Fases Etárias da Evolução
(Fases da Evolução da Consciência)
Os 3 Conflitos da
Existência (Evolutivos):
* O «Homem» é, realmente, o maior drama da existência universal, que se processa entre os Céus e a Terra,
evoluindo no meio do conflito dos opostos, em desarmonia, enquanto não
encontrar o Caminho do Auto-conhecimento e o Reino da Paz profunda, porque, nos
Reinos abaixo dele (animal, vegetal e mineral), não há Espírito individual para
consolidar a auto-consciência; e, nos Reinos acima dele (superominal, angélico
e arcangélico), não há matéria para aprisionar a Consciência.
Toda a luta existencial do drama da evolução do Homem se resume na
conjunção entre Espírito e matéria, tentando o primeiro libertar-se da segunda
e da escravidão à forma. Mas, sem a Sabedoria do Conhecimento sagrado, espiritual,
como pode o Homem libertar-se, em verdade, se não conhece as amarras que o
prendem ao mundo, à roda da reencarnação, ao sofrimento, à tristeza e à dor? Por isso é que a Verdade nos liberta:
«Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!» − Ensinou J. Cristo.— O Conflito evolutivo entre a Matéria (física) e o Espírito (divino):
A ) Todo o drama existencial do Homem se resume, de facto, a essa luta, tão mal reconhecida pela maioria, entre Espírito e matéria. Deste lado da vida, a matéria, fútil, vive com as suas seduções ilusórias a puxar a mente e o instinto para satisfações grosseiras, doentias e escravizantes; e, do Outro Lado, o Espírito grandioso, a querer sublimar, refinar e elevar a matéria, para enobrecer a alma e edificar a Consciência.
B ) Quando Deus se existencializou nos vários
Planos Cósmicos ou Mundos Espirituais, só havia, no início, Espírito sem matéria, no Cosmos. Do Espírito Macrocósmico todos os mundos se manifestaram, por
abaixamento vibratório, saindo todos uns dos outros, por condensação atómica. Depois, as almas
colectivas (energético-mentais) individualizaram-se em seres humanos, a partir
do Reino animal, à procura da sua auto-consciência.
C ) No actual Ciclo evolutivo,
da espiral da Evolução planetária, processa-se o
retorno existencial do "Filho Pródigo" (da parábola de Cristo),
denominado «Homem», à Casa do Pai Celestial. Mas, para que tal aconteça, é
preciso que o Ser humano se reconheça Espírito e que retorne, pela Perfeição
espiritual ou Consciência cósmica, à sua Origem Divina, donde proveio e, assim,
se liberte do materialismo, para sempre.
2.º Conflito Existencial:
— O Conflito Ético entre o Instinto (animal) e a Intuição (espiritual):
A ) Tendo o ser humano as suas raízes evolutivas centralizadas na esfera do Reino animal, donde proveio por evolução filogenética: biogenética e psicogenética, isto é, relativamente ao corpo e à alma, possui nos subterrâneos do subconsciente, ou seja, na intimidade do corpo astral ou psíquico, os seus instintos ferozes mais ou menos domesticados, segundo o esforço evolutivo que fez em vidas anteriores, rumo à Perfeição.
— O Conflito Ético entre o Instinto (animal) e a Intuição (espiritual):
A ) Tendo o ser humano as suas raízes evolutivas centralizadas na esfera do Reino animal, donde proveio por evolução filogenética: biogenética e psicogenética, isto é, relativamente ao corpo e à alma, possui nos subterrâneos do subconsciente, ou seja, na intimidade do corpo astral ou psíquico, os seus instintos ferozes mais ou menos domesticados, segundo o esforço evolutivo que fez em vidas anteriores, rumo à Perfeição.
B ) Se ainda vive
no primarismo selvagem do seu passado animalizado, é como "lobo"
feroz, embora disfarçado com "pele de cordeiro", nos "civilizados" tão selvagens
da civilização tão
"envernizada", mas tosca, do mundo. Porém, não deixa de ser o monstro
primitivo, sem freio na ferocidade
primária e instintiva. É por isso que se revolta, odeia, mata, rouba, tortura impiedosamente, sem a
sensibilidade elevada do Amor do Coração.
C ) Se o instinto, em vez de Besta apocalíptica,
se torna «Cordeiro de Deus», ao servir o Cristo interno da Intuição, do Amor angélico: espiritual, incondicional e divino, então liberta-se num Homem novo, regenerado e redimido de todos os crimes e erros cármicos, e a Lei divina glorifica-o, terminando com a roda dos renascimentos obrigatórios e dolorosos a que o carma-débito o tinha prendido, na ignorância instintiva do seu passado selvagem.
3.º Conflito Existencial:
— O Conflito Consciencial (Ontológico) do ego humano e do Eu Superior:
A ) O ego humano é a mente analítica, o intelecto
egocêntrico, dicotómico, dualista, separatista, duvidoso e esgrimista. O Eu Superior
é a Razão Espiritual, o Superego, o Ser Real, a Mente Abstracta, o
Espírito Santo, a Centelha Imortal, o Princípio Causal, a nossa Essência
Eterna. A Felicidade, em vão buscada apenas nas conjunturas do materialismo, é,
em Verdade, um estado de harmonia ética e sapiencial do ego humano com o Eu divino.
B ) Na procura da Vida
superior, rumo à nossa Glória espiritual, tem de haver uma entrega
incondicional do ego à vontade soberana do Eu, pois ambos fazem parte
indissociável do nosso cosmos interior, do Ser que somos. Sem a vivência na
nobreza, na honra e na ética das qualidades da alma não é possível encontrar-se
a autêntica Liberdade, pois esta é
reflexo dessa vivência elevada nos atributos espirituais superiores do Eu Maior.
C ) Por isso, para que o ser
humano encontre os Caminhos da Iniciação, na Senda da Luz, do Amor e da
Sabedoria, o ego mental humano deve estar bem alinhado com o Eu Superior,
através duma vida correcta e espiritualizada, nos Ideais Superiores: da Fé viva, do Amor divino, da Pureza interior, da Sabedoria eterna, da Beleza
cósmica e de todas as Virtudes elevadas, na busca de Deus, acima de todas as coisas, e da Perfeição.
* Não esqueçamos que todo o processo evolutivo mais precário, horizontal, materialista, da evolução instintiva e primária, se resume, em linhas gerais, à maior escravidão aos instintos grosseiros do materialismo, nos baixos, insalubres e escravizantes desejos viciosos, às desequilibradas emoções, aos sentimentos egocêntricos e aos pensamentos fúteis, maléficos e egoísticos, que configuram as ideologias rasteiras e mesquinhas daqueles que não são evoluídos, espiritualmente.
Ao contrário, o que eleva, ilumina e liberta o Homem são os Ideais nobres e elevados, na Espiritualidade florescente: Ideal da Fé viva, da busca do Sagrado, do caminho da Pureza, do Amor incondicional, do senso de Fraternidade, do sentido de Igualdade, da filantropia da Solidariedade, da ética do Respeito, do cumprimento do Dever, da tónica da Justiça, da noção de Responsabilidade, do espírito de Liberdade, da valorização da Virtude, da Sabedoria sagrada, da Verdade eterna, da Racionalidade lógica, da certeza da Imortalidade.
Os 3 Factores Apriorísticos
(Trilogia da Adoração Mística)
* Por «factores apriorísticos» entendemos os factores vivenciais fundamentais que devemos procurar viver, de modo "a priori" ou com prioridade máxima, enquanto a Vida nos quiser no Aquém, antes de nos levar para o Além, um dia, para que, ao vivermos aqui esses Ideais maiores, puros, nobres, elevados e espirituais, nos tornemos Seres supremamente felizes, em divindade real, nesses Mundos gloriosos de Luz e Felicidade que nos aguardam, na Vida cósmica além da morte. Por isso, para maior compreensão e vivência desses Ideais, leia-se: «22: A Nova Mentalidade Mundial».
1.º ) Primeiro Factor
Apriorístico:
Fé viva e Adoração mística — Adorar a Deus acima de todas as coisas e seres:
A ) Amar, adorar e servir a Deus, acima de todas as
coisas — e mesmo acima de todos os seres, e muito mais acima das paixões
terrestres —, tentando harmonizar-nos, maximamente, com o Plano de Luz, de
Sabedoria e de Amor do Ser Divino, esforçando-nos por cumprir sempre, com
responsabilidade, honra e dignidade, nos caminhos do Bem, a Sua Vontade
soberana, os Seus desígnios sacrossantos e a Sua Lei de Justiça indefectível.
Sem este culto superior de Fé viva e mística, não é possível cumprirmos, fiel e
correctamente, o Plano de vida que nos trouxe ao mundo.
B ) Para possuirmos essa Fé viva é necessário que
tenhamos o Conhecimento de uma Teogonia verdadeira, esotérica e teosófica, e
compreendamos, sapiencialmente, no máximo que nos é possível, o que é DEUS, o
Princípio Único, Realidade Suprema e Espírito Oceânico,
o Ser Absoluto, Infinito e Eterno. DEUS é a Consciência Macrocósmica
omnipotente, omnisciente e omnipresente no espaço, no tempo e na consciência de
todos os Seres da Criação; é o Princípio benéfico essencial e o Criador de toda
a Natureza visível (Universo) e invisível (Cosmos), nas quais é imanente.
C ) Para chegarmos a essa Fé Superior, é necessário
procurarmos a Via da Pureza, que é a Senda Mística da Iniciação nos Mistérios
sagrados da Sabedoria eterna do Espírito imortal. A vivência de uma Ética
superior que essa pureza espiritual e material nos confere torna-se
imprescindível, para que a iluminação da alma nos sintonize e eleve vibratoriamente
a Planos cósmicos superiores. Se o mal é ignorância do ego mental e escravidão
aos instintos da animalidade, que nos formou no passado remoto, o Bem é a
condição nobre da libertação da alma, que nos divinizará no futuro distante, na
Perfeição.
2.º ) Segundo Factor
Apriorístico:
Amor universal e Respeito sagrado — Respeitar profundamente toda a Natureza:
A ) Respeitar e purificar a Natureza,
com profundo Amor e Respeito, amando e cuidando da Mãe-Terra com santa devoção;
respeitar e velar, também, pela purificação da saúde do nosso corpo, já que
este pertence à Natureza, purificando-o numa vida pura, correcta, equilibrada,
regrada e saudável. O nosso corpo, tal como o Universo, que é o Corpo
físico de DEUS, é uma obra-prima da Criação. Por isso, deve ser cuidado com
esmero, respeitado com santidade e tratado com devoção, com profunda reverência
e carinhoso desvelo, como instrumento de Deus na Terra, fluindo através de nós.
B ) A Natureza é, de facto, o
Corpo macrocósmico de DEUS. Por isso, respeitemo-la, amemo-la e adoremo-la profundamente!
Se a violentarmos, na destruição das matas, no incêndio das florestas, na
poluição negligente, na caça desportiva, na exploração desenfreada, etc.,
teremos de pagar caro esses abusos e desrespeitos, em muitas vidas futuras. Para sentirmos Amor superior à Natureza,
devemos viver a Doutrina do Coração, na vivência pura do Amor incondicional e
universal de «Cristo»: da Intuição (Cristo interno), donde vêm os elevados
princípios éticos, as noções profundas do Bem e o senso da Bondade superior.
C ) O Amor não é aquilo que a
maioria pensa e sabe, embora todos compreendam que o amor de mãe (ou de um
verdadeiro pai) se aproxima desse Ideal de Amor espiritual e transcendente que
só o Mestre da Sabedoria eterna compreende e vive, em plenitude. É por isso que
a Luz poderosa do Amor de Cristo, de Maria, de Krishna, de Lakshmi ou de Buda
galvaniza milhões, no mundo inteiro. O Amor superior está muito acima do
instinto dos desejos das paixões; não é uma emoção passageira nem é um sentimentalismo
banal, mas é uma Luz divina da alma aberta em flor ao Sol do Espírito.
3.º ) Terceiro Factor
Apriorístico:
Sabedoria cósmica e busca da Verdade — Amar universalmente a Humanidade:
A ) Devemos procurar a Sabedoria
da Verdade do Espírito, no estudo constante e esotérico do sagrado, para que
nos chegue a Sapiência que o Amor transcendente confere e possamos, assim,
ajudar a Humanidade como uma família, ampará-la e auxiliá-la na sua evolução
espiritual, levando-lhe o esclarecimento das realidades eternas da Vida
Imortal, e ajudando-a na minoração do sofrimento. Sem esta solidariedade social
da Sabedoria e do Amor eterno, ninguém pode ser verdadeiramente feliz, pois o
Amor a Deus e o Amor ao próximo são as bases fundamentais da real Felicidade
humana.
B ) O Homem, à semelhança de
Deus, é um ser essencialmente trino e imortal, na trindade de corpo, alma e
Espírito, e a sua identidade real é a Essência profunda do Espírito, emanação
directa do Sol Espiritual, Centelha divina em evolução consciencial para Deus,
que o emanou, por Amor. Por isso, todo o ser humano é de origem divina, pois o
plano de fundo da sua consciência é a consciência colectiva da Divindade,
contendo, em estado latente, embrionário, as faculdades e poderes, qualidades e
virtudes, conhecimentos e sabedoria que atribuímos a Deus, tal como a semente
tem a árvore em potencial.
C ) Quem quiser conhecer os Mistérios do Espírito,
na sua Consciência, deve procurar uma vida de recolhimento e interiorização, na
Penetração no Silêncio sagrado da sua alma, pela meditação, estudo, preces,
música, virtudes, vegetarianismo, etc., para o encontro com o Divino. As
potencialidades interiores desenvolvem-se gradualmente através de uma evolução
consciencial. Sem essas condições, oriundas de uma sadia vivência na Fé viva,
no Amor espiritual e na Sabedoria cósmica, a vida degrada-se e definha, a saúde
se corrompe e esvai e o ser humano enfermiza-se e fenece, e torna-se infeliz.
Os 5 Serviços devocionais do Fiel Discípulo da Verdade:
1.º ) Trabalha no mundo,
sem descanso, para ajudar a Humanidade!
2.º ) Serve na alma, sem
desistir, o Plano de Deus e da Hierarquia!
3.º ) Ama no Coração,
universalmente, tudo o que existe na Natureza!
4.º ) Estuda no Espírito,
com dedicação e amor profundo à Verdade!
5.º ) Ora, no silêncio, a cada
momento, para que o Divino Se te revele!
*
O Espírito possui criatividade; a Criatividade cria beleza; a Beleza conduz ao
amor; o Amor confere
sabedoria; a Sabedoria expressa inteligência; e a Inteligência organiza a matéria.
*
Os fortes não são os que guerreiam, com o instinto exaltado na violência e na
agressividade, mas aqueles que preferem combater, pelo Espírito, em benevolência e caridade.
*
A vida primitiva e selvagem do homem de instintos é um triste primitivismo das origens animais; a vida sábia e santa do Homem de Espírito é um glorioso regresso às suas Origens Divinais.
*
Só o Amor perfeito e com todos universalmente solidário e, às vezes, também
humanamente
solitário,
pode
expulsar das nossas almas todo o baixo
impulso, instintivo e primário.
*
Apressa a tua alma na corrente da evolução, porque a vida divina clama, dentro
de ti mesmo, a cada momento, por mais e maior crescente eclodir de constante
perfeição!
* O Amor ao próximo pode tornar-nos príncipes da paz e da
harmonia; mas só o Saber do sagrado nos pode converter
em verdadeiros reis gloriosos do Espírito e da Sabedoria.
*
Progresso é transformação exterior das coisas, no palco do mundo; evolução é
auto-transmutação interior de nós mesmos,
rumo à divindade do nosso Ser profundo.
*
Quando a Consciência do
Espírito Divino se exterioriza, por involução, na matéria, diversifica-se na
multiplicidade das formas, em múltiplas envolvências; quando a Vida Divina recolhe todas as formas, os seres se unificam na
igualdade perfeita e unitária das Consciências.
P a z P r o f u n d a ! . . .
C L I C A R :
P. A. I. − Paz, Amor, Iluminação!...
Prof. M.M.M.Astrophyl
*(Um Sábio
de Portugal)
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