sábado, 22 de maio de 2021

05: Os Sete Mundos Espirituais

Os 7 Mundos Espirituais

(Os 7 Planos Dimensionais)



      




Curiosamente, muitos povos meio primitivos sabiam mais dos Planos Cósmicos, Universos Dimensionais ou Mundos Invisíveis do que a orgulhosa Ciência contemporânea, que deles nada sabe ainda, oficialmente, com real propriedade. Diante destas verdades, dos sete ou nove Céus, que até a mais genuína Sabedoria confirma "de visu" ("visto com os próprios olhos"... clarividentes, porque os verdadeiros Sábios, em geral, tornaram-se poderosos clarividentes dos Mundos Celestiais) ou que a mais elevada Tradição sagrada do mundo consagra, o conhecimento académico torna-se bem linear, empírico e deficitário.
Conforme se pode ler na Diciopédia 2010, da Porto Editora:
«O Céu pode ainda ser subdividido em muitos céus, sete ou nove, o que acontece tanto no budismo como no islamismo e em muitas filosofias orientais e ocidentais. Também os povos pré-colombianos do actual México acreditavam na existência de nove céus representados nos degraus das suas pirâmides e igual número de mundos inferiores... Em África, existem etnias que defendem a existência de sete céus onde habitam deuses, génios, as almas dos homens e dos animais».
(Céu. In Diciopédia 2010 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2009. ISBN: 978-972-0-65265-2)
Eis alguns apontamentos do livro: «A Vida Além da Morte», a ser publicado brevemente:

Com propriedade afirmaríamos: «O Céu é uma imensa caixa de ressonância mágica, no Espaço macrocósmico, de todos os ecos das almas puras, provindos da Terra para o infinito do espaço cósmico». É frequente falar-se no Plano Astral ao se mencionar o Outro Mundo, para onde iremos viver após a morte. Muitos se esquecem ou não sabem que também existem outros Planos Cósmicos ou Mundos espirituais superiores, alguns deles muito além do Plano Astral, Mundos de Glória e de Bem-aventurança completamente inefáveis, indescritíveis para as lineares concepções vulgares do pensamento elementar dos seres humanos, em geral.
O Mundo Astral é apenas o Plano dimensional que vem a seguir ao mundo físico, Mundo, aliás, também pertencente aos animais, pois estes também têm aí a sua existência após a morte. Os animais não são máquinas vivas. Negar a alma aos animais é negar o seu amor (sentimentos) e a sua inteligência (pensamentos) que, às vezes, nos maravilham. Porém, acima do Plano Astral há muitos outros Mundos Espirituais de Existência, que passaremos a considerar a seguir, em síntese. Cristo ensinava, sabiamente: «Na Casa do meu Pai há muitas Moradas!».
Também Mahatma Gandhi, o grande estadista indiano, na sua pura e luminosa intuição, dizia: «Na casa de Deus há muitas residências, e todas elas são igualmente sagradas!». E repare-se, curiosamente, que até o profeta do Islão (maometanismo), Maomé, mais ou menos limitado ao dogmatismo da religião convencional, dá "uma palmada" na ingenuidade do catolicismo que, em geral, nunca falou dos 7 Mundos ou 7 Céus, pelo menos como Ensinamento dado ao vulgo laical dos seus fiéis. Maomé disse: «Vós não sabeis como Alá criou os 7 Céus, um sobre o outro?...», Alcorão, Noé, 71.15.
Especifiquemos melhor o Esquema septenário dos Mundos Espirituais. Temos falado no Plano Astral e aludimos também a outros Mundos superiores que estão além do Astral. A Natureza, em todo o seu contexto visível e invisível é um vasto “teclado cósmico” de faixas de frequência de forças múltiplas, organizadas septenariamente num Esquema Criacional de 7 Mundos Espirituais. Estes são apenas os 7 Planos cósmicos do 7.º Nível da Natureza  e o mais baixo, conjunto que, com mais 6 Níveis, configuram os 7 Planos macrocósmicos, numa complexidade fantástica que não cabe nem de leve nas dimensões tão limitadas e nos propósitos destes apontamentos superficiais.
Na Verdade a Natureza foi criada pelo Ser Divino numa estrutura de 7 Planos Macrocósmicos, estando cada um deles, à semelhança do Plano Astral, subdividido em 7 Subplanos ou 7 níveis menores de Forças que constituem, cada um também, um Mundo ou dimensão de vida para muitos seres diversos que habitam esses planos. Cada um desses Subplanos macrocósmicos constitui aquilo que é denominado geralmente, em esoterismo, de um «Plano Cósmico» ou Mundo Espiritual, da linguagem vulgar. Cada um destes, por sua vez, também está subdividido em 7 Regiões distintas, constituindo, cada uma delas, um verdadeiro Mundo ou “habitat” de várias formas de vida, numa grande multiplicidade de seres que nele habitam, aprendem e evoluem.
Podemos comparar, por correlação, os 7 Planos Cósmicos desse “teclado de forças” da Natureza, desse espectro vibratório e substancial septenário de todo o Cosmos, como se fossem oitavas de um órgão ou piano, em escalas septenárias cada vez mais elevadas (no teclado: do Dó ao Si, retornando aos Dós em oitavas superiores), à medida que nos aproximamos da Essência Divina, e cada vez mais baixas na medida em que nos aproximamos da matéria densa  Essência Divina e matéria física que são os extremos do "espectro" de substâncias ou hipóstases de toda a Natureza, manifestada dos mundos invisíveis ao mundo visível.
Poderemos referir, sinteticamente, os Sete Mundos Espirituais:
1.º ) Plano Divino (“Mahaparanirvânico”) Mundo da Consciência primordial e unitária do Logos Solar (embora a Sua Consciência vá até outros níveis), que é Deus deste Sistema estelar (Sol e Planetas) ao qual pertencemos, sendo este Plano o mais elevado e puro, o Mundo da Unidade básica da criação do Sistema Solar, em estado de Essência primeira de Deus, imanifesta, como Espírito Solar (ou Sol Espiritual), antes de se manifestar para baixo, por involução existencial, na criação do Sistema respectivo, na mira da Sua (e nossa) Perfeição consciencial.
2.º ) Plano Monádico (“Paranirvânico”) Mundo das consciências colectivas, denominadas «Mónadas», no Esoterismo, que são uma espécie de Espíritos-grupos (à semelhança dos animais que pertencem a almas-grupo), que unificam as Consciências dos Espíritos arcangélicos (após estes terem chegado à máxima perfeição, no seu nível) em Logos Planetários. É o Mundo da Santíssima Trindade primordial, em potencial, não manifestada, que permanece em estado essencial, antes de toda a existencialização (involução-evolução) da Vida no Sistema sideral.
3.º ) Plano Espiritual (Átmico ou “Nirvânico”) Mundo dos Arcanjos, que são «Anjos perfeitos» ("arqui-Anjos", Anjos antigos: de "arch" ou "arkh", primordial, principal, e "ággelos", anjo, mensageiro), e do Nirvana, Reino Celestial da Bem-aventurança e da Consciência beatífica da Unidade Divina, do Logos Solar, em relação a toda a vida expressa no seu Sistema; este é o Mundo do Princípio «Vontade» ou átmico e do Atributo «Poder» Criatividade («Pai», da Santíssima Trindade do Espírito ou “Trimurti”), da manifestação primordial da vida existencial.
4.º ) Plano Intuicional (Búdico ou Angélico) Mundo dos Anjos, Seres supra-humanos, Mestres perfeitos, de origens muito antigas. É o Mundo tipicamente do Princípio «Intuição» e do atributo «Amor» crístico («Filho», da Santíssima Trindade); das noções profundas da Moral cósmica, da Ética transcendente, do Imaculado Coração, do Cristo Interno ou Santo-Ser-Crístico, imanente nas profundezas espirituais de cada Ser humano, manifestando-se no Amor universal e incondicional do Coração: Luz dourada, rósea e lilás que se exterioriza pelo chacra cardíaco.
5.º ) Plano Mental (Manásico) Está dividido em duas Regiões fundamentais: a Região mental abstracta ou causal, que é o Mundo celestial ou Céu superior, do Princípio «Razão» («Espírito Santo») e do atributo «Sabedoria», da Individualidade, da Lógica, da Racionalidade, dos Ideais, da Justiça, do Discernimento e da Sapiência. Este Plano é constituído também pela Região mental concreta ou inferior (denominada, pelas religiões, de Céu), Região tipicamente do intelecto, das ideias, dos pensamentos e dos moldes arquetípicos, os «arquétipos» mentais de todas as formas.
6.º ) Plano Astral (Psíquico) É o Mundo normal das almas-grupo animais, a Esfera dos instintos, o Mundo do psiquismo: dos desejos, das emoções e dos sentimentos, para onde vamos todos imediatamente após a morte do corpo. Na sua parte mais baixa, de Trevas densas e dolorosas, é o Mundo Infernal (Inferno: de trevas e não propriamente de fogo), Astral Inferior ou Baixo Astral. A parte mais alta, de Luz intensa e gloriosa, é chamada de Astral Superior, conhecida por «Paraíso», nas religiões. Também tem uma parte intermédia (Médio Astral), muito semelhante à Terra, onde há colónias ou cidades astrais lindas e bem organizadas.
7.º ) Plano Físico (Material) Dividido em Região Densa (onde habitamos: na esfera dos sólidos, líquidos e gases) e Região Etérica (Mundo das fadas, gnomos, ninfas, sereias, ondinas, etc.); o 7.º Plano é o da maior densidade das forças cósmicas, condensadas na estrutura atómica do mundo físico, por abaixamento vibratório, a partir da energia primordial do Plano Astral; e é o "palco" grosseiro da nossa evolução espiritual na matéria, para que nesta descubramos a Perfeição, a nossa Origem divina, através das experiências das múltiplas etapas evolutivas da reencarnação, que neste atual Ciclo ainda é obrigatória.
Para dissipar alguma eventual dúvida de alguém, que fique indeciso ou baralhado quanto a serem 7 ou 9 os Mundos, tal como o Ensinamento antigo o afirma, e segundo a citação da Diciopédia, diremos que não há nenhuma contradição nisso, na medida em que, conforme referimos, o 5.º Plano, o Mental ou Manásico (da mente), está dividido em duas Regiões fundamentais bem distintas: a Região mental abstracta (Causal ou Racional) ou Mundo celestial superior, de tónica informe ("Arúpico", de "Arupa" = sem forma) e a Região mental concreta, da mente inferior, ego ou intelecto (que nos dá a inteligência e o conhecimento), mundo morfogenético ("rúpico", de "rupa" = forma) onde os arquétipos ou moldes de tudo o que existe aqui são criados pelas forças mentais.
De modo análogo, o Plano Físico  está dividido em duas Regiões ou Mundos distintos: a Região densa, de sólidos, líquidos e gases, onde habitamos, e a Região etérica (plásmica), com quatro níveis ou Subplanos, que é o mundo dos elementais: fadas, gnomos, ninfas, sereias, ondinas, etc. E ambos se interpenetram e coexistem no mesmo espaço, sem que nos apercebamos a não ser do mundo mais denso, em que vivemos, frequentemente iludidos, pensando, às vezes, que a vida apenas se processa nesta esfera da matéria mais densa. Por conseguinte, diante destas realidades dos Planos Cósmicos, os antigos Sábios lá tinham a sua razão para falarem em 9 Mundos também, em vez de apenas 7.
Note-se que, acima destes 7 Planos Cósmicos ou Mundos espirituais, há ainda outros 7 Planos vibratórios, pertencentes a outro Plano macrocósmico mais elevado, em termos vibratórios. Acima deste há ainda outro Plano dimensional macrocósmico, também com 7 Níveis vibratórios ou faixas electromagnéticas de vibrações múltiplas. E assim sucessivamente, em 7 Planos Macrocósmicos, até se chegar à Consciência do Supremo Ser Divino de toda a Natureza: DEUS Absoluto, DEUS eterno, DEUS infinito: a Consciência Una e Total de todo o Universo manifestado.
Como se vê, acima do Mundo Astral, que temos vindo a descrever existem muitos mais Planos Cósmicos de existência, Universos paralelos, Dimensões vibratórias ou Mundos espirituais cada vez mais elevados, e de forças mais subtis, onde habitam muitos seres de hierarquias muito diversas, Anjos e Arcanjos, em muitas categorias evolutivas, que habitam e evoluem nesses níveis superiores, dedicando-se a actividades tão sublimes, tão variadas e tão complexas, de que os homens dificilmente sonham: especialmente na criatividade cósmica, em “jogos” mágicos e gloriosos de luz, cor e música. Não será a mesma coisa, revelada  digamos!...  na intuição do Coração da fadista portuguesa Amália Rodrigues, quando, no misterioso fado «Perfeito Coração», fala dos «Sete Mares», por onde anda o «português andarilho»? Talvez o Preste João que veio das Índias. Quem Sabe?...

* OUÇAM O FADO MÍSTICO DE AMÁLIA CANTANDO, NO MUNDO CELESTIAL, A GLÓRIA DE DEUS E DO ETERNO AMOR E A BEM-AVENTURANÇA DIVINA E IMORTAL DO CRISTO INTERIOR:
http://portalarcoiris.ning.com/profile/JOAOFORTUNATODASILVA
Todo o mundo antigo da Sabedoria falou desses 7 Planos Cósmicos, desde a Escola Neoplatónica de Alexandria, onde Plotino, por exemplo, ensinava a existência das 7 Hipóstases cósmicas ou 7 Substâncias que compõem os 7 Mundos dos Impérios Cósmicos, dos Mundos Invisíveis. A Sabedoria teosófica dos hindus há milénios que ensina a existência dos "Sapta Samudra" (do Sânscrito), ou os “Sete Oceanos”... do Espírito, conhecidos, também, no budismo esotérico e na Doutrina teosófica por "Sapta Lokas" (literalmente: Sete Mundos) .
− Diz-nos o Glossário Teosófico (de H. P. Blavatsky), neste verbete:
Escala  Há numerosas “escalas” nos diagramas e filosofias místicas, as quais eram e algumas são ainda empregadas nos respectivos mistérios de várias nações. A Escala Brahmânica simboliza os sete Mundos (ou Sapta-Loka); a Escala Cabalística, os sete Sephiroth inferiores; a Escala de Jacob é mencionada na Bíblia; a Escala Mitraica é tam­bém a “Escala Misteriosa”. Em seguida há as Escalas rosacruz, escandinava, a de Bor-sippa, etc. e, por último, a Escala Teológica, que, segundo o irmão Kenneth Mackenzie, é constituída pelas quatro virtudes cardeais e as três teologais.
Muitas alusões a estas Hierarquias bem como aos seres desencarnados estão claramente patentes nos textos bíblicos, em prodigalidade. Numa dessas passagens, pode ler-se, na 13.ª carta de S. Paulo aos Hebreus:
HEBREUS 13
E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trémulo.
22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de Anjos;
23 à universal assembleia e igreja dos primogénitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
As religiões organizadas, lentígradas de raciocínio filosófico, tardígradas de raciocínio científico e tardívagas de raciocínio místico (com todo o respeito que lhes temos, no entanto), nunca compreenderam nada desses Mundos Espirituais, porque não se deram ao trabalho de perceber o contexto vibratório, electromagnético, e não espacial, desses Planos existenciais, que configuram, verdadeiramente, a Natureza, por dentro, em Mundos ocultos ou Planos dimensionais, constituídos de realidades substanciais múltiplas, que se interpenetram todos uns aos outros.
Por conseguinte, todos esses Planos Cósmicos coexistem simultaneamente, no mesmo espaço (mas em dimensionais espácio-vibratórias intrafísicas diversas), interpenetrando-se uns aos outros e distinguindo-se basicamente pelas diferenças específicas das frequências vibratórias das forças componentes das suas substâncias, à semelhança das ondas de rádio que, ocupando o mesmo espaço, não se chocam nem interferem facilmente nem anulam, devido ao facto de vibrarem em faixas de frequência muito diversas, ou seja, vibrando todas em cadeias de ondas não sobreponíveis, de comprimentos muito diferentes.
No Plano Mental, o Mundo celestial, vibratoriamente superior ao Plano Astral, em luz, em felicidade e em glória, a vida é ainda mais altaneira e sublime, mais realista e gloriosa do que no Astral Superior, o Mundo paradisíaco, porquanto o grau de luz divina, de comunhão de Amor das almas e de percepção da presença Divina (em forma de Luz oceânica, de Amor cósmico e de Bem-aventurança inefável) são muito superiores às que se experimentam no Plano Astral, pois as energias nesse nível são mais dinâmicas, mais refinadas, mais subtis, mais leves, mais transparentes, mais luminosas e mais puras do que as do Mundo Astral, levando a que, no Céu Mental, tudo seja Pureza, Paz, Amor, Felicidade e Glória...
Quem quiser fazer uma pálida ideia da beleza transcendente desses Mundos gloriosos superiores, especialmente do Mental Abstracto, o Mundo mais transcendente e glorioso em que é possível a Consciência humana "penetrar" consciente (plenamente conscientes, só os Discípulos e Mestres da Sabedoria sagrada), pode pegar num computador e começar a ver alguns “screensavers”, especificamente mais parecidos com os do tipo que o “Winamp”, por exemplo, nos apresenta (dentro do programa, digitar Ctrl+K para ver) ou mesmo no “Windows Media Player”, da Microsoft, na secção "Alquimia", da opção dos efeitos visuais ou "Visualizations" e do menu "View": (View / Visualizations / Alchemy).
Relativamente ao Plano Astral, para onde vamos todos imediatamente após a morte do corpo biológico, as três primeiras Regiões, Faixas ou Subplanos (1.º, 2.º e 3.º Subplanos) constituem aquilo que se tem designado, frequentemente, de «primeiro Céu» ou «Paraíso». As duas últimas (6.º e 7.º Subplanos), são as mais baixas, isto é, os Mundos infernais ou Inferno, da designação genérica do povo e do catolicismo, designados, pela Sabedoria, mais propriamente «Astral Inferior» ou «Baixo Astral», na terminologia da generalidade dos espiritualistas. Os gregos chamavam-lhe o "Hades" e os egípcios "Akar".
Os egípcios chamavam "Amenti" à morada do Deus Amén ou Amoun, também denominado de "Reino de Osíris", que estava dividido em 14 partes, cada uma correspondente à vida "post-mortem" dos desencarnados. Numa destas subdivisões encontra-se a “Terra Tenebrosa” ou “Terra dos Espíritos ou Sombras”, e a “Casa sem Porta”. Os gregos chamavam-lhe "Hades" e os hebreus o "Sheol", o "Kama Loka" dos budistas e teósofos, etc. Também se dizia, entre os egípcios, que a pior de todas as salas é a «Sala das Trevas e Sono Eternos». Segundo Lepsius, os falecidos estão, aí, tão inconscientes que dormem em formas "incorruptíveis", sem despertarem facilmente, nem para verem a família, num estado de verdadeiro torpor consciencial.
E esses conceitos e essas realidades não são apenas fantasias, de modo nenhum. Quando divulgarmos, daqui a alguns meses, o livro «A Vida Além da Morte», quem o ler (em 2 Volumes bem espessos) compreenderá melhor tudo isto. Foram também os egípcios que denominaram, igualmente, essa mansão a do «Deus Totalmente Morto», que significava a ausência da Luz divina da Consciência do Eu Superior, enclausurado num corpo astral denso, rígido e estratificado pela perversidade do mal, em que o desencarnado viveu na Terra. Diziam que este deus é «De­creto kármico». E, de facto, assim é, pois as consequências cármicas da gravidade dos actos perversos cometidos a esse estado o levaram.
Para a Sabedoria dos egípcios também havia a «Terra do Silêncio», a mansão dos que morreram em estado elevado de ateísmo e incredulidade, ou dos que morrem de acidente, antes do fim predeterminado da sua vida (que também podem ficar inconscientes por uns tempos, de facto). E esses lugares infernais, segundo as mesmas concepções, também são os lugares destinados àqueles que morrem no umbral de "Avitchi" (literalmente: «Inferno não interrompido» dos “sem alma” ou “desalmados” na maldade, sem acesso ao Eu Superior, que, desse modo, não podem subir facilmente ao "Amenti" (Céu).
Essas Regiões infernais são, de facto, horríveis mundos (melhor ficaria dizer: submundos) de Trevas tanto mais densas, sombrias e lúgubres quanto mais se desce às frequências mais baixas das energias letárgicas, envenenadas e deletérias do submundo degradado da Região mais baixa da 7.ª Esfera astralina, que está quase em contacto com a matéria densa, em termos vibratórios, devido à profunda degradação e intoxicação maximamente cumulativa das energias dessas zonas, atingindo o nadir da instintividade primária, herança ainda muito fixada no Subconsciente da Mãe-Terra, oriunda do passado mais primitivo e mais bestial da Humanidade, e configurada em supina maldade e no supremo horror, impossíveis e impressionantes de descrever por palavras humanas.
Na Zona mais baixa dessa 7.ª Esfera as trevas são tão densas e angustiantes e, para os infelizes que lá entram, o tempo arrasta-se tão penosamente, nesses abismos de supina dor, que os que lá caem têm a sensação dolorosa de que estão condenados eternamente. Há espiritualistas que designam a parte mais baixa deste nível, no limiar do mundo físico, por 8.ª Esfera, mundo de sofrimentos mil, e de fealdade e maldade inomináveis e até perigosas de descrever, do qual a Humanidade, em geral, ainda não pode saber nada de mais profundo. Ai dos perversos! Ai dos completamente decaídos na moral! Ai dos que negaram, profundamente, o Amor ao próximo e o Amor a Deus! Nem sabem o que os espera nesses mundos tenebrosos de supremo horror, de loucuras sádicas e de sofrimentos dementores!...
A 5.ª Região ou Subplano deste Plano Cósmico já pertence ao Médio Astral, e é um lugar (mais vibratório do que espacial, relativamente a nós) muito semelhante à Terra física, onde existem muitas colónias ou cidades astrais, jardins soberbos e paisagens de sonho. A esta Região às vezes chamam, nas religiões, o purgatório (da etimologia latina, “purgatorium/i”: «lugar de purificação») A quarta região é uma zona bastante neutra e transição para os Planos superiores, que às vezes é designada por limbo, pelas religiões, de paisagens fabulosas e possuindo comunidades lindas e harmoniosas vivendo cada vez mais ao ar livre, à medida que se sobe vibratoriamente para regiões superiores.
Nessa Região do Mundo Astral diz-se que repousam temporariamente as almas de alguns justos, que foram ainda um pouco pecadores na Terra, com os seus desejos insatisfeitos e as suas emoções desequilibradas ou os apáticos da vida, indiferentes que nunca se interessaram por nada de elevado, enquanto vivos no mundo, sofrendo a ausência de motivações, e os apegados à matéria, embora não fossem más pessoas. Essa zona é também um lugar feliz para as crianças falecidas que, em educandários infantis, expressam com muita felicidade as suas cândidas brincadeiras.
De acordo com Max Heindel, o autor da magistral obra Rosacruz «O Conceito Rosacruz do Cosmos», o mundo astral é composto por sete níveis ou regiões, formadas por substâncias (energias), cada vez mais subtis, à medida que nos elevamos nas suas Esferas. Começando pelo mais denso, esses níveis são denominados assim:

1. Região das Paixões e desejos vis.
2. Região da Impressionabilidade.
3. Região dos Sonhos.
4. Região dos Sentimentos.
5. Região da Vida da Alma.
6. Região da Luz da Alma.
7. Região do Poder da Alma.
A alusão a esses Planos Cósmicos ou Mundos Espirituais foi uma constante de todos os povos da Terra, de modo mais ou menos especificado e hierarquizado, segundo o conhecimento intrínseco, esotérico de que esses povos eram detentores. Entre a Sabedoria multimilenária dos egípcios já eram considerados os vários corpos do Homem: khat, bah, khaba, kha, Sab, Putah e Atmú, e vários Mundos da vida no Além. Também a Filosofia esotérica da Índia os distinguia muito claramente e com uma precisão meticulosa, nos meandros do budismo profundo, do hinduísmo secreto ou do lamaísmo oculto do Tibete, por exemplo.
Veja-se que até o psiquiatra Brian L. Weiss, mesmo sem profundos conhecimentos sobre Esoterismo, certamente, na mesma obra já citada anteriormente, «Muitas Vidas, Muitos Mestres», atreveu-se a escrever o seguinte, sem vacilar com medos ou preconceitos, mesmo diante da comunidade científica e médico-psiquiátrica: «Há sete Planos... sete Planos através dos quais devemos pas­sar antes de regressarmos. Um deles é o plano de transição. Nesse plano temos que esperar. Nesse plano é determinado o que é que devemos levar connosco para a vida seguinte!»...
Mas, para os mais exigentes na investigação destes mistérios, entreguemos a palavra aos mais entendidos no assunto, como Helena Petrovna Blavatsky, referindo o termo “Loka” (significando «Mundo» ou «Plano»), como está num verbete do Glossário Teosófico:
Loka (Sânsc.) - Uma região ou um lugar circunscrito. Em metafísica, é um Mundo, Esfera ou Plano. Os Purânas da índia falam várias vezes de sete e catorze Lokas, acima e abaixo de nossa Terra; de Céus e Infernos. A classificação geral exotérica, ortodoxa e tântrica dos Lokas é a seguinte:
1.º ) Bhûrloka: o mundo terrestre, a Terra em que vive­mos.
2.º ) Bhuvarloka: a região intermediária, ou seja, o espaço compreendido entre a Terra e o Sol, a região dos Siddhas, Munis, Yogis, etc.
3.º ) Svar-loka ou Svarga-lpka: o Céu ou Paraíso de Indra, entre o Sol e a Estrela Polar; o Mundo Celestial.
4.º ) Mahar-loka: a mansão de Bhrigu e outros santos, que se supõe são coexistentes com Brahma.
5.º ) Jana ou Janar-loka: o mundo em que, segundo se supõe, moram os munis (santos), após a morte do corpo, e também os Kumaras, que não pertencem a este plano: Sanaka, Sânanda e Santkumâra
6.º )Tapar-loka: a Região Celeste onde residem as divindades chamadas de Vairâjas
7.º ) Satya-loka ou Brahmâ-loka: a Mansão de Brahmâ e dos nirvanis.
Além destes sete Lokas divinos, há os sete Lokas infernais (ou terrestres), que são, enumerando-os do mais inferior ao mais elevado:


1.º ) Pâtâla (tanto designa a nossa Terra física como o Inferno (Baixo Astral); 2.º ) Mahâtala; 3.º ) Rasâtala; 4.º ) Talâtala (ou Karatala); 5.º ) Sutala; 6.º ) Vitala; e 7.º ) Atala.
E Blavatsky continua, na mesma obra, acerca desses Planos Cósmicos:
A classificação dos Sânkhyas e de alguns vedantinos é a seguinte:
1.º ) Brahma-loka, o mundo das divindades supe­riores
2.º ) Pitri-loka, aquele dos Pitris (Antepassados), Richis (Sábios) e Prajâpatis (Criadores)
3.º ) Soma-loka, o do deus Soma (a Lua) e dos Pitris (Pais) lunares
4.º ) Indra-loka, o das divindades inferiores
5.º ) Gandharvaloka, o dos espíritos celestes
6.º ) Râkchasa-loka, o dos Râkchasas
7.º ) Yakcha-lo-ka, aquele dos Yakchas
8.º ) Pizâcha-loka, aquele dos demónios e espíritos malignos.

* Notas:
Segundo o Glossário Teosófico (H. P. Blavatsky):
1.º ) Râkchasas: Literalmente: “comedores de carne (crua)” e, segundo a su­perstição popular, são maus espíritos, demónios. Esotericamente, contudo, são os “gibborim” (gigantes) da Bíblia, a quarta raça dos Atlantes. Os Râkchasas, exotericamente, são gi­gantes, titãs, espíritos inimigos dos deuses; são demónios, génios ou espíritos malignos dotados de grande poder; atormentam a Humanidade com todo tipo de mal; frequentam os cemitérios, comem carne crua, estorvam ou perturbam os sacrifícios e mudam de forma à vontade. São os ogres ou antropófagos da índia, associados com os yakchas (ver esta palavra), geralmente, porém são inferiores a estes...
2.º ) Yakchas: Os “Yakchas” são demónios (elementais), geralmente considerados como inofensivos e chamados “Punyajanas” ou “boa gente”... Porém, algumas vezes, aparecem como génios ou diabinhos malignos. Os Yakshas costumam ser mencionados no Bhagavad-Gitâ juntamente com os Râkchasas, porém estes últimos são de categoria inferior à dos primeiros.
Segundo a classificação da Filosofia vedanta, a mais aproximada da concepção esotérica, exposta por Blavatsky, «Ca­da Loka corresponde esotericamente às Hierarquias cósmicas ou de Dhyân-Chohans, aos Tattvas, aos diversos estados de consciência humana e suas subdivisões (quarenta e nove) etc. Esta classificação, contando-se do superior ao inferior, é a seguinte:
1.º ) Atala, “lu­gar nenhum” (de a, prefixo de negação, e tala, lugar, condição ou estado); condição ou localidade átmica ou áurea, de potencialidade plena, porém de não actividade; emana directamente do Absoluto e corresponde à Hierarquia dos Seres primitivos, não substan­ciais, dos Dhyâni-Buddhas, num lugar que não é lugar (para nós), num estado que não é estado, no Parasamâdhi, no qual nenhum progresso é possível.
2.º ) Vitala: corresponde à Hierarquia dos Buddhas celestes ou Bodhisattvas e se refere ao Samâdhi ou consciência búdica do homem; em tal estado o ser sente-se unificado com o Universo.
3.º ) Sutala: corresponde à Hierarquia dos Kumaras, Agnichvattas, etc. e está relacionado, na Terra, com o Manas superior e, portanto, com o Som, o Logos, nosso Ego superior e também com os Buddhas humanos ou encarnados. É o terceiro estado do Samâdhi.
4.º ) Karatala (ou Talâtala): corresponde às Hierarquias de etéreos, semi-objectivos Dhyân Chohans da matéria astral do Mânasa-Manas ou puro raio de Manas, que é o Manas inferior antes de se misturar com Kama. Estes seres são chamados Sparza-devas ou devas dotados de tacto, por estar este loka relacionado com tal sentido.
5.º ) Rasâtala ou Rúpatala: corresponde às Hierarquias de Rãpa-devas ou devas dotados de forma e também de visão, audição e tacto. São as entidades Kâma-manásicas e os elementais superiores (Silfos e Ondinas dos rosacruzes). Na Terra corresponde a um estado artificial de consciência, como aquele produzido pelo hipnotismo ou substâncias exóticas (morfina, etc.).
6.º ) Mahâtala: cor­responde às Hierarquias de devas dotados de paladar e inclui um estado de consciência que compreende os cinco sentidos inferiores e as emanações da vida e do ser. Está rela­cionado com Kama e com o Prana no homem e com os Gnomos e as Salamandras na Natureza.
7.º ) Pâtâla: corresponde às Hierarquias de devas dotados de olfato (gandha), ao mundo inferior ou Myalba (ver). E a esfera dos animais irracionais, que não têm outro sentido senão o da própria conservação e satisfação dos sentidos, assim como dos seres humanos extremamente egoístas, dos dugpas animais, elementais de animais e espíritos da Natureza. É o estado terrestre e está relacionado com o olfacto. (Doutrina Secreta, III, 564 etc.) A palavra Loka significa: mundo, Terra, Universo, lugar, região, plano, esfera de existência; mansão, céu, paraíso; gente, geração, Humanidade, multidão, comunidade; prática comum. E, como adjectivo: luminoso, claro, visível. (Ver Troilokya ou Trilokya).
    Embora o primeiro termo, “Pâtâla” tenha vários contextos, nas acepções originais do sânscrito, vamos limitar-nos a considerá-la apenas como Inferno (lugar inferior, do latim) ou Astral Inferior.
Ainda no Glossário Teosófico (H. P. Blavatsky):
Pâtâla (Sânsc.) O mundo inferior; os antípodas; daí, segundo a superstição popu­lar, as regiões infernais e, filosoficamente, as duas Américas, que são antípodas da índia. Também significa o Pólo Sul, por ser oposto ao Meru ou Pólo Norte. (Segundo os Puranas, é preciso estabelecer uma distinção entre o Naraka (ver) e o Pâtâla. O primeiro é o lugar de castigo para os mortais, enquanto que o segundo é a região infraterrestre ha­bitada por nâgas, daityas, danavas, yakchas e demais seres que formam a “oposição” do Panteão hindu.
Há sete regiões desta espécie, situadas uma debaixo da outra e cujos no­mes e ordem de enumeração variam segundo os diversos Puranas que tratam deste as­sunto. Segundo o Padma-Purâna, tais regiões são: Atala, Vitala, Sutala, Talâtala (ou Ka-ratala), Mahâtala, Rasâtala e Pâtâla, este propriamente a região mais inferior. Segundo o Vishnu-Purâna, são: Atala, Vitala, Nitala, Mahâtala, Sutala e Pâtâla. (Ver Lokas.) Conta-se que o sábio Nârada, assim como Orfeu, visitou estas regiões infernais... O Pâtâla propriamente dito é uma das sete regiões do mundo inferior e nela reina Vâsuki, o grande deus-serpente, sobre os nâgas.
Este “abismo” tem, na simbologia oriental, o mesmo significado múltiplo encontrado por Ralston Skinner na palavra he­braica shiac, em sua aplicação ao caso presente. Em certo sentido, o Pâtâla era um abis­mo, uma tumba, o local da morte e porta do Hades ou Sheol (inferno hebreu)... O simples facto de Vâsuki, a divindade que reina no Pâtâla, ser representado no Panteão hindu como o grande Nâga (Serpente), que foi utilizado pelos deuses e asuras como uma corda ao re­dor do monte Mandara (ver), quando batiam o oceano para extrair o amrita, água da imortalidade, relaciona-o directamente com a Iniciação. (Doutrina Secreta, II, 289-290).
Também nesse magnífico manual teosófico se pode ler:
Divisão Brahmânica dos Mundos; Divisão Búdica das Regiões:
Divisão Brahmânica dos Mundos
1. Bhur, terra
2. Bhuvah, céu, firmamento
3. Svar, atmosfera, o céu
4. Mahar, essência luminosa eterna

Divisão Búdica das Regiões
1 ) O mundo de desejo, Kâmadhâtu ou Kâmaloka
2 ) O mundo da forma, Rûpadhâtu
3 ) O mundo sem forma, Arûpadhâtu
Todos estes são mundos dos estados post mortem. Por exemplo, Kâmaloka ou Kâ-madhâtu, a região de Mara, é aquele que os cabalistas medievais e modernos denominam “Mundo da luz astral' e “Mundo de cascas”. O Kâmaloka, como qualquer outra região, tem sete divisões, a inferior começando sobre a terra ou, invisivelmente, em sua atmos­fera; as seis restantes sobem gradualmente, sendo a superior a mansão daqueles que morrem devido a um acidente ou suicídio decorrente de loucura passageira ou que foram vítimas de forças exteriores.
É o lugar onde todos aqueles que morreram antes do térmi­no assinalado para eles e cujos princípios superiores, portanto, não vão em seguida para o estado Devachânico, dormem um doce sono de esquecimento sem sonhos, ao fim do qual ou renascem imediatamente ou passam, por graus, para o estado devachânico. Rûpa-dhâtu é o mundo celestial de forma ou aquilo que chamamos de Devachan.
Entre os Ini­ciados brahmanes, chineses e outros budistas, o Rûpadhâtu divide-se em dezoito Brahma ou Deva-lokas; a vida de uma alma dura ali desde meio yuga até 16.000 yugas ou Kalpas e a estátua das “sombras” varia de meio yojana até 16.000 yojanas (cada yojana medindo de cinco e meia a dez milhas!). Desatinos teológicos como este foram, pode crer, produ­zidos por cérebros sacerdotais. Porém a filosofia esotérica ensina que, embora para os Egos, cada um conserve sua forma (como num sonho), como Rûpadhâtu, contudo é uma região puramente mental e um estado, os próprios Egos não possuem forma fora de sua própria consciência.
O Esoterismo divide esta “região” em sete Dhyânas, “regiões” ou estados de contemplação, que não são localidades, mas representações mentais das mes­mas. Arúpadhâtu: esta “região” divide-se em sete Dhyânas, ainda mais abstractas e sem forma, porque este “Mundo” carece de toda forma ou desejo, qualquer que seja este.
É a região mais elevada do Trailokya depois da morte; e como é a mansão daqueles que se encontram quase dispostos para o Nirvana e é, na realidade, o verdadeiro umbral do es­tado nirvânico, é lógico que no Arúpadhâtu (ou Arúpavachara) não pode haver forma nem sensação nem sentimento algum relacionado com nosso Universo de três dimensões. (Ver Lokatraya)».
P a z   P r o f u n d a ! . . .


C L I C A R :

P. A. I. Paz, Amor, Iluminação!... 
Prof. M.M.M.Astrophyl
*(Um  Sábio  de  Portugal)

3 comentários:

Unknown disse...

EXCELENTE TEXTO! Mtos aspectos interessantes. Grato

Unknown disse...

Excelente texto! Gratidão

Pedro Cahill disse...

O Texto foi excelente, mas eu fiquei meio perdido eram muitos "7".. Queria ler um "resumo" dos planos... São muitos sub níveis... Andares... Alguém sabe dizer simplificafamente esses níveis ou indicar esse "resumo"?