, que são os corpos ou veículos da Consciência, que se manifesta, primordial e fulcralmente, a partir dos níveis mais elevados do nosso Ser, do Espírito humano, do Eu Superior, Princípio Racional, Corpo Causal, Espírito Santo, etc.: 1.º ) Reino Mineral corpo denso ou somático; 2.º ) Reino Vegetal corpo etérico ou vital; 3.º ) Reino animal corpo astral ou psíquico; 4.º ) Reino humano corpo intelectual ou noético; 5.º ) Reino dos Mestres (superominal) corpo racional ou causal; 6.º ) Reino dos Anjos corpo intuicional ou búdico; 7.º ) Reino dos Arcanjos corpo espiritual ou átmico.

12.º Princípio Metafísico:
A Sagrada Hierarquia, Hierocracia ou Grande Fraternidade Branca (GFB):
A Grande Fraternidade Branca, Grande Hierarquia, Sagrada Hierarquia ou Hierocracia é uma Confraria Mística Mundial e o Governo Espiritual Oculto do Mundo, de que fazem parte todos os Iniciados e Mestres da Sabedoria, compondo a Hierarquia Maior do Planeta Terra, tendo a sede em Shambhala. Esta é uma Cidade santa, cheia de templos magníficos onde se fazem os maiores rituais e baptismos do Planeta, por parte dos Mestres da Hierarquia; está construída na região etérica e em vários Planos Cósmicos, por cima do deserto do Gobi, na Ásia central, em transferência para a América do Sul, para a cordilheira dos Andes, neste Milénio de Luz. É a verdadeira Igreja Mundial de Cristo e Buda (“Corpo Místico de Cristo”), Reis de Shambhala e do Governo Oculto Mundial, Governantes imaculados e canais puríssimos da Vontade Divina. É a «Igreja una, santa... e apostólica» mas não romana e não limitada ao Vaticano ou a qualquer religião convencional organizada. A Hierarquia reúne-se especialmente em festivais (de Wesak), em fases de Lua-Cheia (Abril, Maio e Junho). Todos os estudiosos e praticantes dos Mistérios sagrados da Sabedoria arcana, oculta ou esotérica que compõem a Hierarquia Sagrada, estão classificados, na Senda Iniciática, em três categorias fundamentais, conforme a sua evolução: Discípulos da 1.ª ou 2.ª Iniciações, Instrutores da 3.ª ou 4.ª Iniciações e Mestres ou Adeptos, que realizaram a 5.ª, 6.ª ou 7.ª Iniciações, pertencendo estes últimos ao 5.º Reino ou Reino Superominal, o Reino dos Mestres Ascensos ou dos Adeptos.

13.º Princípio Metafísico:
A Sobrevivência do Homem, face ao mistério da Morte e da Imortalidade:
   Como demonstramos no livro: «A Vida Além da Morte», de Aquarius-Idade de Ouro, a morte é apenas o transformismo universal da Natureza, que se transforma continuamente sem morrer. Lavoisier, em 1789, enunciou a Lei da Conservação da Matéria, que afirmou, em nome da Ciência: «Nada se perde, nada se cria; tudo se transforma!». Então, como poderia perder-se, aniquilar-se, niilizar-se a alma, o Espírito, a Consciência, o Saber, o Amor e a Vida... ou seja: os princípios dinâmico-vitais, ontológicos e existenciais conscientes, ínsitos no Homem? Como se poderia perder a memória, o sentimento, o pensamento e a Consciência, a nossa integridade psicológica, a identidade específica e a Entidade que somos e pela qual existimos? O Homem encerra em si mesmo o mistério da imortalidade. Aliás, todos os verdadeiros Sábios da Antiguidade já há séculos e milénios que ensinavam que o Homem é essencialmente imortal. E Robert Mayer, em 1842, enunciou a Lei da Conservação da Energia, afirmando, mais ou menos nestes termos: «O somatório total da energia no Universo permanece sempre constante. Há apenas sucessivas transformações de energia, mas não puras perdas...». Portanto, há em toda a Natureza uma transformação ou conversão contínua de energias umas nas outras, mas não destruição total, essencial, de nenhuma delas. Com toda a investigação contemporânea do paranormal, com a comprovação da realidade das EMI (Experiências de Morte Iminente) ou NDE (Near Death Experiences), a certeza científica da nossa imortalidade está assegurada.

14.º Princípio Metafísico:
A Existência dos Mundos Superiores do Cosmos ou Universos paralelos:
   São já inúmeros os cientistas que falam dos "Universos Paralelos" ou "Mundos Multidimensionais", como o extraordinário cientista-filósofo C. H. Hinton, nas suas concepções magníficas e intuitivas sobre o hiperespaço e o hipertipo, do Universo paralelo ou 4.ª Dimensão, quando conjecturava acerca da vida «na transaltura do Espaço» cósmico, onde a alma imortal se enquadrava perfeitamente, após a morte do corpo. Diz a Sabedoria, "de visu" (visto com os próprios olhos... clarividentes), que, no Além, nos vastíssimos Mundos ocultos das Regiões invisíveis (para nós, humanos, tão cegos), existem Planos Cósmicos inefáveis de existência, Universos paralelos fantásticos, Dimensões vibratórias prodigiosas ou Mundos espirituais magnificentes, cada vez mais elevados e luminosos, à medida que se sobe vibratória, evolutiva e consciencialmente, e de forças em Luz cada vez mais subtis, onde habitam muitos Seres imponderáveis de hierarquias diáfanas, Anjos e Arcanjos imensamente poderosos, amorosos e sábios, em muitas categorias evolutivas, que habitam e evoluem nesses níveis superiores de existência, dedicando-se a actividades sublimes, variadas e complexas, sobre as quais os homens nem podem sonhar: na criatividade cósmica, em “jogos” mágicos e gloriosos de luz, cor e música, em comunhão de Amores gloriosos e bem-aventurados, onde a Felicidade sublime reina soberana. A Sabedoria descreve pelo menos 6 Mundos onde a Vida cósmica se processa, formando o nosso mundo físico o 7.º Plano Cósmico, o mais baixo, denso e grosseiro de todos eles.

15.º Princípio Metafísico:
A Vida extraterrestre e a presença de Naves (Óvnis) do Espaço Sideral:
   E a vida extraterrestre será uma realidade no Universo? Pergunta ainda a tosca Ciência dos homens, como criança titubeando e questionando se o Pai Natal existe mesmo. Quão se assemelha ("mutatis mutandis") esse geocentrismo da vida, de que a Ciência ainda enferma tanto, ao do medievalismo geocêntrico de Claudius Ptolomeu, que achava que era o Sol que girava à volta da Terra. Mas até mesmo a NASA e os voos Apolo à Lua demonstraram sobejamente a presença de óvnis junto do nosso Planeta ou do nosso satélite natural. E a Internet está cheia de relatos de aparições de naves ocorridas pelo mundo inteiro. Afirmamos, sem hesitar e sem qualquer receio de errar, que todo o Universo está pejado de vida omnipresente, em todos os recantos do espaço sideral e muito mais no Cosmos, a Natureza invisível dos Planos Cósmicos, Mundos Espirituais ou Universos Paralelos. Que infantil nós, humanos, termos o privilégio da "exclusividade" da presença da Vida universal, limitada apenas ao nosso Planeta, como acham ainda alguns. Até a mais elementar Lógica negaria tal privilégio. Dizem astrofísicos que só na Via Láctea, a nossa galáxia, existem cerca de 400 biliões de sóis com cerca de, pelo menos, 10 milhões de planetas, com prováveis condições de vida muito semelhantes à da Terra. Nós sabemos que o Universo está cheio de vida, em todos os recantos, física e visível (para nós) ou etérica, astral, mental ou apenas espiritual, nas profundezas vibratórias dos recessos luminosos e transcendentes dos Mundos superiores do Além.

16.º Princípio Metafísico:
A Problemática da Sexualidade e o Milagre do Amor, Vistos à Luz do Cosmos:
   A problemática da sexualidade e os mistérios do Amor são questões muito mais profundas do que a maioria sonha, e radicam-se na alma humana, preexistente ao nascimento e sobrevivente à morte. A base da verdadeira Sabedoria para a compreensão da sexualidade é a fenomenologia energética da imperecível "anima" ou "psykhé", dos campos energético-vitais e psico-mentais que se configuram na nossa esfera anímica, e que nos deram a vida e nos dão a vitalidade ao corpo, presidindo às intrínsecas e complexas relações psicossomáticas, de que a Ciência só conhece parcos efeitos externos. A polaridade sexual do homem e da mulher não é apenas questão de sinalética orgânica, de pormenores anatómicos e fisiológicos, mas uma realidade profunda e espiritual, à luz do contexto ontológico do ser humano. Possuindo o Homem uma septenaridade de princípios internos, 7 veículos de manifestação da Consciência (ou 7 corpos), ele está, efectivamente, polarizado nesses 7 veículos em termos de princípios opostos, diametralmente e também alternadamente, no homem e na mulher, como canais de expressão de manifestação consciencial, que provêm de Deus. Dos 7 Raios cósmicos, o 7.º Raio rege a energia “Kundalini” ou libido, a energia sexual, que preside à fecundidade e à procriação e actua sobre o chacra básico, o 7.º chacra, o mais inferior dos sete principais que todos possuímos na alma, situado ao nível dos órgãos genitais ou, mais exactamente, no períneo (espaço entre o ânus e o sexo), dentro dos campos áuricos etérico, astral e mental.

17.º Princípio Metafísico:
Os Mundos do Baixo Astral e a Existência das Forças do «Mal Cósmico»:
   Quando se fala na problemática do Mal, as religiões referem-se, frequentemente, no conceito de "Demónio", “Diabo” ou "Satanás", ao chefe das hostes das Trevas, do crime, do ódio, do vício, do deboche, da corrupção e da perversidade dos mundos do Invisível. Na verdade, sem perfilharmos algumas das ingenuidades das religiões acerca desse conceito, elas também têm fundamentos, compreendidos com a Sabedoria. No Baixo Astral ou Astral Inferior (que são horríveis submundos vibratórios corporificados nas energias densas, grosseiras e mefíticas do Plano ou Mundo Astral) existem hordas de seres perversos, terríveis, chefiados pelos seus "maiorais", tendo um "chefão" geral, que se reveza com outros, de tempos em tempos, e que cá, na Terra, enquanto encarnado, foi um chefe de forças bélicas tremendas e impiedosas, de hordas guerreiras que matavam, pilhavam e saqueavam cidades, vilas e aldeias sem dó nem piedade. Esses seres pervertidos, criminosos e diabólicos configuram aquilo que tem sido denominado o «Mal cósmico»: «Forças das trevas», «Forças do mal», «filhos do Dragão», «filhos das Sombras», «adeptos da Mão esquerda», «sequazes de Satanás», «Hordas diabólicas», «Espíritos luciferinos», etc. Todavia, o «mal» tem outro contexto diferente (mas inter-relacionado), face à Sabedoria esotérica, pois expressa a referência ao fenómeno particular do materialismo ou escravidão à matéria, provocada pelas pulsões do instinto humano animalizado, bestializado, pervertido.

18.º Princípio Metafísico:
A Problemática metafísica do Bem e do Mal, à Luz da Sabedoria esotérica:
   Esotericamente, "Satã" ou "Satanás" é o instinto animal que nos configurou a evolução, no passado distante, herança que trouxemos, de há milénios incontáveis, do reino animal, pois o Homem tem profundas raízes filogenéticas e psicogenéticas oriundas desse reino, tendo, depois, vivido no primitivismo dos povos selvagens, atavismo ainda fortemente instintivo no corpo astral (psíquico) da Humanidade. Esse instinto é a «Besta», individual e colectiva, com o seu «Reino do Mal», mencionada no Apocalipse de S. João. E tem o seu cerne nesse instinto psíquico, o Satã ou Satanás dentro do Homem, que só é realmente «mau» quando o ser humano vive de modo animalizado, maléfico, instintivo, primário e feroz. No Baixo Astral existem também núcleos tétricos e monstruosos de formas-pensamento maléficas adicionadas, “egrégoras” do mal que os encarnados e desencarnados alimentam continuamente com os pensamentos malévolos e criminosos (existindo um núcleo geral, centro diabólico da egrégora colectiva do Mal). Relativamente à problemática metafísica do mal, este não existe realmente. É apenas uma ilusão dos seres que vivem sob os domínios da mente analítica, polarizadora e dualista; dicotómica, conflituosa e fragmentarista. Afinal, tudo é Bom, pois tudo faz parte do Programa cósmico que o Criador elaborou e ama, pois todos são Seus filhos dilectos e os caminhos do mal e do bem são apenas rotas (uma mais dolorosa e mais lenta; e a outra mais suave e mais rápida) das almas em aprendizado para a Perfeição, como os alunos numa escola, mais traquinas ou mais bem comportados.

19.º Princípio Metafísico:
Da Comida que Comemos, da Bebida que bebemos e do ar que respiramos:
   A comida que comemos, a bebida que bebemos e o ar que respiramos parecem ser fenómenos tão naturais e tão prosaicos que a maioria das pessoas não se preocupa em tecer grandes considerações e estudos aprofundados sobre eles. Todavia, são a base fundamental e funcional da nossa saúde ou da doença. Se a doença alastra sobre a Terra, devemos começar, todos, a compreender que temos que superá-la sobretudo com uma vida pura, correcta, natural, frugal, pacífica, harmoniosa e espiritual. Nunca devíamos nem devemos delegar a responsabilidade da nossa saúde nem apenas nem basicamente ao médico, pois este devia ser um bom conselheiro sobre a saúde e não tanto um "curador" ou terapeuta da doença, pois cada um deve aprender a ser o próprio médico de si mesmo, com racionalidade. Enquanto tal não acontecer, a Humanidade viverá explorada pelo mercantilismo da Medicina, e não se livrará das doenças, facilmente. Entre a matéria que compõe o nosso corpo e as energias com que são tecidas as nossas almas há uma relação ou interacção electromagnética vital, mais ou menos perfeita. Nesta estreita relação psicossomática, tudo o que afecta o corpo, afecta a alma e vice-versa. Assim, a comida, a bebida, a respiração e a sexualidade, bem como qualquer vício, afectam profundamente a alma e a nossa vida além da morte. Então, convém que tenhamos hábitos o mais puros possível, para que os seus benefícios nos acompanhem nessa Vida Espiritual.

20.º Princípio Metafísico:
A problemática geral das doenças e a verdadeira Medicina das causas:
   É quase em vão que a Medicina convencional, denominada «sintomática» (alopática) tenta debelar as doenças da Humanidade. Quanto mais licenciaturas médicas e mais «profissionais da doença» (não «profissionais da saúde») se formam, mais doenças e doentes existem sobre a Terra. A "gloríola" da Medicina é construir hospitais cada vez maiores e mais bem apetrechados, tecnologicamente. Por este andar, qualquer dia a Terra inteira é apenas um vasto e triste hospital de uma Humanidade enferma. Sem discordarmos demais dos hospitais, reconhecemos, no entanto, que o caminho para a saúde não é esse. A saúde alcança-se com uma vida sã, pura e natural, no corpo bem cuidado e na alma equilibrada, harmonizada e iluminada com Fé, Amor e Sabedoria. «Mens sana in corpore sano», diziam os latinos. Nós afirmamos: «anima sana in corpore sano, in Spirito Luminis»  alma sã em corpo são, dentro do Espírito de Luz. Efectivamente, sem a vivência na Via da Pureza, no que se come, no que se bebe, no que se respira, na sexualidade, no sentir, no amar, no pensar e no viver, como quer a Humanidade ter saúde? Como pretende a Humanidade ser saudável no meio de drogas deletérias (mesmo as da farmácia), de cigarros destruidores, de bebidas alcoólicas causticantes, de carnes cadavéricas que a maioria come, de sexismos libertinos ou prostituídos, de viciosidades escravizantes, de desrespeitos e mutilações orgânicas, de atitudes psicológicas doentias, erradas, distorcidas, sem Ética nem Moral nem Fé nem Amor nem Sabedoria nem Verdade?

21.º Princípio Metafísico:
O passado instintivo, animal, selvagem e primitivo da evolução do Homem:
   «O Homem não foi criado por Deus ou pelos Deuses por um passe de magia, nem num ano nem num mês nem num dia». E a história de Adão e Eva é apenas um alegórico simbolismo, com conteúdo muito diverso da interpretação literal das religiões. Interpretada à letra, está cheia de disparates, sem lógica nenhuma. Mas a Ciência, sem ter inteira razão também, já sabe, pelo menos desde Charles Darwin, que o Homem proveio, por evolução biológica, biogenética e filogenética do reino animal, embora não conheça datas nem porquês nem "pontos" precisos de fragmentação ancestral na árvore genealógica dos homens e dos animais. Mas que têm origem comum, num filo muito antigo, têm. E mais: não só o corpo como até a própria alma humana proveio do reino animal, quando, há milhões de anos, o animal primitivo, que era o antecessor do Homem, ganhou um Espírito e se individualizou ou hominizou. Todos os animais superiores (os mais evoluídos) estão "à procura" da sua individualização humana ou hominização, em almas-grupo (não individualizadas, como nós) com graus de consciência cada vez mais elevados, à medida que caminham para as espécies mais evoluídas e complexas, mais desenvolvidas em amor, dedicação e inteligência. Todos os Reinos da Natureza saíram e vão saindo, paulatina e evolutivamente, uns dos outros, pois a Lei do progresso físico, anímico, espiritual e consciencial não tem fim, e todos os seres da Criação têm elos biológicos e psíquicos colaterais, interdependentes e interactivos no "processus" da própria evolução universal.

22.º Princípio Metafísico:
O novo paradigma civilizacional e a futura Idade de Ouro de Aquarius:
   Em toda a História da evolução humana, as crises sempre falaram de mudanças e melhoria das sociedades rumo a novas fronteiras civilizacionais. Estamos em plena era de crise mundial e, logicamente, de mudanças profundas das sociedades, dos povos, das nações e dos sistemas sociais, mas a maioria não sabe para onde caminhamos e, por isso, vive sem rumos, sem definições e sem metas, sem vislumbrar futuro alvissareiro. Os condutores da Humanidade, em geral, «são cegos conduzindo outros cegos e ambos cairão no abismo!». A Humanidade está prisioneira, escravizada, oprimida, abandonada, desprezada e relegada ao desrespeito e ao desprezo do homem pelo próprio homem. Vejamos as misérias das drogas, das opulências, das macroeconomias, das fomes, das doenças, da criminalidade, da prostituição, das pedofilias, dos lares desfeitos... e das guerras da Humanidade. É preciso conhecer os fundamentos psíquicos, mentais e espirituais que levam à crise, muito mais do que os materiais, pois os povos por fora são, criam e vivem o que forem no íntimo da sua alma. Mas, acima de tudo, a crise é a carência de verdadeiros valores humanos», de Sabedoria da Verdade, de vivência no Amor de Cristo, de virtudes espirituais, de contacto com o Divino e de Conhecimento de Deus. A Terra está à beira de uma transformação cíclica para a abertura de consciência da Humanidade a essa Fé mística, a esse Amor divino e a essa Sabedoria cósmica que hão-de criar a Nova Civilização de Aquarius, da Idade de Ouro e da Fraternidade Universal sobre a Terra.

P a z   P r o f u n d a ! . . .


P.A.I... Paz, Amor, Iluminação!...


 

Prof. M.M.M.Astrophyl



(U m  S á b i o  de  P o r t u g a l)







Os 22 Princípios Doutrinários

(Da Ética do Amor, da Idade de Ouro)


Divulguem, por favor, estes ensinamentos eternos!
EIS AS CHAVES FUNDAMENTAIS PARA A LIBERTAÇÃO DA HUMANIDADE!
TODOS AQUELES QUE AS COMPREENDEREM E VIVEREM, LIBERTAR-SE-ÃO!

Introdução:
Todos os homens são Irmãos!  Afirmava Mahatma Gandhi.
Todos os homens são Filhos de Deus!  Jesus Cristo.
Todos os homens são dilectos Filhos do Amor Divino — J.F.S.

* Estes Princípios doutrinários da «Nova Mentalidade Mundial», tal como os Princípios metafísicos, são de carácter completamente universalista. São a expressão da Sabedoria da Sagrada Hierarquia dos Iniciados do Governo Espiritual Mundial (Hierocracia), e são as virtudes básicas que todas as religiões da Terra têm que transmitir e vivenciar, para a libertação e Redenção Humana. É preferível serem lidos em correspondente paralelo numérico com o conjunto anterior.

  * «Para que haja uma plataforma de educação autêntica e o Ensino não se limite a mera instrução, com muito limitado pedagógico valor, há que fomentar o estudo da verdadeira educação, para uma Cultura elevada e efectivamente superior». Prof. Astrophyl (J.F.S.).
   — Só com a Verdade eterna, só com a Sabedoria divina, só com a Ética do Espírito, só com o Amor universal dos Corações, só com a Beleza genuína da alma, só com o corpo respeitado e a alma pura florescendo em Luz, só com uma vida correcta, ordenada e harmoniosa poderemos criar o grande Ideal da altaneira Harmonia da Espiritualidade: na Honra, na Dignidade e na Honestidade; na Moral, na Responsabilidade e no Respeito; na Fraternidade, na Igualdade e na Solidariedade; e na Caridade, na Justiça e na Liberdade. "Let it be, let it done!".

1.º Princípio Doutrinário:
Adoração Universal a Deus, sem fronteiras, acima de todas as coisas:
Sendo a Natureza e o Universo a Criação do prodigioso SER DIVINO, que toda a vida organizou com tanto Amor e Sabedoria, através do Seu Poder inimaginável, devemos possuir sempre um imenso preito de homenagem e respeito pela grandeza do Universo e de Amor profundo por toda a Natureza, num permanente Amor e fascínio por tudo quanto Deus concebeu, na Terra e no Universo. É nosso dever respeitar santamente todos os reinos da Natureza com enlevo, cuidar deles com esmero e maravilhar-nos pelos reinos mineral, vegetal, animal e humano. Devemos adorar a Mãe-Terra e a Natureza como a uma Mãe querida, que o é, de facto, já que foi ela que nos concebeu no físico e é ela que sustenta e ama a todos, com imenso Amor. Na Sua Omnipotência, Deus quer que elevemos o nosso Poder Criador à Sua divina Criatividade. Na sua Omnisciência, Deus quer que aprendamos os mistérios da vida, da morte e da imortalidade. E na Sua Omniamância, Deus quer que sejamos supinamente felizes na grandiosidade do Seu Amor eterno, universal e incondicional. Sendo Deus intrínseco ou imanente em todas as coisas e todos os seres, a Presença de Deus pode ser sentida por aquele que se "desbloqueie", sensibilize e se purifique pelo Amor, pelo Saber e pela Espiritualidade, e por uma vida pura, regrada e harmoniosa em todos os âmbitos, na sapiencial certeza que, um dia, ascenderemos aos Mundos Invisíveis ou Espirituais, em apoteótica Glória. Só a Sabedoria eterna do Espírito, do Sagrado e do Divino nos pode dar essa certeza imortalista.

2.º Princípio Doutrinário:
A Natureza/Criação, Sendo o Corpo de DEUS, deve ser Amada e Respeitada:
São deveres de todos nós: admirarmos e louvarmos profundamente a Natureza, na beleza feérica do arco-íris, dos cristais e das flores, e conservarmos a pureza e a limpidez das águas das fontes, rios e mares, sem as poluirmos com os detritos artificiais, domésticos e industriais. Devemos respeitar, santamente, o reino vegetal, conservando-o nos seus elementos naturais (incendiar matas é crime gravíssimo), deixando as suas florestas intocáveis, limpas e puras, preservando as suas matas cheias de vida e os seus bosques cheios de encanto. Replantar mais jardins, pomares e florestas também é dever inalienável do ser humano. É também nosso dever respeitar amar e cuidar dos animais, amando os domésticos e velando pelos seus "habitats" naturais, e nunca caçando (crime punido carmicamente) e também não "devorando" os seus cadáveres como, tristemente, ainda tanta gente com pouca sensibilidade o faz no carnivorismo dos ditos "civilizados (que é ainda muito selvagem e "canibal", para os Sábios). Adoremos a Natureza, mas não esqueçamos que o nosso corpo físico também pertence à Natureza e requer os mesmos cuidados e outros mais, na conservação da pureza máxima da nossa vida, pelo menos nos seguintes bons hábitos: no que comemos (sem carnes, pelo menos); no que bebemos (sem bebidas alcoólicas, refrigerantes, etc.), no que respiramos (evitando a poluição do ar e o horrível e mortal tabaco); na sexualidade (sem viciosidades abusivas, sem irresponsabilidades nos compromissos e sem falta de Amor dos corações), etc.

3.º Princípio Doutrinário:
Compreensão e vivência Esotérica do ser humano face aos 7 Raios Cósmicos:
Os 7 Raios Cósmicos são modos de Manifestação ou Qualidades da Vida Divina na existência universal. E, por isso, estão em correspondência directa com as diversas virtudes do ser humano, que este há-de desenvolver ao longo de milhões de anos, em toda a sua evolução.
Eis as Virtudes dos 7 Raios a serem desenvolvidas pelos seres humanos:
1.º ) POLÍTICA PODER: Vontade, Criatividade e Unidade; Força, Coragem, Liberdade e Dinamismo...
2.º ) RELIGIÃO AMOR: Bondade, Caridade e Felicidade; Amizade, Fraternidade, Solidariedade e Paz...
3.º ) FILOSOFIA SABEDORIA: Verdade, Justiça e Discernimento; Racionalidade, Igualdade, Responsabilidade e Respeito...
4.º ) ARTE BELEZA: Estética, Harmonia e Equilíbrio; Simetria, Ritmo, Coerência e Proporcionalidade...
5.º ) CIÊNCIA CONHECIMENTO: Inteligência, Instrução e Técnica; Entendimento, Cultura, Profissionalismo e Informática...
6.º ) MISTICISMO DEVOÇÃO: Adoração, Aspiração e Idealismo; Desapego, Sensibilidade, Tranquilidade e Pacifismo...
7.º ) MAGIA RITUAL: Cerimonial, Organização e Sacerdócio; Ritualismo, Metodismo, Ordenação e Sistematização...

4.º Princípio Doutrinário:
Os campos electromagnéticos da alma humana e os 7 chacras principais:
A alma humana é um conjunto de forças electromagnéticas múltiplas que se exteriorizam continuamente sobre o corpo físico, numa relação psicossomática de vitalização permanente, através dos 7 chacras principais e dos 7 plexos nervosos, tendo o cérebro como centro de controlo psicomotor e central neurónica de bioenergia eléctrica ou bioelectricidade, que se distribui por todo o sistema nervoso e para as células em geral (especialmente para o núcleo da célula). Os chacras são vórtices ou redemoinhos de forças diversas (etéricas, astrais e mentais) por onde entra a energia vital, prana ou biomagnetismo, da vida interna, anímica, fluindo do interior para a periferia, em contínuos movimentos espiralados, ao se entrechocarem as suas energias vitais umas com as outras. São eles os canais da vitalidade, prana ou biomagnetismo Cada alma possui um nimbo de luz, maior ou menor, segundo a juventude do corpo, a saúde deste e a sua evolução espiritual. Esse halo energético é denominado, genericamente, de «aura», e a sua energia provém do interior da esfera anímica, do Plano Astral, através do nosso corpo astral ou psíquico, que a canaliza, via etérica (pelos "nadis" ou meridianos da acupunctura), para o corpo físico. Outra parte vem directamente do Sol, através da captação e acumulação da energia solar no corpo e na alma, condensando-se essas forças anímicas na periferia do corpo somático como uma réplica ou sósia do corpo denso, chamada o «núcleo da alma».

5.º Princípio Doutrinário:
Na Vivência dos Ideais da Santíssima Trindade encontra-se a Vida Superior:
A Santíssima Trindade humana e Divina:
 Princípios, Atributos, Virtudes e Expressões:
1.º Princípio: Vontade Poder Pai: Corpo Espiritual, Verbo.
Virtudes: Belo Vontade, Unidade e Criatividade; e Beleza, Força, Coragem e Liberdade...
1.º Raio Expressão: Política e Arte (extenso ao 4.º e 7.º Raios).
Sede da Vontade do Pai ou Verbo, do atributo Poder criador, espiritual ou átmico (de "Atma"), expressando-se na Política mundial (e Arte). Cor esotérica: vermelho magenta límpido (rosa forte).

2.º Princípio: Intuição Amor Filho: Corpo Intuicional, Cristo.
Virtudes: Bem Bondade, Paz e Felicidade; e Unidade, Fraternidade, Solidariedade e Amizade...
2.º Raio Expressão: Religião e Misticismo (extenso ao 6.º Raio).
Sede da Intuição do Filho ou Cristo, do atributo Amor crístico, intuicional ou búdico (de "Buddhi"), expressando-se na Religião universal (e Misticismo). Cor esotérica: Azul ciano suave ou azul celeste.

3.º Princípio: Razão Sabedoria E. Santo: Corpo Racional, Logos.
Virtudes: Vero Verdade, Justiça e Discernimento; e Racionalidade, Igualdade, Responsabilidade e Respeito...
3.º Raio Expressão: Filosofia e Ciência (extenso ao 5.º Raio).
Sede da Razão do E.Santo ou Logos, do atributo Sabedoria racional, lógica ou causal (de "Manas"), expressando-se na Filosofia cósmica (e Ciência). Cor esotérica: amarelo dourado brilhante, luminoso.

6.º Princípio Doutrinário:
A Evolução é um Processo existencial que nos encaminha para a Perfeição:
Sendo a Existência a Lei maior do Universo e da Vida cósmica de toda a Natureza, pois é a manifestação do Criador Uno, de DEUS Univérsico, há que nos harmonizarmos com o Processo existencial de toda a Criação, obedecendo aos desígnios de Deus, tentando cumprir, na máxima perfeição, o Plano Divino para as nossas vidas, que, sobretudo, visam despertar em nós o Conhecimento, o Discernimento e a Sabedoria e fazer vivermos o Amor, a Compaixão e a Fraternidade, rumo à Perfeição espiritual. Na Existência universal predominam as Forças em conflito, na luta incessante entre matéria e espírito, tentando este gradualmente emancipar-se da escravidão às formas materiais e voltar ao estado consciencial espiritual, no retorno à sua Origem divina, donde emanou toda a Natureza. Na dualidade da mente humana, no "palco" do mundo, os conflitos surgem da polarização extremada do intelecto, quando o ego intelectual, dualista, esgrimista e dicotómico não se quer submeter às determinações do Espírito, para a superação da matéria e do instinto, onde sofrem os humanos, ainda demasiado prisioneiros das fases ultrapassadas do "processus" da «Involução» e da evolução instintiva e primária do reino animal. Se o Homem se esforçar por despertar a sua Consciência, evoluindo rapidamente da matéria para o Espírito, em gloriosa ascensão espiritual, libertar-se-á mais rapidamente da roda das reencarnações e da compulsão dolorosa da Lei do Carma que o aprisiona ao sofrimento na Terra.

7.º Princípio Doutrinário:
A Lei Cósmica do Renascimento ou Palingénese rege a Natureza e o Homem:
A Lei do renascimento ou reencarnação existe para que os seres humanos cheguem, um dia, à glória do Homem perfeito. Por isso, fomos submetidos, pela Lei Maior, às reencarnações no mundo da matéria, para aprendermos, pela libertação do materialismo e a auto-realização espiritual, a encontrar os Caminhos luminosos e gloriosos da transcendência do Espírito imortal, rumo à nossa Origem divina. É preciso que ponderemos seriamente no facto de que a Terra é uma escola de almas em aprendizado nos mundos densos. E que cada vida na Terra é apenas como um dia de escola, em muitos dias do "ano lectivo" que, para a evolução do Espírito, dura e durará muitos milhões e biliões de anos, rumo à sua eterna Perfeição espiritual e divina. Quanto mais nos esforçarmos por integrarmos esta Verdade na nossa consciência e vivermos estas realidades da Vida espiritual (e espiritualizada) na nossa vida terrena, mais depressa estaremos nos Caminhos da Libertação e da Ascensão para Deus e para a suprema Bem-aventurança cósmica. O ser humano que do Ser Divino "se aproxime", na sua vida cada vez mais espiritualizada (pura, sábia e amorosa), adquire Liberdade, Bem-aventurança e Sabedoria gradualmente crescentes, "ad infinitum"..., e a sua vida, exaltada através da Via da Pureza: da Fé viva e mística, do Amor universal e incondicional e da Sabedoria metafísica e cósmica, torna-se um hino imortal de apoteótica e imarcescível Graça, Glória e Beatitude eternas. Esforcemo-nos, pois, para evoluir!

8.º Princípio Doutrinário:
Para a Libertação do Carma há que vivermos a Vida Superior, Espiritual:
Por causa da acção reflexiva e compulsória da «Lei do Carma», no seu choque de retorno pelas forças das acções boas ou más que criámos com as nossas atitudes, é que nascem cegos, surdos, deficientes, retardados mentais: esquizofrénicos, mongolóides, ciclotímicos, etc.; ou muitos sofrem agruras e traumas dentro de casais desavindos e lares desfeitos, em geral de acordo com situações de desequilíbrio, de abandonos ou de delinquências que criaram em vidas passadas. S. Paulo afirmava: «Tudo o que o homem semear, co­lherá (ou ceifará)!» Ver Gálatas, VI, 7. Igualmente os Puranas, ensinamentos sacros da antiga Índia, ensinam: «Todo o homem recolhe as consequências dos seus próprios actos». O povo português usa expressões idiomáticas com significado semelhante, como: «Quem melhor fizer a cama, melhor nela se deita»; «Não faças mal ao teu vizinho, que o teu mal vem a caminho»; «O feitiço volta-se contra o feiticeiro»; «Filho és, pai serás; assim como fizeres, assim acharás»; «Cá se fazem e cá se pagam», etc. Quando se atinge a Perfeição humana, esgota-se totalmente o carma humano, e o Ser fica além da roda da reencarnação, a não ser que queira descer ao mundo para ajudar os outros, pois, aí, ainda poderá ficar sujeito ao sofrimento e a vicissitudes das contingências da vida material. Por isso, quanto mais fizermos por amar, perdoar e ajudar o próximo, quanto mais nos esforçarmos por aprender sobre o Sagrado e sobre a Metafísica espiritual, mais rápido nos libertamos.

9.º Princípio Doutrinário:
O Homem é Ser Perfectível que evolui com Todos os Seres para a Perfeição:
   Cristo ensinou: «Sede perfeitos como perfeito é o Pai que está nos Céus!...»; «Se tiverdes Fé, haveis de fazer coisas como estas que eu faço e ainda maiores!». Costumamos afirmar: «Todas as encarnações de um Espírito são o "fio do rosário" sequencial da existência em evolução, que há-de unificar todas as suas experiências de vida na meta final da Perfeição». Portanto, a finalidade básica da reencarnação é fazer do Homem um ser perfeito, por meio dos múltiplos renascimentos na matéria, e dela aprender todas as experiências que o mundo físico lhe possa facultar. É que todos os homens, provindo, física e animicamente, através da “fieira” do reino animal, por evolução consciencial colectiva gradual, estão a caminhar em direcção à glória do Super-homem ou Homem perfeito (Homem integral, Homem cósmico, Iniciado Maior ou Mestre de Amor-Sabedoria), fase de evolução que é o prelúdio do futuro Anjo e do Arcanjo que todos viremos a ser, no futuro distante, rumo à Consciência divina. Ora, para que não sigamos o curso lentíssimo da roda das reencarnações compulsórias e dolorosas, há que vivermos os Ideais elevados das Realidades superiores da vida: científicos, filosóficos, artísticos, religiosos, metafísicos, filantrópicos e, sobretudo, Esotéricos e Iniciáticos, no estudo profundo dos Mistérios sagrados da Senda da Luz, que nos conduzirão ao Reino superominal ou dos Mestres da Sabedoria. Assim, mais rapidamente alcançaremos a meta da nossa Perfeição espiritual, que nos coroará de Glória.

10.º Princípio Doutrinário:
O Homem, criado à semelhança de Deus, tem ilimitadas potencialidades:
O ser humano, como o conhecemos, actualmente, é apenas uma "sementinha" pequenina de consciência, cujo futuro é algo demasiado grandioso e altaneiro para a maioria poder sonhar, sequer. Mas, um dia, será uma "árvore" gigantesca e imponente de Poder e Glória, de Consciência transcendental e divina, cuja grandeza unificar-se-á, cada vez mais, à do Ser Divino, que o criou. É Deus que possui as potencialidades da nossa santificação, divinização e infinitização (sempre relativa mas tendendo para o Absoluto). A parábola do Filho Pródigo, narrada por Cristo, conta-nos essa epopeia triunfal do retorno cósmico à "Casa do Pai Celestial", depois de deixada a escravidão da matéria e a roda das reencarnações, para sempre. Só uma vida muito esforçada (inicialmente, pelo menos, mas, depois, muito suave, agradável e compensatória, quando já se subiu bastante) e muito virada para o Caminho interior do auto-conhecimento espiritual, na Senda da Luz, da Iniciação e dos Mistérios imortais é que nos pode polarizar a vida nos níveis superiores da existência, em que tudo é Luz, Paz, Amor, Sabedoria, Liberdade, Plenitude e Glória eterna. «Se a semente não morrer, não dará fruto; se a semente morrer, dará fruto em abundância!» Cristo. A "semente" do ego, com todo o seu egoísmo e egocentrismo, deve "murchar" e morrer para sempre, para o mal, o instinto e o materialismo, para que a "Árvore" da Vida eterna dê muitos frutos em abundância na Consciência Transcendental da Vida cósmica.

11.º Princípio Doutrinário:
A Natureza inteira está submetida a um processo de evolução septenária:
A evolução de todos os seres da Criação universal ou sistémica (planetária, estelar, constelatória, galáctica, metagaláctica, etc.) tal como a do Homem e a do Universo, não é linear nem apenas superficial mas cíclica, espiralada e profunda, na qual a espiral evolutiva é uma resultante da interacção e intercepção dos vectores dinâmicos que regem o espaço e o tempo para darem como resultante as directrizes da Consciência em aperfeiçoamento contínuo, pois esta está a evoluir em todos os seres da Criação, no espaço e no tempo, em direcção ao Infinito, que é DEUS. «De DEUS tudo veio, por existencialização involutiva; para DEUS tudo caminha, por processamento de perfeição evolutiva». Este processar de aperfeiçoamento universal, que gera a espiral evolutiva da Consciência, manifesta-se em Ciclos maiores ou Grandes Ciclos e Subciclos menores, sempre de modo septenário. Os 7 Reinos da Natureza, do mineral ao Arcanjo estão todos submetidos a esse processamento cíclico da Consciência em evolução. O próprio Universo tem os seus Ciclos maiores (Mahamanvantaras e Mahapralayas, dizem os orientais). Quando um ser humano se esforça por "saltar" para os ciclos superiores, acelerando a sua evolução pela Iniciação espiritual, pode reduzir milhões de anos de evolução e de sofrimento na matéria. O Caminho da Luz e da Iniciação, cujos detentores do "processus" iniciático são os Mestres da Sabedoria, está hoje aberto para todos os Aspirantes e Discípulos que se esforcem por Melhorar, por Estudar e por Amar.

12.º Princípio Doutrinário:
Ingresso e Baptismos Iniciáticos feitos por Cristo e Buda em Shambhala:
Existe no Mundo a «Igreja de Pedro», católica, exotérica, exterior, vulgar, superficial, sediada no Vaticano, e existe uma «Igreja de João», de cariz esotérico, interior, iniciático e de natureza invisível, secretista, mística, metafísica e sapiencial, construída sobre o Graal da verdadeira Espiritualidade e do Eu Superior. Os Templos de Shamballa, onde se reúne a Hierarquia da G.F.B., em Areópagos ou Assembleias egrégias, são verdadeiros portais para o infinito. A ela pertenceram os mais eminentes Sábios do passado e pertencem os mais iluminados Iniciados do presente, sejam de que nação, raça ou credo forem, porque o que vale, fundamentalmente, é o que está nos seus corações, e é basicamente pela Luz dos seus Corações em flor que pertencem a essa Confraria. Sendo a Verdade do Amor-Sabedoria o díptico maior que nos eleva aos Mundos Superiores e à presença dos Mestres, podemos vir a pertencer (ou já pertencemos) a essa Igreja Mundial, interligada ao Santo Graal, à Rosacruz, à Teosofia, à Yoga, à Cabala, etc., Doutrinas sacras essencialmente identificadas com Shambhala, e tendo os seus verdadeiros Ofícios no Altar da Consciência humana. São esses Mestres os verdadeiros Sábios, Iniciados ou Iluminados da actualidade, no Mundo inteiro. Em Shambhala são feitos baptismos do Iniciandos suficientemente puros e espiritualizados, que se esforçam por aprender o sagrado e por evoluir espiritualmente, nos Caminhos da Iniciação. Cristo-Maitreya baptiza os Discípulos dos Mistérios; e Buda Gautama, o Rei do Mundo, baptiza os Instrutores e os Mestres, que estão em processo iniciático.

13.º Princípio Doutrinário:
O Caminho Iniciático da Sabedoria e a Via Mística da Pureza e do Amor:
   Todos os grandes Mestres que passaram pelo Mundo estão bem vivos e imortais. Mas há outra morte, a «Morte Iniciática», fase na nossa vida em que o ego mental e o instinto "morreram" para todas as profanidades do mundo. Só se tem acesso aos portais da Igreja Mundial de Buda e Cristo através do Real Caminho do sagrado, da Senda da Iniciação espiritual, onde a Sabedoria metafísica, esotérica, sagrada, é rei; e o Amor cósmico, universal, espiritual, é rainha. Nessa Via Maior do sagrado, e também, muitas vezes, a "Via Crucis" do sofrimento, o Peregrino da Luz deve demonstrar que é verdadeiramente fiel ao Reino espiritual do Poder, da Vontade e da Coragem; do Amor, da Bondade e do Perdão; e da Sabedoria, da Verdade e do Discernimento, atributos da Santíssima Trindade que deve desenvolver em grau elevado, antes de estar preparado para a Iniciação. A vida do candidato a Iniciado deve assumir o primado espiritual da Fé viva e mística, do Amor divino dos Corações e da Sabedoria cósmica do Espírito. E a vivência dele tem que estar liberta dos escravizantes impulsos instintivos de qualquer espécie, de todos os vícios, como os baixos desejos da sexualidade corrupta. Os desejos inferiores devem ser sublimados em aspirações superiores. As emoções devem permanecer estáveis, calmas e equilibradas, e elevadas a emoções místicas, na relação com Deus; os sentimentos e os pensamentos devem ser espiritualizados e transubstanciados, ou seja, verdadeiramente transmutados alquimicamente em Sabedoria cósmica e espiritual e em Amor incondicional, universal e divino.

14.º Princípio Doutrinário:
É a verdadeira Sabedoria da imortalidade que nos liberta do medo da morte:
Somente a Sabedoria Real da imortalidade nos pode libertar do atavismo do medo da morte, herança de milénios de evolução na ignorância e no sofrimento. Havendo inúmeras certezas científicas da imortalidade humana, como já há hoje, conforme demonstramos no livro «A Vida Além da Morte», de Aquarius-Idade de Ouro, e tendo a certeza racional e lógica, irrefragável e inabalável, de que a vida continua além da morte, há que nos prepararmos, então, para o dia da nossa partida para esses Mundos maravilhosos que nos aguardam em apoteose festiva de Bem-aventurança e Glória. Mas como nos prepararmos se não soubermos os métodos adequados e os meandros dos caminhos da evolução? Por isso há que estudarmos, o mais possível, pelo menos estas "Chaves" da Metafísica do Sagrado, há que compreendermos o nosso "cosmos" interior e há que vivermos nas Vias que nos aumentam a qualidade de vida humana e nos levam aos Portais da Vida divina. Os Evangelhos das religiões do mundo tentaram preparar a Humanidade para a sua ascensão, e todos foram necessários. Mas pertenciam a outra mentalidade, mais antiga, e a uma época diferente da do mundo actual. Há que saber e viver, então, o Novo Evangelho de Aquarius, alcançar a Nova Mentalidade da Idade de Ouro, para nos libertarmos e ajudarmos a libertar a Humanidade, aprisionada ao materialismo e ao consumismo, pois a crise fala-nos da hora apodíctica da mudança mundial para essa Mentalidade libertadora, porque só mesmo pela Verdade (Fé-Amor-Sabedoria) nos podemos libertar verdadeiramente! «Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!...» − Ensinava o Iluminado J. Cristo.


15.º Princípio Doutrinário:
A Vida extraterrestre e a Fraternidade universal do «Homem cósmico»:
Se a vida na Terra é uma constante permanente, em todos os recantos, como não seria omnipresente a vida extraterrestre no espaço sideral, cheio de portento e gloriosa criatividade? De facto, a Vida é uma realidade perene não só no Universo como em todo o Cosmos Invisível, porque a Vida mesma, em Essência, é o próprio DEUS em manifestação existencial em toda a Natureza, visível ou invisível. Os humanos, face à grandeza do Universo, mal divisam os horizontes da Vida diante do nariz, porque estão "cegos" para a maior parte dos Princípios, Leis, fenómenos e realidades da Criação universal. Está a chegar a hora de reconhecermos a nossa irmandade cósmica, a nossa Fraternidade universal para com todos os povos e raças do Universo. Está a chegar a época em que nos temos que reconhecer não apenas cidadãos da Terra mas cidadãos do Universo inteiro, pois o nosso destino evolutivo é o Caminho para o Infinito. E nenhum racismo, nem na Terra nem nos céus, nenhum separatismo, nenhuma dicotomia mental, nenhuma clivagem do ego deve existir em nós face à Vida que existe no Universo e nos Cosmos, em toda a Natureza terrestre e extraterrestre. Amor incondicional e Fraternidade universal são duas chaves da Sabedoria que nos aproximarão da Glória da Vida no espaço sideral, aonde pertencemos há milénios, e donde viemos ao descermos a este Planeta meio primitivo e selvagem. Mas não vivamos nesse primitivismo (dos vícios, por exemplo) nem nessa selvajaria (das guerras, por exemplo)!

16.º Princípio Doutrinário:
   A Problema da Sexualidade e as Energias do Sexo: Libido ou "Kundalini":
   Ao nível dos órgãos genitais há um redemoinho de energia vital, chamado chacra básico ou kundalíneo ou 7.º chacra, por onde a energia da procriação se exterioriza no mundo físico. É essa energia, denominada “libido”, pela Psicanálise, e “Kundalini”, pela Filosofia oriental, que preside à fecundação do óvulo pelo espermatozóide bem como aos ciclos mensais da mulher e a funções ou disfunções de foro ginecológico: frigidez, impotência masculina, homossexualidade, etc. Essa energia foi simbolizada e associada à alegórica Serpente que tentou Adão e Eva, metáforas de grandes mistérios que não podem nem devem ser interpretadas à letra morta, superficialista, das Escrituras. O Kundalini é uma energia muito poderosa e é a base criativa estrutural do próprio Universo. Ao subir pela coluna vertebral, essa força tremenda, altamente criadora ou destruidora, abre o chacra cardíaco, por onde se exterioriza o Amor divino (é esta a finalidade suprema do orgasmo), e, depois, o chacra coronário (no alto da cabeça), conferindo ao ser humano maior racionalidade e provocando aí a eclosão da Sabedoria divina no Homem, quando este purificou a sexualidade de todos os impulsos instintivos escravizantes, de todos os desejos eróticos exacerbados, de todas as paixões pluridireccionais e licenciosas. A energia Kundalini ou libido tem origens espirituais e natureza essencialmente divina, e é por isso que ela atrai, seduz e fascina, pois a sua "doçura" provém dos Mundos superiores do Além. O problema é que está mesclada com a instintividade do Astral Inferior.

17.º Princípio Doutrinário:
O Auto-domínio das Paixões e as Consequências na Vida Além da morte:
   Temos que aprender a controlar e a domesticar as poderosas energias da alma, e também ao nível dos órgãos genitais, para que gerem saúde e não se configurem em causa de doenças inúmeras que enfermizem e destruam o ser humano, pois a paixão sexual doentia, sórdida e escravizante, das licenciosidades devassas e orgíacas, aprisiona, enfermiza e destrói lentamente, desvitalizando o corpo, embotando o cérebro e densificando a alma. Além da morte, aqueles que não purificaram a sua sexualidade sofrem tremendas dores na promiscuidade imunda dos «vales dos sexólatras», no Baixo Astral ou Astral Inferior (Infernos). Sem a vivência na Via da pureza, da honra, da dignidade, da ética, da responsabilidade, da consciência e do Amor, ninguém se aventure demais na “epopeia” da sexualidade, pois o prazer pode sair às avessas, como drama bem doloroso de muitos sofrimentos agónicos e pungentes, no aquém e no Além! O sexo e o amor não podem nem devem ser banalizados e tratados superficial e levianamente nem maliciosa e corruptamente, como o são nesta era de devassidão libertina, de corrupção sexólatra que grassa no mundo contemporâneo de uma civilização em fragorosa derrocada da Moral. Mas não temos nada contra a sexualidade sadia e equilibrada: disciplinada, consciente, responsável, respeitadora e sobretudo amorosa e muito mais no contexto da Espiritualidade florescente e da Sabedoria eterna, para que a nossa vivência se torne, assim, autenticamente correcta, harmoniosa e vertical.

18.º Princípio Doutrinário:
Transcendência do ego humano pela Iniciação e Auto-domínio instintivo:
A mente concreta, inferior, ou intelecto, denominada «ego» e «Lúcifer», a geradora de luz (lux) falsa (a mente mente) e de pensamentos, deve ser sublimada, transcendida e espiritualizada, pois é ela a geratriz de todas as guerras das famílias e do mundo, com a sua polarização dicotómica, o separatismo, o sectarismo, o egoísmo, o egocentrismo, o narcisismo, o orgulho, a arrogância, etc. Deve tornar-se submissa ao Eu Superior (Razão: Sabedoria) e ao Cristo interno (Intuição: Amor) pelo Amor-Sabedoria universal, incondicional e divino. No conhecimento vertical, esotérico e sapiencial da alma humana encontraremos os meios correctos para elevar o padrão das nossas vidas à qualidade superior de verdadeiros Filhos da Luz, preparados para a morte (que não falhará), para a imortalidade (que não tardará) e para a Perfeição (que não se adiará). Possuindo a alma, no seu contexto astralino (corpo astral ou psíquico) instintos animais trazidos do nosso passado muito antigo, quando a alma humana evoluiu a partir do reino animal, esse lado primitivo e instintivo, denominado «a Besta do Apocalipse», o "Diabo" ou "Satanás" dentro do ser humano, «a Fera ou Monstro interno» ou «Guardião do Umbral» deve ser completamente domesticado por cada um e tornar-se «Cordeiro de Deus»: Os seus desejos devem ser sublimados em aspirações espirituais; as suas emoções, equilibradas e pacíficas; os seus sentimentos, purificados e altruísticos; e os seus pensamentos sábios, puros e espiritualizados, para que cumpramos melhor o Plano de Deus sobre a Terra.

19.º Princípio Doutrinário:
Da Comida que Comemos, da Bebida que bebemos e do ar que respiramos:
   «A Doença começa nas gastronomias dos restaurantes, que não velam pela saúde de ninguém, e acaba nos hospitais que não podem dar a cura e, às vezes, ainda enfermizam também». Do tipo e da qualidade da nossa alimentação, basicamente, dependerá a nossa saúde ou doença, como o estado do motor de um carro dependerá do combustível. Entre a matéria que compõe o nosso corpo e as energias com que são tecidas as nossas almas há uma relação ou interacção electromagnética vital (biomagnética), mais ou menos perfeita. Nesta estreita relação psicossomática, tudo o que afecta o corpo, afecta a alma e vice-versa. Assim, a comida, a bebida, a respiração e a sexualidade, bem como qualquer vício, afectam profundamente a alma e a nossa vida além da morte. Então, convém que tenhamos hábitos o mais puros possível, para que os seus benefícios nos acompanhem nessa Vida do Além. O ideal é sermos estritamente vegetarianos: não comermos carne (cadavérica) nem peixe (com ptomaínas) nem doces (o açúcar é um veneno) nem lacticínios (nenhuns) nem charcutaria (muito tóxica) nem bebermos bebidas alcoólicas, nem fumarmos, nem vivermos em abusos sexólatras e, muito menos, praticar a sexualidade sem o Amor dos corações a Luz espiritual das almas superiores que a valoriza, santifica e ilumina divinamente. Não esqueçamos o equilíbrio psicológico e espiritual da alma, pois da serenidade, pureza e elevação das suas energias dependerá profundamente a nossa saúde!

20.º Princípio Doutrinário:
Ultrapassar a problemática geral das doenças pelo Equilíbrio espiritual:
Posto que o ser humano manifesta, na Terra, a Vida e a Consciência do Ser Divino, que se tenta expressar na vida biológica e psicológica de cada ser que vive sobre o mundo, a vida de todos os seres humanos deve ser muito mais valorizada, num mundo em que as más políticas, o mercantilismo e o economicismo valorizam mais o dinheiro do que a vida humana, e em que o consumismo desenfreado destrói milhões em vidas desgraçadas, que vão ter à tristeza dos hospitais. Não é a medicina que tem nem terá as respostas exactas para a problemática da saúde e da doença, enquanto o médico não for mais um sacerdote do que um negociante, pois cada um deve aprender a ser médico da sua própria vida e da saúde autêntica. Há, no mais íntimo do Espírito humano, uma Luz divina, profundamente curadora. Se soubermos canalizá-la pela Espiritualidade superior: com Fé, Amor e Sabedoria, curaremos todas as doenças ou não ficaremos doentes, sequer. Enquanto isto não acontecer, a Humanidade viverá explorada pelo mercantilismo da Medicina, e não se livrará das doenças, facilmente. Que todos aprendam a ter uma vida pura, regrada, saudável, digna e consciente, a partir do conhecimento ontológico correcto sobre os Mistérios da alma e do Espírito humano, para que surja a Liberdade da Nova Humanidade regenerada da Era de Aquarius, transmutada na Luz da Adoração superior a Deus, no respeito profundo pela Natureza e no Amor universal pela Humanidade!

21.º Princípio Doutrinário:
Do passado instintivo e animal, selvagem e primitivo do Homem ao futuro:
   Só o Conhecimento superior, espiritual, da alma humana pode elevar os padrões da vida planetária terrestre. E é esse Conhecimento sapiencial que nos conduzirá à Perfeição, mais rapidamente. O Mestre ou Adepto da Sabedoria é aquele que encontrou essa Perfeição. Não sendo o Homem o Rei da Criação, verdadeiro Rei intelectual, espiritual e consciencial, no mundo físico, é apenas o Mestre da Sabedoria, o Homem Cósmico, o Adepto dos Mistérios, o verdadeiro Iniciado da Grande Fraternidade Branca, o Sábio do Sagrado e do Transcendente, que poucas vezes desce a este mundo tão denso da matéria, por já não precisar das suas experiências físicas, pois, ao longo de milénios de estudo, trabalho, evolução, sofrimento e Amor já as ultrapassou, tendo aprendido todas as lições que a vida terrena lhe poderia oferecer. Mas ainda desce, às vezes, por Amor, como missionário da Compaixão e do Serviço divino. Cristo, Buda, Krishna e outros grandes Mestres da Sapiência eterna eram desses Iluminados Seres de Amor-Sabedoria. Somente a divina Trilogia da Fé viva, do Amor eterno e da Sabedoria cósmica pode conduzir e harmonizar correctamente as energias da alma, para que esta se ilumine e espiritualize, libertando-se de vez da instintividade animal do homem primitivo que ainda vive no subconsciente anímico de tanta gente da civilização, para que possa eclodir a Glória do Homem Integral do futuro da Nova Humanidade da Idade de Ouro de Aquarius.

22.º Princípio Doutrinário:
Ética cósmica da futura Idade de Ouro de Aquarius e do novo paradigma:
A Ética do futuro do Planeta Terra será uma Ética profunda de Amor ao próximo, de respeito total pelo Homem e de Fraternidade universal para com toda a Humanidade, centralizada no Lema Trinitário: 1.º ) Adorar a Deus acima de todas as coisas; 2.º ) Respeitar profundamente a Natureza; 3.º ) Amar universalmente a Humanidade. «Não basta não fazermos o mal; é preciso fazermos o Bem!» disse Cristo. Se o ser humano não deve ceder demais à sua natureza instintiva e primária, mas tão-somente para suprir a vida na Terra (comida, bebida, reprodução, vestuário, etc.), e com moderação, responsabilidade e modos naturais, deve, no entanto, também superar as suas ideologias rasteiras, separatistas e preconceituosas e outras polarizações do ego mental e dedicar-se a cultivar os Ideais elevados do Espírito: do 1.º Princípio, do Poder viver com dinamismo da Vontade, ter Coragem espiritual e ser criativo na Beleza artística celestial; do 2.º Princípio, do Amor vivenciar o Amor incondicional e universal dos Corações, praticar a Caridade e a Solidariedade e conceder o Perdão e a Tolerância; do 3.º Princípio, Sabedoria buscar a Verdade e o Saber real, possuir Justiça e Piedade e despertar a Racionalidade e o Discernimento. A intuição, do Cristo interno, que é detentora do Amor Crístico e da Sabedoria cósmica deve ser o nosso Farol de Luz e de Pureza eterna; e a Lógica e o Raciocínio superior, abstracto (mais Real) e transcendente deve ser o "leme" a nortear o "barco" da nossa vida, com a Luz da Verdade, do Discernimento e da Consciência.

P a z   P r o f u n d a ! . . .

C L I C A R :


P a z   P r o f u n d a ! . . .
P. A. I. Paz, Amor, Iluminação!...

Prof. M.M.M.Astrophyl
*(Um  Sábio  de  Portugal)

1 comentário:

Anónimo disse...

Salve professor! gratidão por vossa distribuição de tesouros para nosso direcionamento neste planeta... Você possui facebook? como encontro? sejafeliznodf@gmail.com contato! Que brilhe sempre a nossa luz! namastê!

att, estudante professor