sábado, 22 de maio de 2021

21: As Fases Etárias da Evolução

Fases Etárias da Evolução

(Fases da Evolução da Consciência)



  Os 3 Conflitos da Existência (Evolutivos):


* O «Homem» é, realmente, o maior drama da existência universal, que se processa entre os Céus e a Terra, evoluindo no meio do conflito dos opostos, em desarmonia, enquanto não encontrar o Caminho do Auto-conhecimento e o Reino da Paz profunda, porque, nos Reinos abaixo dele (animal, vegetal e mineral), não há Espírito individual para consolidar a auto-consciência; e, nos Reinos acima dele (superominal, angélico e arcangélico), não há matéria para aprisionar a Consciência.
   Toda a luta existencial do drama da evolução do Homem se resume na conjunção entre Espírito e matéria, tentando o primeiro libertar-se da segunda e da escravidão à forma. Mas, sem a Sabedoria do Conhecimento sagrado, espiritual, como pode o Homem libertar-se, em verdade, se não conhece as amarras que o prendem ao mundo, à roda da reencarnação, ao sofrimento, à tristeza e à dor? Por isso é que a Verdade nos liberta: «Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!»  Ensinou J. Cristo.

      1.º Conflito Existencial:

  O Conflito evolutivo entre a Matéria (física) e o Espírito (divino):

     A ) Todo o drama existencial do Homem se resume, de facto, a essa luta, tão mal reconhecida pela maioria, entre Espírito e matéria. Deste lado da vida, a matéria, fútil, vive com as suas seduções ilusórias a puxar a mente e o instinto para satisfações grosseiras, doentias e escravizantes; e, do Outro Lado, o Espírito grandioso, a querer sublimar, refinar e elevar a matéria, para enobrecer a alma e edificar a Consciência.
B ) Quando Deus se existencializou nos vários Planos Cósmicos ou Mundos Espirituais, só havia, no início, Espírito sem matéria, no Cosmos. Do Espírito Macrocósmico todos os mundos se manifestaram, por abaixamento vibratório, saindo todos uns dos outros, por condensação atómica. Depois, as almas colectivas (energético-mentais) individualizaram-se em seres humanos, a partir do Reino animal, à procura da sua auto-consciência.
C ) No actual Ciclo evolutivo, da espiral da Evolução planetária, processa-se o retorno existencial do "Filho Pródigo" (da parábola de Cristo), denominado «Homem», à Casa do Pai Celestial. Mas, para que tal aconteça, é preciso que o Ser humano se reconheça Espírito e que retorne, pela Perfeição espiritual ou Consciência cósmica, à sua Origem Divina, donde proveio e, assim, se liberte do materialismo, para sempre.

      2.º Conflito Existencial:

  O Conflito Ético entre o Instinto (animal) e a Intuição (espiritual):

     A ) Tendo o ser humano as suas raízes evolutivas centralizadas na esfera do Reino animal, donde proveio por evolução filogenética: biogenética e psicogenética, isto é, relativamente ao corpo e à alma, possui nos subterrâneos do subconsciente, ou seja, na intimidade do corpo astral ou psíquico, os seus instintos ferozes mais ou menos domesticados, segundo o esforço evolutivo que fez em vidas anteriores, rumo à Perfeição.
B ) Se ainda vive no primarismo selvagem do seu passado animalizado, é como "lobo" feroz, embora disfarçado com "pele de cordeiro", nos "civilizados" tão selvagens da civilização tão "envernizada", mas tosca, do mundo. Porém, não deixa de ser o monstro primitivo, sem freio na ferocidade primária e instintiva. É por isso que se revolta, odeia, mata, rouba, tortura impiedosamente, sem a sensibilidade elevada do Amor do Coração.
C ) Se o instinto, em vez de Besta apocalíptica, se torna «Cordeiro de Deus», ao servir o Cristo interno da Intuição, do Amor angélico: espiritual, incondicional e divino, então liberta-se num Homem novo, regenerado e redimido de todos os crimes e erros cármicos, e a Lei divina glorifica-o, terminando com a roda dos renascimentos obrigatórios e dolorosos a que o carma-débito o tinha prendido, na ignorância instintiva do seu passado selvagem.

     3.º Conflito Existencial:

  O Conflito Consciencial (Ontológico) do ego humano e do Eu Superior:

   A ) O ego humano é a mente analítica, o intelecto egocêntrico, dicotómico, dualista, separatista, duvidoso e esgrimista. O Eu Superior é a Razão Espiritual, o Superego, o Ser Real, a Mente Abstracta, o Espírito Santo, a Centelha Imortal, o Princípio Causal, a nossa Essência Eterna. A Felicidade, em vão buscada apenas nas conjunturas do materialismo, é, em Verdade, um estado de harmonia ética e sapiencial do ego humano com o Eu divino.
 B ) Na procura da Vida superior, rumo à nossa Glória espiritual, tem de haver uma entrega incondicional do ego à vontade soberana do Eu, pois ambos fazem parte indissociável do nosso cosmos interior, do Ser que somos. Sem a vivência na nobreza, na honra e na ética das qualidades da alma não é possível encontrar-se a autêntica Liberdade, pois esta é reflexo dessa vivência elevada nos atributos espirituais superiores do Eu Maior.
C ) Por isso, para que o ser humano encontre os Caminhos da Iniciação, na Senda da Luz, do Amor e da Sabedoria, o ego mental humano deve estar bem alinhado com o Eu Superior, através duma vida correcta e espiritualizada, nos Ideais Superiores: da viva, do Amor divino, da Pureza interior, da Sabedoria eterna, da Beleza cósmica e de todas as Virtudes elevadas, na busca de Deus, acima de todas as coisas, e da Perfeição.

   
* Não esqueçamos que todo o processo evolutivo mais precário, horizontal, materialista, da evolução instintiva e primária, se resume, em linhas gerais, à maior escravidão aos instintos grosseiros do materialismo, nos baixos, insalubres e escravizantes desejos viciosos, às desequilibradas emoções, aos sentimentos egocêntricos e aos pensamentos fúteis, maléficos e egoísticos, que configuram as ideologias rasteiras e mesquinhas daqueles que não são evoluídos, espiritualmente.

    Ao contrário, o que eleva, ilumina e liberta o Homem são os Ideais nobres e elevados, na Espiritualidade florescente: Ideal da Fé viva, da busca do Sagrado, do caminho da Pureza, do Amor incondicional, do senso de Fraternidade, do sentido de Igualdade, da filantropia da Solidariedade, da ética do Respeito, do cumprimento do Dever, da tónica da Justiça, da noção de Responsabilidade, do espírito de Liberdade, da valorização da Virtude, da Sabedoria sagrada, da Verdade eterna, da Racionalidade lógica, da certeza da Imortalidade.




Os 3 Factores Apriorísticos

(Trilogia da Adoração Mística)



* Por «factores apriorísticos» entendemos os factores vivenciais fundamentais que devemos procurar viver, de modo "a priori" ou com prioridade máxima, enquanto a Vida nos quiser no Aquém, antes de nos levar para o Além, um dia, para que, ao vivermos aqui esses Ideais maiores, puros, nobres, elevados e espirituais, nos tornemos Seres supremamente felizes, em divindade real, nesses Mundos gloriosos de Luz e Felicidade que nos aguardam, na Vida cósmica além da morte. Por isso, para maior compreensão e vivência desses Ideais, leia-se: «22: A Nova Mentalidade Mundial».


1.º ) Primeiro Factor Apriorístico:
Fé viva e Adoração mística — Adorar a Deus acima de todas as coisas e seres:
A ) Amar, adorar e servir a Deus, acima de todas as coisas — e mesmo acima de todos os seres, e muito mais acima das paixões terrestres —, tentando harmonizar-nos, maximamente, com o Plano de Luz, de Sabedoria e de Amor do Ser Divino, esforçando-nos por cumprir sempre, com responsabilidade, honra e dignidade, nos caminhos do Bem, a Sua Vontade soberana, os Seus desígnios sacrossantos e a Sua Lei de Justiça indefectível. Sem este culto superior de Fé viva e mística, não é possível cumprirmos, fiel e correctamente, o Plano de vida que nos trouxe ao mundo.
B ) Para possuirmos essa Fé viva é necessário que tenhamos o Conhecimento de uma Teogonia verdadeira, esotérica e teosófica, e compreendamos, sapiencialmente, no máximo que nos é possível, o que é DEUS, o Princípio Único, Realidade Suprema e Espírito Oceânico, o Ser Absoluto, Infinito e Eterno. DEUS é a Consciência Macrocósmica omnipotente, omnisciente e omnipresente no espaço, no tempo e na consciência de todos os Seres da Criação; é o Princípio benéfico essencial e o Criador de toda a Natureza visível (Universo) e invisível (Cosmos), nas quais é imanente.
C ) Para chegarmos a essa Fé Superior, é necessário procurarmos a Via da Pureza, que é a Senda Mística da Iniciação nos Mistérios sagrados da Sabedoria eterna do Espírito imortal. A vivência de uma Ética superior que essa pureza espiritual e material nos confere torna-se imprescindível, para que a iluminação da alma nos sintonize e eleve vibratoriamente a Planos cósmicos superiores. Se o mal é ignorância do ego mental e escravidão aos instintos da animalidade, que nos formou no passado remoto, o Bem é a condição nobre da libertação da alma, que nos divinizará no futuro distante, na Perfeição.

2.º ) Segundo Factor Apriorístico:
Amor universal e Respeito sagrado Respeitar profundamente toda a Natureza:
A ) Respeitar e purificar a Natureza, com profundo Amor e Respeito, amando e cuidando da Mãe-Terra com santa devoção; respeitar e velar, também, pela purificação da saúde do nosso corpo, já que este pertence à Natureza, purificando-o numa vida pura, correcta, equilibrada, regrada e saudável. O nosso corpo, tal como o Universo, que é o Corpo físico de DEUS, é uma obra-prima da Criação. Por isso, deve ser cuidado com esmero, respeitado com santidade e tratado com devoção, com profunda reverência e carinhoso desvelo, como instrumento de Deus na Terra, fluindo através de nós.
B ) A Natureza é, de facto, o Corpo macrocósmico de DEUS. Por isso, respeitemo-la, amemo-la e adoremo-la profundamente! Se a violentarmos, na destruição das matas, no incêndio das florestas, na poluição negligente, na caça desportiva, na exploração desenfreada, etc., teremos de pagar caro esses abusos e desrespeitos, em muitas vidas futuras. Para sentirmos Amor superior à Natureza, devemos viver a Doutrina do Coração, na vivência pura do Amor incondicional e universal de «Cristo»: da Intuição (Cristo interno), donde vêm os elevados princípios éticos, as noções profundas do Bem e o senso da Bondade superior.
C ) O Amor não é aquilo que a maioria pensa e sabe, embora todos compreendam que o amor de mãe (ou de um verdadeiro pai) se aproxima desse Ideal de Amor espiritual e transcendente que só o Mestre da Sabedoria eterna compreende e vive, em plenitude. É por isso que a Luz poderosa do Amor de Cristo, de Maria, de Krishna, de Lakshmi ou de Buda galvaniza milhões, no mundo inteiro. O Amor superior está muito acima do instinto dos desejos das paixões; não é uma emoção passageira nem é um sentimentalismo banal, mas é uma Luz divina da alma aberta em flor ao Sol do Espírito.

   3.º ) Terceiro Factor Apriorístico:
Sabedoria cósmica e busca da Verdade — Amar universalmente a Humanidade:
A ) Devemos procurar a Sabedoria da Verdade do Espírito, no estudo constante e esotérico do sagrado, para que nos chegue a Sapiência que o Amor transcendente confere e possamos, assim, ajudar a Humanidade como uma família, ampará-la e auxiliá-la na sua evolução espiritual, levando-lhe o esclarecimento das realidades eternas da Vida Imortal, e ajudando-a na minoração do sofrimento. Sem esta solidariedade social da Sabedoria e do Amor eterno, ninguém pode ser verdadeiramente feliz, pois o Amor a Deus e o Amor ao próximo são as bases fundamentais da real Felicidade humana.
B ) O Homem, à semelhança de Deus, é um ser essencialmente trino e imortal, na trindade de corpo, alma e Espírito, e a sua identidade real é a Essência profunda do Espírito, emanação directa do Sol Espiritual, Centelha divina em evolução consciencial para Deus, que o emanou, por Amor. Por isso, todo o ser humano é de origem divina, pois o plano de fundo da sua consciência é a consciência colectiva da Divindade, contendo, em estado latente, embrionário, as faculdades e poderes, qualidades e virtudes, conhecimentos e sabedoria que atribuímos a Deus, tal como a semente tem a árvore em potencial.
C ) Quem quiser conhecer os Mistérios do Espírito, na sua Consciência, deve procurar uma vida de recolhimento e interiorização, na Penetração no Silêncio sagrado da sua alma, pela meditação, estudo, preces, música, virtudes, vegetarianismo, etc., para o encontro com o Divino. As potencialidades interiores desenvolvem-se gradualmente através de uma evolução consciencial. Sem essas condições, oriundas de uma sadia vivência na Fé viva, no Amor espiritual e na Sabedoria cósmica, a vida degrada-se e definha, a saúde se corrompe e esvai e o ser humano enfermiza-se e fenece, e torna-se infeliz.
Os 5 Serviços devocionais do Fiel Discípulo da Verdade:
1.º ) Trabalha no mundo, sem descanso, para ajudar a Humanidade!
2.º ) Serve na alma, sem desistir, o Plano de Deus e da Hierarquia!
3.º ) Ama no Coração, universalmente, tudo o que existe na Natureza!
4.º ) Estuda no Espírito, com dedicação e amor profundo à Verdade!
5.º ) Ora, no silêncio, a cada momento, para que o Divino Se te revele!


* O Espírito possui criatividade; a Criatividade cria beleza; a Beleza conduz ao amor; o Amor confere sabedoria; a Sabedoria expressa inteligência; e a Inteligência organiza a matéria.
* Os fortes não são os que guerreiam, com o instinto exaltado na violência e na agressividade, mas aqueles que preferem combater, pelo Espírito, em benevolência e caridade.
* A vida primitiva e selvagem do homem de instintos é um triste primitivismo das origens animais; a vida sábia e santa do Homem de Espírito é um glorioso regresso às suas Origens Divinais.
* Só o Amor perfeito e com todos universalmente solidário e, às vezes, também humanamente solitário, pode expulsar das nossas almas todo o baixo impulso, instintivo e primário.
* Apressa a tua alma na corrente da evolução, porque a vida divina clama, dentro de ti mesmo, a cada momento, por mais e maior crescente eclodir de constante perfeição!
* O Amor ao próximo pode tornar-nos príncipes da paz e da harmonia; mas só o Saber do sagrado nos pode converter em verdadeiros reis gloriosos do Espírito e da Sabedoria.
* Progresso é transformação exterior das coisas, no palco do mundo; evolução é auto-transmutação interior de nós mesmos, rumo à divindade do nosso Ser profundo.
* Quando a Consciência do Espírito Divino se exterioriza, por involução, na matéria, diversifica-se na multiplicidade das formas, em múltiplas envolvências; quando a Vida Divina recolhe todas as formas, os seres se unificam na igualdade perfeita e unitária das Consciências.
    P a z   P r o f u n d a ! . . .

C L I C A R :


P. A. I. Paz, Amor, Iluminação!...

Prof. M.M.M.Astrophyl
*(Um  Sábio  de  Portugal)

Sem comentários: