sábado, 22 de maio de 2021

28: Aforismos:>Sabedoria Eterna

Aforismos da Sabedoria Eterna

(No Reino Racional do 5.º Império)




     Introdução:

* Os aforismos da Sabedoria do Místico e o Conhecimento sapiencial do Sábio são a consumação do Plano Divino do Novo Pentecostes e da Nova Eucaristia para a Nova Humanidade em albor. É esse o real Quinto-Império, o Império do Espírito Santo da eterna e divina Verdade: da Fé viva, do Saber e do Amor.


Note-se bem:

EIS A REALEZA ÍMPAR DO PENSAMENTO LUSITANO!
* Se o cantor António Carreira é chamado «o fenómeno» musical, eis aqui outro «fenómeno» português verdadeiramente ideal na nossa genuinidade autêntica da Sabedoria espiritual.
* Por muito pretensiosismo que pareçam algumas das nossas afirmações, apenas nos movem altruísticas intenções, ao afirmarmo-nos o maior escritor dentre todos os que apareceram em Portugal, desde a sua fundação. Cada um que analise bem com a maior grandeza da sua mente lúcida e que consulte ainda melhor a grandiosidade do seu próprio Coração!...
Com muitos milhares de aforismos (mais de 30 mil) da mais profunda Sabedoria sobre todas as temáticas superiores, quem nos poderá negar a genialidade tão fecunda de raciocínio, Lógica e Sabedoria? Mas apenas servimos a Deus, a Cristo e à Humanidade e não o nosso ego personalístico, por muito que o pareça mesmo. Parafraseando António Aleixo, diríamos:
«Sei que pareço pretensioso;
  Mas há muitos que eu conheço
    Que, sem serem o que Eu Sou,
      São aquilo que eu pareço!».

* Estes aforismos sublimes da Sabedoria cósmica, gloriosa e transcendental são cintilantes pérolas de Claridade divina dessa universal, oceânica e gloriosa Verdade da qual um pouco vos pretendemos trazer aqui, sensibilizados e sapientizados pelo Amor-Compaixão que vai no nosso Coração por toda a Humanidade.
Muito embora alguns aforismos ou algumas concepções mais místicas pareçam pertencer a alguma religião organizada, não é Verdade. Mas, como Mahatma Gandhi, fizemos de Deus, do Amor e da Verdade o nosso fulcral lema trinitário de viver, de sentir e de pensar («Viver» com Fé mística e para Deus; «Sentir» com o Amor eterno e divino; e «Pensar» com a Verdade cósmica). Por isso impregnámos com Deus, com a Verdade e com o Amor universal toda a nossa vastíssima obra literária, porque tudo provém de Deus, tudo é expressão, manifestação e revelação do Seu Amor e «Tudo é Verdade e Caminho!» Como dizia o poeta Fernando Pessoa.
Todavia, refira-se que, em matéria de religião ("em espírito", queríamos nós dizer) há uma Unidade essencial e universal em toda a Humanidade; por isso, todas as religiões fazem parte da mesma "árvore" da Verdade única, do mesmo tronco comum, seja de Buda, de Krishna, de Confúcio, de Zoroastro, de Maomé... ou de Jesus Verdade da Sabedoria ou Sabedoria da Verdade que configura, substancializa e dá plataforma a todas elas, no Coração, no Espírito, no Amor, em Deus e na eterna e sapiencial Luz.
Dentre as Verdades cósmicas que já escrevemos, captadas da Internet Cósmica do Espírito, da Consciência dos Deuses dos Espaços Transcendentais, por inspiração, raciocínio e intuição, e traduzidas em inúmeros e sintéticos Aforismos da Sabedoria, que exprimem verdades mais ou menos profundas do Oceano do Espírito Divino, apresentamos aqui alguns para os que queiram aprender, meditar e elevar a sua mente para o Cosmos, para o Reino luminoso da Sabedoria imaculada e da Verdade eterna e imortal.
 Por razões muito profundas que não podemos aqui explicar (leiam a obra que brevemente vamos publicar: «A Vida Além da Morte»), a Verdade da Sabedoria eterna é a "coisa" mais valiosa e importante do mundo e é por ela que vale a pena viver. É ela que nos ilumina realmente, faz ascender e liberta nos Reinos Celestiais, onde passamos a ser Reis do Espírito, quando a realizámos de modo elevado, espiritual, sapiente, glorioso e transcendente.
  Aproveitem! Leiam! Aprendam! Meditem! Evoluam! Vivam! Aperfeiçoem-se!  Iluminem-se!  Realizem-se  e  Divinizem-se!...

* A boca dos críticos que nos possam imputar o defeito do «pretensiosismo empolado», da «vaidade pessoal» do «orgulho elitista», da «megalomania paranóica» ou da «presunção doutoral» cala-se, assim, nestes termos em que a Sabedoria divina vive, evolui e engrandece bem dentro de nós, e na dedicação ao Amor do nosso Coração, os únicos que, aliados à Fé viva, nos conferem a Humildade verdadeira, no nosso grandioso e insofismável "pouco" Saber e no nosso universal, incondicional e "ilimitado" Amar:
«Ninguém pode dar aquilo que não tem nem daquilo que não possui, bem falar; mas se temos muito para dar e ensinar, não nos coibamos de aprender, de transmitir e de para sempre Amar!».
«Mostremos, sem medos, as Belezas elevadas da nossa alma, mas sempre com a básica e primordial intenção de que os outros despertem também a Luz e a Beleza do seu próprio Coração!».
«Falar muito de nós mesmos é um erro quando o egocentrismo vai na vanguarda da vaidade pessoal; mas falar das virtudes da nossa alma, quando as motivações são profundamente altruísticas e queremos ser a Luz para os outros, é nobre exemplo espiritual».

"Ouçamos" Jesus Cristo:
«Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida!...
Vós sois a Luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte.
Se acendeis uma candeia, não escondais a sua Luz debaixo do alqueire; mas colocai-a sobre o velador para que todos a vejam e, assim, ilumine todos os que estão na casa!...».
Concluindo os nossos raciocínios lógicos, em abono da Verdade sincera, diremos:

«Fazer juízos de valor sobre os outros pode ser lícito; mas fazer juízos críticos de desvalor sobre os nossos semelhantes é indébito».
AUM! AUM! AUM!...

Aos que procuram a Verdade, a Luz e a Sabedoria,
deixamos, com o nosso mais profundo Amor, os tesouros
  destes imarcescíveis Aforismos da Sabedoria eterna.


      Aforismos da Sabedoria:


1.ª Parte:

O maior Mistério da vida humana é um homem começar a compreender e a viver, iniciaticamente, a Verdade cósmica dos Mistérios da Vida Divina.
Não é a verdade académica, universitária, linear e oficial que pode configurar, no Homem Sábio, a verdadeira Sabedoria, que é uma concepção metafísica, cósmica e universal.
Faz do teu corpo um templo de Fé viva e de Pureza e da alma uma catedral de Virtude e Beleza! Faz do teu lar um santuário de Paz e Harmonia, em Esplendor! Faz do coração um sacrário de Luz da Sabedoria e da vida, um sacerdócio sagrado de Amor!...
Toda a nossa vida humana é uma perene e permanente filosofia; mas a verdadeira e elevada Sabedoria ainda é uma distanciada utopia na esfera do conhecimento horizontal da maioria.
Na Ciência horizontal do mundo pode-se encontrar fama, conforto e instrução; mas só na Sabedoria vertical do Espírito se encontra a verdadeira Paz, o Amor real e a mais elevada Razão.
A Sabedoria da Verdade não é tanto, nem de longe, o conhecimento analítico da matéria pela mente como a Revelação Sapiencial do Espírito Divino, em todos nós imanente.
Sem os elevados referenciais da Sabedoria da Vida imortal, a Humanidade navega à deriva, nas águas do "mar" encapelado da vida, na desorientação moral.
Só a verdadeira Sabedoria, baseada nos Ideais elevados de Jesus, pode iluminar a vida de Verdade e mostrar a verdadeira Luz.
     Revela-me os Ideais mais elevados da tua mente pura e do teu coração luminoso, e eu te revelarei o porvir alvissareiro do teu futuro mais glorioso.
Muito para além de toda a humana Ciência e da mais brilhante Jurisprudência estão os ideais luminosos da Sabedoria, da Justiça e da Ética do Espírito e da Consciência.
A Consciência dentro do Homem não é apenas uma abstracção da mente humana, intelectual, mas uma Realidade divina e portentosa dentro da nossa Essência Espiritual.
Enquanto as mulheres não quiserem ostentar perfeitamente o seu lado bem feminino, grácil e espiritual, teremos toscas e grotescas estéticas fazendo-se passar por genuínas belezas, em palcos inestéticos de imitação do carnaval.
A Beleza, a Sabedoria e a Justiça, tal como a Felicidade, a Liberdade e o Amor... provêm do nosso Ser espiritual, luminosamente aberto para o Cosmos, e divinamente essencial, em grande perfeição e imarcescível esplendor.
O despertar da Sabedoria obedece a regras específicas de méritos morais, que têm a ver com os nossos valores conscienciais, que estão nos rincões dos nossos iluminados escaninhos espirituais.
Quem não se conhece a si mesmo não pode ter auto-domínio verdadeiro; quem não possui auto-domínio sobre si próprio não pode ser evoluído, elevado nem altaneiro.
Não procures, demasiado, no mundo os seus pequenos e passionais amores, porque estão à tua espera, no Reino dos Céus, os mais grandiosos Senhores!
Quem não se esforça, verdadeiramente, pelo Bem não é digno das mil graças superiores e das mil bênçãos dos Amores gloriosos do Além.
A rigidez mental são processos mentais de ideias estereotipadas, em tabus, preconceitos, manias, obcecações ou fixações de pensamentos que determinam hábitos anómalos da psicologia humana em distorção de comportamentos.
O Amor do coração, profundo, não se pode identificar com as paixões do mundo; a verdadeira Luz da alma cintilante não se pode identificar com a claridade do intelecto brilhante.
As almas superiores na Sabedoria, elevadas pelo Amor e exaltadas pela Beleza são focos diáfanos de cintilações luminosas, vivendo em grande e nobre Realeza, nos paradisíacos rincões das plagas celestiais gloriosas.
 Afirmar factos que se ignoram pode ser imperícia, parvulez e tolice; mas contestar coisas que se desconhecem é estultícia, estupidez e burrice.
Só aqueles que vivem regidos pelas Leis maiores da Ética do Espírito (Santo), em cósmico Sentimento, possuem uma Lógica racional de superior discernimento.
O Amor é a mais dúlcida expressão da divina Criação universal, expressa em toda a Natureza; por isso é que somente com a Bondade, que exprime o potencial criativo do Amor, é que nos podemos conduzir à divina Realeza.
Só os verdadeiros Sábios, que possuem discernimento espiritual profundo, podem compreender as complicadas problemáticas do mundo.
As mulheres sonham com um homem que se lhes dedique, as proteja e as ame com ternura, de alma e coração; mas, frequentemente, são elas que, sem abnegação e divino Amor, não têm real, verdadeira e feminina dedicação.
Enquanto muitas mulheres se colocarem na categoria de fêmeas, num sexismo desenfreado, o coração delas andará vazio, infeliz e obcecado; e o dos homens, seduzido, triste e aprisionado.
Hoje, as mulheres parecem viver mais na cabeça do que no coração; e os homens polarizados mais na mente, na sua acção; não admira que o mundo, com tanta hipertrofia de intelectualismo, sofra de falta de humanidade, fraternidade e piedade, no coração.
Os homens nascem e morrem, no esquecimento e na ignorância, com pouca esperança na imortalidade; no entanto, todos os seres humanos há muito tempo que possuem o dom da vida interior imortal, impregnada de eternidade.
As nossas relativísticas medidas temporais, demasiado grandes para o infinitamente pequeno, tornam-no uma instantaneidade; e são demasiado pequenas para o Infinitamente Grande, tornando-o uma Eternidade.
Se os homens às vezes não sabem bem a quem amam, as mulheres às vezes não sabem bem a quem quererem: e, assim, essas indecisões e dúvidas levam os lares a arrefecerem.
Só a genuína luminosidade do Amor místico de Cristo-Jesus pode ser, em verdade, a verdadeira Luz que nos dará a Liberdade e nos libertará definitivamente da nossa Cruz.
Não é tanto nas palavras eruditas que os grandes homens se retratam melhor, mas nas acções éticas e condignas, em racionalidade e por Amor.
Aquele que pactua deliberadamente com o crime, a irresponsabilidade ou a anarquia não pode declarar-se inocente, pois é cúmplice e culpado sem mérito próprio de alforria.
Todos sonhamos com a verdadeira liberdade pessoal, sem desumanas escravidões; porém, a concorrência desleal e o trabalho forçado levaram a novas formas de escravatura de milhões.
A verdadeira Liberdade é, antes, um estado elevado de Consciência, na superioridade da Ética sapiencial em florescência, do que uma condição de intelectual e linear ciência ou de humana, rasteira, materialista e "epicurística" opulência.
Se fizeres florescer a tua alma em sentimentos de Luz e Amor e em pensamentos de Lógica e Sabedoria, com senso de investigação profundo, no fim da vida terrestre descobrirás uma árvore frondosa que tu próprio plantaste no jardim material do mundo.
O bom senso e o senso comum, o senso estético e o senso prático não se afinizam muito bem, no egocentrismo intelectual, pois o prosaísmo pragmático limita o que a maioria procura na vida material.
O primeiro erro das ciências é não saberem nada do enigma da finalidade da Vida universal; o primeiro pecado das religiões é não terem a sabedoria de compreender o mistério da teleologia da existência cósmica.
As concepções dos verdadeiros Sábios não são meras heranças históricas dum património cultural linear e cronológico, mas são Tradições místicas, Ensinamentos esotéricos e Revelações divinas universais de Saber cósmico.
Só uma coisa pode unificar o mundo inteiro: a Verdade — nas concepções profundas, reais, ideais e sapienciais... sobre a nossa imortalidade, a nossa unidade e a nossa divindade... essenciais, espirituais e universais.
Não é tão importante saber-se ao certo para onde foram as pessoas que faleceram, na sua física mortalidade mas os lugares maravilhosos onde estão na existência da sua actualidade e na sua vivência nos mundos da Eternidade.
Só com profunda reflexão e espiritual intuição se pode chegar à Verdade superior do Coração.
Deus pode não ter pressa, na Sua supina Magnanimidade e no seu grandioso Amor; mas nós é que devemos apressar-nos para nos libertarmos com Ele o mais depressa possível da roda da dor.
Que os pleonasmos que repetem ideias positivas, levando alguns a desconfianças duvidosas, sirvam para dar ênfase às acções mais decisivas e às afirmações mais harmoniosas!
Há homens que parecem ainda animais ferozes, ao ataque; há outros homens que parecem animais mansos à defesa, sem instinto ferino; mas os Sábios e Santos preferem estar na defensiva apenas entregue ao Ser Divino.
Quando trabalha a parte nobre, espiritual e divina dentro de nós, por polarização consciencial e potencializada pelos Céus, as Obras que fazemos, o Saber que temos e as Acções que cometemos já não são nossas mas de Deus.
O sexo atrai tanta gente com o mistério da sua quase irresistível sedução porque nele se manifesta o Amor divino, que se expressa pelo instinto, de modo mais elevado ou mais instintivo, na paixão.
As pessoas que vivem em verdadeiras responsabilidades não se conduzem apenas pelas paixões mas preparam as vias das suas espirituais possibilidades (potencialidades) das mentes e dos corações.
Os verdadeiros homens são profundamente humanos porque são filantropos, humanistas e espirituais; mas há homens tão instintivamente animalizados que superam bastante os mais ferozes animais.
Diante de um contexto psicossociológico profundo, à luz meridiana do conhecimento esotérico da Sabedoria universal, há 3 níveis básicos de evolução humana: a instintiva ou primária; a intelectual ou instrucional; e a espiritual ou sapiencial.
Muito amor passional e muito sexo: muito pouco siso, dignidade e pouco nexo.
É pela falta de Sabedoria do Espírito, de Lógica superior, de Pureza de alma e de Respeito pela vida humana e pelo que é natural que enferma, geme e chora tanto a Humanidade doente e infeliz, em geral.
Pode não ser má nem reprovável a luta laboral em prol de uma ideologia de supervivência; mas a triste luta de muitos, para sobreviver, é escravidão deplorável de sobrevivência, num mundo em lamentável e franca decadência.
É inútil andarmos com medo da morte, pois ela vai bater-nos à porta, algum dia; o mais importante é irmo-nos preparando para ela, dia-a-dia, o mais possível, com real Amor e divina Sabedoria.
Aquele que quer muito conhecimento intelectual ou muita Sabedoria espiritual terá de responder, com mais inerente responsabilidade, diante dos Poderes cósmicos e divinos que orientam a vida humana e conduzem a Humanidade.
Não queiramos vida fácil demais ou vida na inércia da preguicite, sem diligência e operosidade em grande labor, senão a Vida, que é Deus, não nos dará sossego, um dia, se os nossos deveres não cumprirmos com Amor.
Tal como a luz que se côa através da atmosfera carregada marca a presença indirecta do Sol no horizonte terrestre, ocultado pelos nevoeiros, nuvens e nebulosidades, assim também está na alma dos criminosos, na sua Consciência, a Divina Presença, ocultada por detrás das suas maldades.
Não te identifiques como ignorante se já aprendeste a amar os que sofrem, na Caridade que os integra e na Fraternidade que os encerra; não te presumas de Sábio se ainda não sabes porque e para que existes, verdadeira e espiritualmente, no cimo da Terra!
As nossas percepções físicas, psíquicas e mentais possuem múltiplas dinâmicas variáveis de conhecimento, ciência e aquisição, sempre limitadas pelos vectores conscienciais da nossa específica e espiritual evolução. (Pfpm ± Vcx ½ = √Cev).
A Terra e os Céus possuem enigmas mil de vida evolucionante, no palco da esfera terrestre, física, material; mas a maior glória da existência está sempre nos mistérios dos rincões paradisíacos das glórias da Vida Celestial.
Não é apenas pelo muito desenvolvimento do intelecto que se possui verdadeira acuidade da Sabedoria e da Verdade; é muito mais pelo Coração intuitivo e amoroso que a Luz da Consciência nos revela o Saber, o Discernimento e a Racionalidade.
Ninguém faça juízos de desvalor sobre aquilo que desconhece! Ninguém viva em amores de paixões se o verdadeiro Amor do Espírito não permanece!
As "troikas" das macroeconomias do mundo, pelas suas astúcias mercantilistas e tricas negociais com as nações, não merecem demasiado crédito, pois supervivem, nas suas elites, à custa da exploração desenfreada da miséria de milhões.
Ninguém pretenda impor-se a um povo, durante muito tempo, com tiranias e falsidades, porque Deus, com as suas Divinas Leis, lhe mostrará, dolorosamente, mais cedo ou mais tarde, as misérias das suas maldades.
A nossa vida torna-se tanto menos trabalhosa no triste sofrimento quanto mais trabalhada for na alma, pela elevação e nobreza do sentimento.
 Não esperes que a cultura académica te confira, por si só, a Sabedoria; procura-a na tua Consciência espiritual, no muito estudo sagrado, no muito trabalho altruístico e no muito Amor a tudo e a todos, noite e dia!
Os tribunais do mundo nem de adjectivos gostam muito e se desviam deles o mais possível, porque, na sua esquelética justiça, esqueceram a luz da Verdade e as virtudes da alma, na pseudo-justiça tão linear e analítica, parcial e falível.
Antes de se alcançar a Sabedoria, falar-se pouco e escutar-se muito é o lema da humildade; depois de se atingir a sapiência, o lema da verdadeira Bondade é falar-se o mais possível a todos de Deus, do Amor e da Verdade.
As boas pessoas, nos seus corações, muito melhor se definem nas suas correctas acções.
A verdadeira Sapiência só principia a eclodir num ser humano quando ele começa a passar do meio para cima, na Senda da Luz da Sabedoria e da Verdade transcendental, no seu "processus" contínuo de gloriosa ascensão espiritual.
Ninguém tenha medo algum do Mal se não o praticar nem viver dentro de si mesmo!
É inútil alguém andar a exigir: «Isto é meu! Isto é meu!»... É maravilhoso alguém afirmar: «Isto não é meu! É para todos, porque pertence ao Céu!».
Desenganem-se todos aqueles que pensam que a verdadeira cultura está no academismo ou na informação da História das civilizações! A verdadeira Cultura é, antes, um processo de divinização do Homem, pela Perfeição e pela Verdade do Amor-Sabedoria dos Corações!
Não deifiquemos o nosso ego mental, na ignorância, no egoísmo e na ilusão! Mas divinizemos pela Fé, pela Sabedoria e pelo Amor, o nosso próprio Coração!
É inútil perguntar-se a uma mãe verdadeira se ama o seu filhinho, apertado contra o peito, na beleza e gracilidade de um menino; é desprovido de sentido perguntar-se ao verdadeiro Sábio, que sente e vive Deus na sua alma, se acredita no Ser Divino.
A homossexualidade é uma questão de afirmação do ego dicotómico e separatista que, não se contentando com a sua posição natural ou central de uma neutralidade espiritual, acaba por "fugir" para o outro extremo do lado sexual.
Contra a Verdade ninguém pode; contra a Lógica ninguém vence; contra a Razão ninguém ganha — é o que o Sábio diz. Contra a Natureza ninguém aprende; e contra o Amor... do Espírito, do Coração e de Deus ninguém será feliz!
A Fé verdadeira não é uma questão linear, simplista e meramente religiosa de se acreditar na alma, no Espírito e em Deus; a Fé viva é uma vivência mística integrada no Amor divino e profundamente reintegrativa de toda a Humanidade na Luz reintegradora dos Céus.
Uma pessoa violenta nem sempre é necessariamente má ou perversa, nas suas erradas acções; mas uma pessoa realmente maldosa pode assumir facilmente atitudes de violência que podem arrasar os corações.
O Sábio é aquele que, muito para além da humana Ciência, alcançou a Luz da Verdade espiritual no fulgor imarcescível da sua divina Consciência.
Não duvidemos da Sabedoria de Deus nem questionemos as razões que o Ser Divino tem para nos deixar sofrer! Tentemos, racionalmente, no nosso parco entendimento, bem compreender... as motivações profundas que a Vida tem para nos fazer aprender.
A Humanidade anda à deriva na desorientação e na falta de respeito, sem a Sabedoria eterna acerca da Vida imortal, e o mundo, assim, na ignorância, só pode caminhar para a miséria moral e para o descalabro social.
Quando há conflito entre direitos e deveres a cumprir, em responsabilidades morais, o mais correcto é cumprir, primeiro, sempre bem os deveres e só depois pedir as prerrogativas pessoais.
Face à verdadeira Sabedoria, na sua ímpar grandiosidade, a Ciência ainda é demasiado lentígrada, a Psicologia demasiado tosca, a Psiquiatria demasiado inepta e a Jurisprudência demasiado linear, no espírito da Verdade.
Devemos reconhecer a nossa pequenez de homens, com limitações e defeitos, em lúcida imparcialidade; mas a eclosão da verdadeira Sabedoria é a nossa identificação humana com a nossa superior, espiritual e divina grandiosidade.
Tal como uma criança não pode ter a percepção da consciência de um adulto, como pode a "infância" da prosaica vulgaridade ou a "adolescência" da académica intelectualidade compreender a "maturidade" da Sabedoria cósmica da Espiritualidade?
Não basta combater o crime na sociedade apenas na luta contra os efeitos criminais. A Sabedoria da Verdade traz a sua eliminação a partir das causas originais.
A liberdade da Lei humana termina onde começa a integridade das Leis da Vida, da Consciência e do Ser, que são a expressão da Lei divina, diante da qual a Lei humana tem que se render e obedecer.
O Sábio é um pacifista universal porque vive na Razão superior das coisas, em transcendência, na Paz elevada dos Corações e na Verdade altaneira da Consciência.
Os bons alunos da Sabedoria lêem a Natureza e perscrutam o Cosmos, com sede de Luz e de Verdade; os maus professores das leis da vida relegam o Saber ao esquecimento e ignoram as Leis do Universo, na totalidade!
Mutilações do corpo, como a mastectomia, não têm verdadeiro nexo nem lógica nem coração... E, ao contrário, contêm perigos sérios para o sexo, para a saúde e para a reprodução.
Sem a Sabedoria espiritual da Vida e sem a conexão com o Pai Divino do Universo, os seres humanos, sem Luz no coração, não podem dar à vida sentido real nem verdadeiro nexo.
O materialismo não pode ser pretexto para ninguém, para que se esqueça da espiritualidade, porque no fundo de cada coração há uma alma a clamar por Luz, Amor e divindade.
Há muito mais justiça e sabedoria no desvalorizarmos os intelectos hipertrofiados e orgulhosos e aprendermos a revalorizar, condignamente, os corações puros, simples e amorosos.
Não são os intelectos brilhantes do mundo e largamente instruídos, com pouca sabedoria e a muita de que carecem, que devem opinar, verdadeiramente, e decidir sobre factos da vida que de todo desconhecem.
Não há beleza nenhuma nem nobreza alguma morrer pela pátria, em bélica agressão, quando tal sacrifício implique ataque contra o "inimigo", que é apenas um irmão.
Nenhuma razão válida pode justificar o horror da guerra atroz; nenhuma justificação agressiva ou bélica pode justificar, verdadeiramente, a luta e a sanha feroz.
Se as mulheres não derem o exemplo da pureza, como quererão que os homens vejam nelas o ideal de Luz da graça, da juvenilidade e da Beleza?
A mulher que corrompe o seu corpo com baixas viciosidades, despudor e indecência, vive num tremendo egoísmo, sem agradecer à sua progénie nem pensar no futuro saudável da sua descendência.
Por muitas voltas que os homens dêem para melhorarem a civilização e ultrapassarem as crises do mundo, todos os seus esforços são lineares e superficiais se lhes falta do sagrado, da alma e do Espírito o conhecimento profundo.
Quando toda a nossa vida floresce dentro de um cristal etéreo de Luz divina, toda a existência se enflora e agrinalda, dentro da alma pura, envolvida em luminosidade cristalina.
O que falta, verdadeiramente, na vida da maioria, é a Sabedoria sacra da eterna Verdade, que é o Conhecimento real das profundas oceânicas da vida, a fenomenologia mágica da morte e o mistério magno da imortalidade.
Só nas bases da Sabedoria e da Lei espiritual se podem encontrar os fundamentos reais da profunda Moral, que leve os povos à verdadeira Fé e à Harmonia social.
Só a Verdade da verdadeira Fraternidade e da espiritual Sabedoria pode criar sociedades em ordem, povos em Paz e nações em harmonia.
A Sabedoria do Espírito possui uma geometria cósmica, labora com uma aritmética mental, trabalha com uma álgebra filosófica e possui uma trigonometria analógica, no âmbito da matemática do Cosmos.
O Ensino académico nunca foi, nem de longe, a última expressão do real Saber humano, das mais profundas Verdades, pois a Sabedoria esotérica do Espírito supera, de muito, longe, o pragmatismo didáctico das Faculdades.
Não é pelos caminhos do simples intelectualismo analítico que podemos chegar à magna Verdade do Criador; somente na Senda da Luz e do Saber Real do Espírito encontraremos a realeza da Sabedoria e a divindade do Amor.
O verdadeiro Sábio tem sempre a sensação de que o seu elevado Saber, haurido  da Vida e do Espírito, noite e dia, na sua humana experiência, é apenas o "soletrar do alfabeto" da Verdade cósmica, da Infinita Sabedoria e da Divina Consciência.
Sem os elevados referenciais da Sabedoria da Vida imortal, a Humanidade navega à deriva, nas águas do "mar" encapelado da vida, na desorientação moral.
Se a Natureza tem uma Beleza de formas e uma Sabedoria de Leis tão patente e evidente, como não estaria nela a "mão" criativa de Deus e a presença da Divindade omnipresente?
A mais genuína Beleza das ideias formosas dos Corações em verdadeira Pureza: na Fé viva, na Sabedoria sacra e no universal Amor é a geratriz arquetípica da Criatividade elevada às Alturas da divina Realeza e do celestial Esplendor.


2.ª Parte:

Os corações são como relógios a darem horas infindáveis, diante da Eternidade, quando aprendem a bater em uníssono com a solidariedade e a amar na pendulação superior do Amor da Divindade.
Se não mergulharmos nas profundezas do oceano da Vida cósmica e espiritual, jamais encontraremos a real solução para a nossa existência, a realização e a felicidade pessoal.
Deus é como o Sol, que brilha cintilante, em luz e calor, no alto dos céus; e é no Trono Solar que está o mistério magnificente da Sabedoria e do Amor do Coração de Deus.
Não é nenhuma vergonha falar sobre Deus; vergonha é não se falar sobre o Ser Divino que nos criou e nos assiste; mas há muitos que preferem a vergonha de filhos envergonhados que têm vergonha de dizer que o Pai existe.
«Milagres» não são intervenção directa de Deus ou coisas acima da Natureza, ditas «sobrenaturais», mas prodígios de uma ordem natural superior de coisas, oriundos de Naturezas invisíveis, energéticas ou espirituais.
Para que haja uma plataforma de educação autêntica e o Ensino não se limite a mera instrução, com muito limitado pedagógico valor, há que fomentar o estudo da verdadeira educação, para uma cultura efectivamente superior.
HOMENS... (verdadeiros) são raros sobre a Terra, num contexto profundo; MULHERES... (elevadas) são uma raridade sobre o mundo!...
Estamos no "teatro" da vida, em evolutiva "encenação", no "palco" do mundo, em humana representação. Um dia, regressaremos a "casa", voltaremos aos Céus e, em apoteótica ovação, retornaremos ao Divino, pela Luz da Perfeição.
Não guardes ressentimentos por ninguém: nem pelo teu maior algoz nem por quem te condenou ao "degredo" dos corações, ao "ostracismo" da calúnia ou à "proscrição" da injustiça mais atroz, fazendo-te chorar em mil dores e aflições!
Ninguém, a não ser os Sábios, e jamais a vulgaridade da maioria, pode ter verdadeira bitola na mente para medir aquilo que vai no Coração daquele que revelou o Amor-Sabedoria.
O Homem não foi criado por Deus ou pelos Deuses por meio de um passe de Magia, nem num ano nem num mês nem num dia. Mas foi criado em milénios de evolução, fadado, em algum futuro, para a sua espiritual e divina Perfeição.
A mente humana é excessiva demais por ser analítica, polarizadora e dualista; e é extrapolada demais por ser dicotómica, conflituosa e fragmentarista.
A Consciência não é intrusa acidental no "reino" da matéria, no "teatro" da vida e no "palco" do mundo, onde o espírito está disperso; a Consciência é o Dinamismo universal da Vida cósmica e divina que rege os mundos e o próprio Universo.
As leis parciais da frieza dos tribunais, por tão injustas que são, passaram a marciais.
Assim como o trampolim é apenas uma base para o saltimbanco saltar e não descansar, assim também a Ciência é apenas uma plataforma para que a Sabedoria se possa manifestar.
A Ciência académica só contém os alicerces do edifício da Sabedoria espiritual; o Saber real é uma eclosão da Luz da nossa Consciência transcendental.
O que temos e fazemos, o que somos e sabemos e o que amamos e criamos, em verdade, devem ser dádivas de Luz e de Amor para toda a Humanidade.
Infeliz daquele que, diante das necessidades de alguém, acha, egoisticamente, que aquilo que a Natureza lhe deu é apenas seu e de mais ninguém!
Quanto mais nos agarramos ao egoísmo dos nossos teres, mais perderemos o direito natural de propriedade do património específico dos nossos haveres.
Quando o Divino der base a todas as nossas obras, ao lhas entregarmos como dádiva de Amor, os nossos trabalhos serão fecundados pela Luz celestial, em grande brilho e intenso esplendor.
Abandonar a juventude esfrangalhada, triste prisioneira das drogas da toxicodependência, é como abandonar um bebé frágil que não se sabe conduzir e, por isso, precisa de auxílio, de caridade e de clemência.
Os pais reagem com autoridade, energia, força, vontade e poder, em prontas e decisivas acções; mas, para serem ideais, devem abrir o coração, moderar o seu dinamismo e controlar as suas emoções.
As mães são doces de Amor, ternura, carinho, suavidade e enlevo para os seus filhinhos queridos do coração; mas devem moderar os seus ciúmes, emotividades, indiferenças e egocentrismos em conflituosa competição.
Aquele que mais descontou, mais ganhou; por isso não merece muito mais reforma, aquele que mais ganhou, se não o poupou, pelo muito que lucrou.
No "teatro" da existência, a vida de cada ser humano é um filme contínuo, em cores sempre cambiantes, nos "palcos" material, astral e mental, que se configuram, holograficamente, no "caleidoscópio" fantástico da Vida universal.
Maior Verdade conhecida leva-nos, sempre mais, a maior liberdade garantida.
A maioria, a partir de pequenos defeitos dos outros, que podem ser reais ou inventados, conduz-se ao esquecimento completo das virtudes deles, quase sempre por meio de pensamentos e sentimentos injustos, precipitados e errados.
Os homens, no meio da cegueira das suas violências armadas e belicismos doentios, ainda vivem em estados bárbaros de primitivismos ferozes e bravios.
As nações não vivem em estados realmente democráticos de Direito, como "rezam" as Constituição do mundo, mas em estados de tirania e ditadura de economicismos doentios, de ambições desenfreadas e de egoísmo profundo.
Diante da Sabedoria, o Ensino organizado, com todo o seu limitado conhecimento e toda a sua analítica Ciência, não sendo nenhuma nulidade, enferma, no entanto, de muita insuficiência.
Aquele que não respeita as regras da vida no respeito pelos outros e no cumprimento do dever, nas suas humanas acções, infringe as Leis de Deus e da Natureza e fica sujeito, no futuro, a dolorosas punições.
A Doença começa nas gastronomias dos restaurantes, que não velam pela saúde de ninguém, e acaba nos hospitais que não podem dar a cura e, às vezes, ainda enfermizam também.
«Quem não deve, não teme»; e, por isso, dorme muito mais tranquilo e mais leve.
A matéria é apenas um "palco" teatral em que o ser humano, em processo de evolução, tem que criar cenários diversos e desenvolver experiências caleidoscópicas na busca incessante de progressos, melhoramento e Perfeição.
A Terra é apenas uma escola física, de aprendizado material, onde as almas aprendem, lenta e gradualmente, a encontrar a sua divina Origem espiritual.
De DEUS tudo veio, por existencialização involutiva; para DEUS tudo caminha, por processamento de perfeição evolutiva.
Os pensamentos metafísico-racionais e os Ideais elevados da Sabedoria vibram em altas-frequências electromagnéticas de energias, e muito mais elevadas do que os pensamentos lineares e analíticos da mente intelectual e das suas ideologias.
A existência contém o enigma da vida imperecível, encerra o mistério da morte inexistente e vai desvelando o arcano da nossa imortalidade transcendente.
O caminho sombrio, doloroso e necessário da evolução lá vai conduzindo tudo e todos para as veredas iluminadas, bem-aventuradas e apodícticas da Perfeição.
Quanto mais se caminha na Senda da Perfeição e nos arcanos da Luz, mais se descobre o mistério grandioso da Crucificação e o Amor universal de Jesus.
Curtas são as fronteiras da vida, delimitadas pela ignorância da maioria; ilimitadas são as raias da eternidade reservadas a quem revelou a Sabedoria.
Triste é a vida do homem que anda arredado de Deus e na dúvida de que os Céus existem; bem-aventurado é o ser humano que está unificado ao Divino na certeza com que os Céus lhe assistem.
Os Sábios vivem com sonhos verdadeiros sobre a realidade transcendente; mas a maioria dos homens anda a dormir com pesadelos e ilusões da mente.
Se queres viver uma vida de luminosidades sem fim e de imarcescível glória, procura a estrada iluminada do Infinito e sobre ti mesmo alcança a plenitude da vitória!
Não percas tempo com as infantilidades com que os adultos acham ser as evidências de maturidade! A verdadeira adultez é a conquista da Sabedoria imortal e a realização da Consciência e da verdadeira Espiritualidade.
Quanto mais descobrires a Verdade, com Amor, no Oceano Divino da existência universal, mais compreenderás que a Glória do Homem não tem fim e que é uma Realidade portentosa e transcendental.
Quanto mais se cresce no Conhecimento da Verdade e na Revelação da Divindade, mais se descobre neles a nossa própria eternidade e a nossa imperecível imortalidade.
Quanto mais próximo estiveres de Deus e da Sua felicidade jubilosa e ilimitada, mais feliz na vida te sentirás, como uma criança alegre e despreocupada.
O mundo está em crise, em dificuldade e carência material, porque os homens delas não sabem libertar-se pela Fraternidade, pela Solidariedade e pela Igualdade social.
Deus corrige-nos por Amor, para que aprendamos melhor a evoluir e a amar com o Coração; mas, às vezes, o seu forte espírito correctivo, com a dor, mais parece castigo para os nossos erros ou severa punição.
O mundo anda à deriva, sem conhecer os caminhos da Verdade, da Liberdade e da Salvação, porque ainda raros são os que procuram as Veredas espirituais da Senda da Luz, da Sabedoria e da Iluminação.
Não te queixes da Vida, se não a servires com Bondade e com Amor! Só no Bem e no Altruísmo se pode encontrar os Caminhos iluminados de Esplendor.
Por muito que procures na vida, se não souberes procurar nos caminhos da Bondade, não poderás ter verdadeira Paz nem encontrar a genuína Felicidade.
As características das almas superiores, puras na simplicidade do seu ser, são a procura de virtudes, a gracilidade de gestos e a nobreza de viver.
Aquele que prefere correr vales e montanhas, à procura de objectos materiais e de licenciosas paixões, apenas vegeta iludido e identificado com as suas enganadoras ilusões.
A "serpente" do intelecto egóico tem mil astúcias e artimanhas para enganar; mas os Sábios, buscando a Verdade na Razão, no Coração e no Espírito, são os únicos que sabem bem os seus ardis evitar.
Ninguém pense comprar a vida apenas com dinheiro e sem virtude, com a ideia de tudo e todos comprar, pois a Vida, que é Deus, não se deixa facilmente enganar.
Não é a pragmática do mero objectivismo do dinheiro que resolverá os problemas da crise mundial a avançar; só a filantropia do Amor ao próximo pode aliviar a carga do mundo, quando a maioria conjugar a vida com o verbo «Amar».
Enquanto o Ensino for demasiado pragmático e se esquecer do próprio Homem e da Ética, em fundamental questão, não poderá fomentar na vida, para os jovens, uma verdadeira e elevada educação.
A Crise do Mundo é uma carência da Ética de Amor ao próximo, da Mística de Amor a Deus e da Metafísica da Sabedoria; sem se buscar esses valores humanos elevados e espirituais, as misérias da crise avassalarão a maioria.
Os esforços dos intelectuais do mundo a tentarem resolver a crise, esquecidos da alma, é como a dos engenheiros eléctricos que tentassem reparar uma máquina eléctrica com avaria procurando apenas as soluções para a parte mecânica sem atenderem ao mau funcionamento da parte eléctrica, que não fornece a energia.
A Informática veio para libertar a Humanidade dos trabalhos mais pesados da sobrevivência e não para conduzir os homens ao desemprego, à miséria e à indigência.
As soluções para todas as crises, contrariamente ao que pensa a ingenuidade da maioria, têm que começar no auxílio ao Homem, no cuidado da Natureza e na adoração a Deus, com Discernimento e Sabedoria.
Os ignorantes vegetam, muitas vezes, numa "biofobia" de desprezo pela vida natural; os educados procuram uma "biofilia" de vivência harmónica menos artificial; os Sábios vivem numa "biolatria" de adoração à Vida divina e espiritual.
Enquanto se procurar apenas os preços mais baixos dos mercados, estar-se-á a valorizar mais o dinheiro do que a vida e a saúde natural; mas é a qualidade e a manutenção da saúde que devem ser a nossa preocupação principal.
Quem escraviza, aprisiona ou inferniza a vida dos outros, por maldade, não terá descanso no futuro, em vidas que lhe trarão muita infelicidade.
Deus não nos enviou a este mundo para sermos escravos do trabalho nem do sofrimento e muito menos dos vícios destruidores; enviou-nos para aprendermos a cumprir deveres, respeitar os outros e descobrir puros amores.
A verdadeira moralidade é encontrar o meio-termo entre as inadmissíveis faltas de respeito e as ideias pré-concebidas de falsa ética, que levam muitos aos tabus, ao separatismo e ao preconceito.
Os artificialismos dos corpos, com os desrespeitos pela saúde e as viciosas paixões vão destruindo, paulatinamente, o equilíbrio “ecológico” e bioquímico dos seres humanos, nas suas crassas ilusões.
Antes que se compreenda correctamente a fisiologia do corpo humano, manifestada no “palco” do mundo, é necessário que se estude a fisiologia da alma num contexto energético e espiritual, realmente profundo.
Não é tanto a descoberta dos erros dos outros ou dos defeitos da sua psicologia que nos deve interessar, mas a auto-descoberta das nossas imperfeições e a maneira correcta de as podermos sublimar (os podermos ajudar).
Numa interacção entre pessoas que querem ser educadas, deve haver respeito mútuo, colaboração recíproca e mutualidade em serem auxiliadas.
É triste e reprovável o egoísmo de não se querer ajudar ninguém; mas é execrável quando se tenta subjugar gente digna e violentar a consciência de alguém.
O Sábio, por humildade, gosta de ser educado e instruído também pelos outros; mas, acima de tudo, preza-se, esforça-se e esmera-se, o mais possível, por se educar e sapientizar a si mesmo.
Enquanto o «todos fazem» é a norma da maioria, que anda invertida na vida, sem saber, aquele que busca a Verdade deve buscar outras normas: as da divina Sabedoria, no seu elevado viver.
As paixões sexólatras frequentemente são muito mais "anzol" que prende milhões à dor e à ilusão do que elevada virtude ou grandioso Amor do Coração.
O mundo entronizou no Reino da Besta e do desejo passional uma sexualidade tão mal orientada e tão mal compreendida; não admira que milhões vivam com o corpo doente, fraco e anémico e a alma triste, angustiada e perdida.
Quando te convidarem a viver as paixões do mundo, em libertina corrupção, não aceites e lembra-te que tens uma grande responsabilidade espiritual perante a Vida, os outros e as Leis do Coração!
O Homem vive com Deus tão presente, nas Esferas do Invisível, nos Reinos da Espiritualidade, no mínimo tanto quanto o ar nos está presente na sua condição de invisibilidade.
Se um cardiologista não soubesse nada da presença do ar e do oxigénio na fisiologia do sistema cárdio-pulmonar, como poderia ter ideias precisas sobre a saúde, a respiração e a cardiologia? Se os homens não sabem nada do Alento vital de Deus sobre toda a Humanidade, como podem ter real Amor, autêntica Felicidade e verdadeira Sabedoria?
A maioria dos que se dizem adultos são apenas crianças, no contexto da evolução, e mesmo o conhecimento intelectual de alguns apenas os faz ascender à ténue adolescência da Consciência em ascensão (aritmética progressão).
No mundo actual já não há lugar para o dualismo aristotélico nem para a dúvida cartesiana nem para o maniqueísmo religioso, como acreditou a maioria; e no intelectualismo académico tem de haver real lugar para o estudo elevado da Verdade e da Sabedoria.
As filosofias académicas, no seu superficial raciocinar e no seu lentígrado evoluir, são como as aves da capoeira a tentarem voar, sem grande jeito, e rapidamente a cair.
A mente que procura a Verdade não deve ter demasiadas dúvidas analíticas e de tudo e todos duvidar, sob pena séria de as Verdades mais elevadas nunca poder encontrar.
A cabeça dos homens, às vezes, ainda tem tanto de tonta e infantil, em tola mediocridade; e o ego das mulheres, muitas vezes, ainda tem tantos ciúmes, caprichos, tolices e superfluidades.
A perspectiva da maioria ainda é demasiado linear, dicotómica e separatista; e a óptica particularista das ciências ainda é tão angular, periférica e fragmentarista.
Os amores corruptos da libertinagem e da prostituição, sem ética nem honra nem dignidade, estão limitados no tempo e no vício e morrem rapidamente na memória da Humanidade.
Não procures rejeitar nada que a vida ou os homens te transmitam, no processo da tua evolução; procura filtrar tudo, escolher o melhor, purificar o que aprenderes e melhorar sempre mais, sobre as coisas e os seres, as perspectivas da tua visão!
Não tenhas medo de ser enganado, com muitas dúvidas e pensamentos receosos! Se procuras realmente a Verdade, ela mesma desmascarará, em tempo oportuno, os mentirosos.
Deixemos que Deus trabalhe em nós, e façamos o melhor que a nossa mente souber e o nosso Coração quiser e ditar! O resto entreguemos à Vida, que é a Vontade Divina que não podemos controlar.
A Vontade Divina, acima de todas as vontades humanas, é como a correnteza impetuosa de um rio que tudo arrasta para o mar; os peixes, embora nadando de um lado para outro no rio, são levados para o oceano, por muito que tentem nadar.
Deus não olha os males e aflições da Humanidade com os nossos olhos de ignorância, na insignificância da nossa humana visão; na Sua Grandeza e Sabedoria, Deus está mais interessado em observar o todo da Humanidade, na sua evolução.
A "esgrima" mental, com obtusidade ou orgulho ou com emoções acaloradas em discussão, apenas leva a mais "esgrima", sem que os contendores se entendam na sua dicotómica, parcial e limitada visão.
Primeiro, descobriu-se a matéria, e os povos dela se sustentavam; depois, descobriu-se a energia e os povos dela hoje vivem; agora e no futuro terá que se descobrir o Espírito para que os povos todos se libertem.
Se queres viver reconstruído, renovado e arejado, vive em Paz profunda, em Serenidade espiritual e divina Sabedoria! Se queres sair doente, enfraquecido e destruído, vegeta em paixões viciosas, em emoções descontroladas e em sentimentos egoístas, sem Harmonia (como a maioria).
O verdadeiro Sábio, em toda a sua gloriosa imponência, é aquele que fez do Coração o Altar luminoso da Sapiência com a Luz do Espírito brilhando no templo da Consciência.
Se o pensamento acelera demasiado com o "motor" da mente "desengatada" do Espírito, em descontrolada aceleração, o ser humano pode entrar em desvario, ir até mesmo à loucura ou padecer de qualquer alienação.
A Realidade, embora ilusória, está fora de nós; a Verdade, embora relativa, está dentro de nós; e ambas, embora complementares, estão unificadas em Deus.
A Vida está estruturada em «módulos» orgânicos e manifestada em todo o contexto universal, em padrões de sistemas organizados por razões, medidas, unidades, quantidades e finalidades regulamentares, segundo as Leis Maiores da Sabedoria Divina e espiritual.
Senhor, transmutai o nosso poder criador, que é Vosso, em Luz, Amor e Criatividade e transubstanciai em Amor a corrupção, a violência e a separatividade!
Para muitos, os ideais do Espírito são realidades demasiado abstractas e incoerentes; mas são eles que criam a vida, sustentam o mundo e nos mantêm na Terra viventes (presentes).
O Espírito, em todo o seu portentoso, criativo e enorme potencial, é força cósmica, dinamismo electromagnético, poder logodinâmico, energia cinética universal.
Toda a Lei humana que pretende estar acima das Leis divinas, das Leis da Vida e da Lei natural é tirana, às vezes criminosa e sempre ditatorial.
Em nome da Verdade divina, não concedemos liberdade a nenhum homem para ser governante tirano dos demais, levando as nações ao descalabro social e os povos à aflição e aos ais.
Todo o administrador das nações que pretender a liberdade de agredir a vida e de tiranizar a Humanidade, em desgosto..., de fazer chorar os necessitados, de atacar os simples e de explorar os pacíficos, é um déspota da vida e tem que ser deposto.
Foram os povos que elegeram os governantes. Quererão estes mandar mais do que os povos que os elegeram, em popular legislatura? Pretenderem agir contra a vontade sadia e justa do povo só se forem tiranos que queiram criar, à força, uma ditadura.
O homem é ainda demasiado desumano, "cá em baixo", nos reinos da Terra, e muito mais os que ainda não vivem para Deus; mas todo o homem é também in/suficientemente divino, "Lá em Cima", nos Impérios dos Céus.
O Sábio é alguém que possui vida pura, alma iluminada e Espírito consciente; e também Moral límpida e Ética escorreita no coração; e Verdade cósmica e Justiça rectilínea na mente.
Julgamento sem virtude pode ser injustiça e tirania; virtude sem bondade nem sabedoria pode tornar-se apenas tola ingenuidade e inerte bonomia.
   Se amares alguém intensamente, com enceguecida paixão, terás que passar pela consequente aflição; se amares os outros divinamente, com elevada devoção, serás feliz e iluminar-te-ás na Luz gloriosa do Coração.
Todos aspiram a imortalidade mas poucos se preocupam com ela e ainda mais raros buscam sobre a morte vitória; mas os verdadeiros Heróis da Humanidade sempre foram os que na Sabedoria e na Bondade procuraram a Imortalidade e a Glória.


3.ª Parte:

Afirma o Sábio: «Sinto-me imensamente Sábio, na glória portentosa do Espírito que Sou e no Seio esplendoroso do Divino; mas, diante da Sabedoria de Deus e da grandeza do Cosmos e do Universo, sou humano ainda insignificantemente pequenino».
Vivemos submetidos a uma mecânica newtoniana clássica e linear e aprisionados a um espaço euclidiano, geometricamente tridimensional; mas Einstein abriu-nos o portal para uma dinâmica relativística, melhor expressa num "continuum" espiritual.
O Sábio prefere criar, na sua universal e sintética Sabedoria da Consciência, não apenas uma escola elementar nem um simples templo ou uma mera Universidade, mas uma catedral dos areópagos da Sapiência.
O Homem tem três corações, na sua totalidade de ser físico, anímico e espiritual, base do Ser Ontológico: o músculo cardíaco, o sentimento astral ou psíquico; e o Amor intuicional ou cósmico.
Poucos acreditam na Verdade libertadora, que a todos podia libertar, porque o povo pouco raciocina e os governantes frequentemente não querem raciocinar.
Toda a gente acredita em Deus e na Sua Sabedoria e Criatividade; mas há alguns homens que fingem, ingenuamente, não acreditar na Divindade.
Para que os humanos se tornem verdadeiramente humanos sobre a Terra, é necessário que acabem com todas as corrupções, egoísmos, violências e desumanidades da guerra.
O equilíbrio da vida humana só acontece quando o fluir espiritual da vida do Homem, processada a partir do interior, estiver em harmonia com o fluxo da sua existência manifestada no mundo exterior.
Contra as dúvidas analíticas da mente, em erradas opiniões, só a Lógica racional, o Discernimento espiritual e a Sensibilidade intuitiva dos Corações.
A inteligência só pode organizar o mundo demasiado periclitantemente, pois a boa organização mundial só será possível pela Luz do Espírito e não pela linearidade da mente.
Racionalizar a vida humana, num contexto social ou mundial, não é apenas intelectualizar o mundo mas também espiritualizar a existência pessoal.
Observamos milhares de pessoas carregadas de informação histórica, linear e instrucional, no prosaísmo instruído da maioria; mas encontrar verdadeira e superior Cultura filosófica, metafísica e espiritual é fenómeno raro da Sabedoria.
As mulheres silenciosas como as gazelas na selva, amorosas como as deusas do Paraíso e suaves como os beija-flores no jardim são fontes de bênçãos para quem as vê, luzes de amor para quem as ama e cálices de mel sem fim.
Se afirmares a tua divindade, para além da tua imortalidade, e dentro do Coração, na tua Divina Essência, terás asseguradas a glória imarcescível da tua Perfeição e a vitória imorredoura da tua Transcendência.
Aquele que fez da sua vida um hino de Glória eterna, no Coração iluminado, alcançou um ponto de confluência espiritual em que toda a vida é um mistério encantado.
Muitas metas podemos definir para a nossa vida material diversificada; mas se não tivermos em mira a nossa imortalidade espiritual, não encontraremos o término glorioso da nossa luminosa Estrada.
Sabedoria é equanimidade na busca do que é transcendente, benignidade no coração, permanentemente, e longanimidade sapiencial cintilante na mente.
Como pode o "barco" da vida da maioria encontrar o "porto" de salvação se a ignorância espiritual campeia sobre a Terra e a maioria ainda está tão distante da Perfeição?
«Pára, escuta e olha!»... Pára de ser infeliz, com Amor no coração! Escuta a Voz de Deus em ti, com luminosa Devoção! E Olha a Mensagem dos Mestres que trazem a Libertação!...
Atira fora todo o egoísmo, para sempre, e de ti mesmo todo o mal! E vive na Felicidade do altruísmo do Amor imperecível, luminoso e universal!...
Quanto mais te elevares do altar do Coração, no templo do Espírito, rumo à "catedral" do Infinito e à vastidão do Universo, mais o "ritual" da tua iluminada existência se tornará um imortal e glorioso Poema em música, poesia e verso.
Temos que adorar santamente a Espiritualidade cósmica do culto a Deus, amar profundamente a biodiversidade da vida de toda a Natureza e respeitar, humanitariamente, todos os Homens e todas as suas potencialidades, com verdadeira Sageza.
Ninguém vale tanto que se coloque, desumanamente, demasiado acima dos que sofrem, na miséria da vida ou da consciência; ninguém vale tão pouco que mereça completo abandono na indiferença e na indigência.
Na vida, mais cedo ou mais tarde, tudo o que é difícil tem uma solução; e muito mais quando possuímos a criatividade do Espírito em acção, a Sabedoria da Intuição e o Discernimento vertical da Razão.
Se os animais têm desejos tão notáveis, emoções tão nítidas, sentimentos às vezes tão notórios e pensamentos às vezes tão brilhantes, como não haviam de possuir uma alma se, tanta vez, mostram sinais de serem mesmo raciocinantes?
A Natureza inteira é um templo santificado de tantas maravilhas, mistérios e encantos; que os homens aprendam a adorá-la e ver nela o Amor e a Beleza do Criador, para se tornarem cada vez mais puros, iluminados e santos!...
A Sabedoria não aconselha ninguém à promiscuidade e muito menos a do amor das exacerbadas paixões; por isso, aqueles que procuram a homossexualidade que se libertem pela Luz transcendental do Saber e do Amor dos Corações.
Aquele que se subvaloriza com uma vida de vício, maldade ou corrupção não pode ter saúde, nem liberdade nem vida natural; aquele que se super-valoriza com a Verdade, com o Espírito e com Deus alcançará a Vida eterna, gloriosa e imortal.
O Espírito diz, sapiencialmente, para o homem elevado: — «Descobre-me e tornar-te-ás feliz, imortal e glorioso!» A matéria convida, ardilosamente, o ser humano aprisionado: — «Agarra-me e serás forte, rico e poderoso!».
O Espírito também diz para o Homem: — «Ó crente, respeito-te e louvo-te, na tua ingénua simplicidade! Ó céptico, lamento e educo-te, na ignorância da tua ignaridade! Ó Sábio, exalto-te e mais te sapientizo, na tua gloriosa Sabedoria e Espiritualidade!».
O homem apenas de matéria é um triste acorrentado; o homem apenas de mente é um simples instruído e, muitas vezes, equivocado; mas só o Homem de Espírito pode ser verdadeiramente Sábio e santificado.
Quando a Vida de um ser humano, perfeita na Fé, no Amor e na Sabedoria, assume as cumeadas da divina Luz, transcendente e espiritual, o seu Espírito torna-se um glorioso Sol brilhando no firmamento da existência universal.
Nas vastíssimas Dimensões Espirituais do Cosmos, plenas de Graça, de Glória e de Sublimidade, feliz, beatífico e bem-aventurado todo aquele que se sapientizou e santificou pela Luz policrómica da imarcescível Espiritualidade!
As almas obscuras rastejam no vale das sombras das suas misérias e corrupções; as almas luminosas rejubilam na glória imperecível dos seus Corações.
Se a tua Luz despertares na Fé viva e na Oração, na Bondade imaculada do Amor do Coração e na Sabedoria cósmica da Verdade, na tua Ascensão, rapidamente te erguerás na Senda luminosa da eterna e imperecível Perfeição.
Quando nos iluminamos com o Ensinamento elevado dos Mestres espirituais, acabamos, finalmente, não apenas por nos iluminarmos mas por brilhar, com Luz própria, cada vez mais e mais.
A Primavera, com a Natureza toda a abrir e a sorrir em flor, pode ser uma estação de alegria, brilho, vida, luz e sol encantador; mas a verdadeira santidade da Fé viva, pura e mística converte a nossa vida e a nossa alma num Primavera florida de permanente Amor.
Ó homem, se a paixão chamou demais por ti, ontem, hoje convido-te a seres deus de Poder e deusa de divino Amor do Coração; ó mulher, se os amores do mundo te tornaram, ontem, escrava das paixões, hoje torna-te o homem, a mulher e a deusa da tua libertação!...
Quando os casais se amam verdadeiramente, devem encontrar o ponto de confluência e de consenso amigável na Humildade, na Tolerância e no Amor do Coração, que os deve assistir no pensamento pacífico, no sentimento harmonioso e na suavidade da correcta acção.
Ingente foi a glória dos marinheiros portugueses na descoberta da Índia e na volta ao mundo. Agora falta aos lusitanos redescobrirem os Reinos maravilhosos que se escondem no Cosmos glorioso e ocultam no Universo profundo.
A sexualidade corrompida e banalizada, sem Amor nem Devoção, torna-se apenas instintiva e primária corrupção.
Trabalho forçado é desumana iniquidade; trabalho imposto é triste desigualdade; trabalho coactivo é impiedosa desumanidade.
Em vez de se mendigar, indigentemente, um trabalho profissional, ponha-se a funcionar a profunda criatividade que há em todo o Homem, na sua potencialidade espiritual.
Se fores ignorante ao te colocares abaixo dos desajuizados, podes ser pior do que as suas violências e anarquias! Sê fores Sábio, colocar-te-ás acima dos ajuizados e poderás vir a ser melhor do que as suas virtudes, moralidades e filosofias.
Jamais te prendas com o que é fútil, no sombrio materialismo entorpecente e escravizante! Liberta-te, luminosamente, com o que é grandioso, na espiritualidade florescente e glorificante!
Não te queixes da Vida como se ela fosse algo triste, aborrecido e imprestável! Só precisas de a valorizar profundamente com o Todo Divino, com Deus transcendente e adorável.
O amor não pode ser apenas união de um fugaz momento, mas deve ser comunhão de corações em profundo sentimento.
Não basta ter boa intenção; é preciso aplicá-la na boa acção, em cada momento, e verificá-la sempre com correcto discernimento.
A Humanidade caminha perdida e esquecida dos milénios do passado, trazida, pelas Leis da Vida, para estes recentes anos; mas o que lhe tem faltado verdadeiramente, para ser livre e feliz, é o conhecimento e a vivência nos verdadeiros valores humanos.
Põe na mira da tua vida um profundo Ideal de sã vivência de Espiritualidade: de Fé, de Amor e de Sabedoria, para que a tua existência se torne elevada Felicidade, Plenitude e Harmonia!
Triste é o homem sem rumo nem destino certo; infeliz é o ser humano sem Ideais superiores; e miserável é aquele que, por falta de honra, ética e dignidade perdeu, dentro de si, todos os seus amores.
A honra, dignidade, nobreza e elevação da alma humana não é trabalho de um milénio nem tarefa de um dia, mas purificação da alma, iluminação da mente e construção da Consciência, durante muitos milhões de anos, na edificação da Luz da divina Sabedoria.
A nossa vida é elevação, a nossa alma é energia e a nossa origem é espiritual; a nossa caminhada é perfeição, a nossa Consciência é divina e a nossa natureza é celestial.
Como quer o mundo possuir Paz, Harmonia e Ordem sociais se está demasiado distraído dos valores do Espírito, sem válidos referenciais, e a maioria vive sem conhecer nada da Vida Superior e dos elevados Ideais?
A Vida tem muitos contextos cósmicos, multifárias formas de manifestação e miríades de aspectos extraterrestres; Sábios e gloriosos são aqueles que, muito para além dos preconceitos e tabus, se libertaram da visão rasteira das limitações da vida, demasiado terrestres.
A Humanidade é infeliz porque vive mais para a servidão temporal ao «ter», ao «prazer» e ao «gastar», esquecida que está das maravilhas eternas do «Ser», do «Saber» e do «Amar».
Quem semeia vento, colhe tempestade; quem semeia Amor, colhe Bondade; quem semeia Sabedoria, colhe Verdade; quem semeia a Paz colhe cordialidade; quem semeia Luz, colhe Felicidade. E quem semeia a Felicidade para todos, colherá Bem-aventurança a "rodos".
O Saber superior e real não se alcança nas cátedras académicas do mundo; a Sabedoria elevada é um estado de Consciência espiritual fundo, na vivência do Sagrado e do Divino, num contexto exaltado e num contacto consciencial com Deus, transcendental e profundo.
Quem muito ama, nem sonha o somatório de bens que atrai para a sua alma e coração; quem muito quer mal, nem imagina o acúmulo de males que o prejudicam na sua evolução.
Sê um espelho de Luz pura e de virtude para ti mesmo, na conexão com Deus, para que os outros aprendam a reflectir-se, harmoniosamente, na tua Claridade elevada aos Céus!
Os Sábios são os vectores de forças mentais e espirituais que vão transmutando o mundo e elevando a Humanidade; e são os catalisadores dinâmicos das almas superiores que se querem elevar à Luz, no Caminho luminoso da Espiritualidade.
O Amor puro não tem preço; a Virtude real por nenhum dinheiro se pode comprar; então, para seres verdadeiramente rico, vive, o mais possível, para a Virtude e para a todos Amar!
A única coisa real para a qual vale bem a pena viver é a chama elevada de um grande Ideal, motivado, no Caminho superior da Luz, para Deus, para o Espírito e para a Verdade: da Fé viva, da Sabedoria sagrada, do Amor eterno — na verdadeira Senda da Espiritualidade.
Se te elevares no Amor e na Sabedoria, elevarás o mundo, pela Verdade; se te rebaixares na vida instintiva, primitiva e primária, cairás com a Humanidade.
Salta acima de todas as ondas do modernismo materialista, que tem muito do que não presta! Se conseguires voar nas asas da Luz do Espírito, a tua vida será permanente festa.
Só a verdadeira Sabedoria da Espiritualidade, em gloriosa e apoteótica Assunção, pode revelar a Verdade imortalista, dar a Felicidade interminável e conceder a Liberdade suprema da Perfeição.
A Humanidade anda infeliz, em profundas e enormes aflições, porque a Verdade do Espírito não é procurada, os Ideais da Vida Superior são ignorados, e esquecido está o Amor dos Corações.
Santo é aquele que vive no Amor imaculado e incondicional da Espiritualidade; Sábio é aquele que vive na Sabedoria sagrada e imortalista da Eternidade, de alma menina; e Perfeito é o que, no Coração sapientemente iluminado, sintetizou ambos pela Verdade divina.
A Medicina devia ensinar modos profilácticos de vida naturais, e prestar o claro esclarecimento sobre as energias da alma e a verdadeira saúde, a toda a Humanidade; mas limita-se a tratar corpos doentes apenas atacando, em insalubres terapias, os sintomas da enfermidade.
Se, do nosso corpo, somente vemos aquilo que está visível na superfície do cabelo e na epiderme, estando tudo o mais ocultado, como é que no Universo e no Cosmos não existiriam realidades portentosas, ocultas nos Reinos do Invisível, do Ignoto e do Inexplorado?
O vício é sempre triste responsável por muitos problemas de quem não quer ou não é capaz de ser saudável, na vida rasteira; a virtude verdadeira é da saúde a melhor e a mais elevada conselheira.
Como ninguém escapa à morte e ninguém tem a vida na mão, é melhor pensarmos bem na imortalidade, com a Chama da Sabedoria do Espírito acesa e a Luz do Amor de Deus iluminando o Coração.
Quando olhamos a Mãe-Natureza, vemos vida universalmente presente e, às vezes, um pouco de morte nela patente; como não havia de ser universal e omnipresente a Vida pujante no Universo e a existência gloriosa em todo o Cosmos transcendente?
A bitola da descrença, do agnosticismo e do ateísmo tem como medida a ignorância humana, na sua medíocre, rasteira e limitada visão material, sobre as profundezas misteriosas do Cosmos e os mistérios magnificentes da Vida universal.
Ninguém se julgue tão alto que se veja nas cumeadas do rasteiro «ter» ou do mais alto «saber»; mas os píncaros da Luz existem para todos os que alcançaram a Glória do seu viver, na Auto-revelação mística e na Auto-realização espiritual da Divindade do seu «Ser».
Frondosa é a Árvore da Vida do homem que tem como Ideal maior o encontro com o Ser Divinal; gloriosa é a alma da mulher que, na Água Viva dos Céus, alcançou a sua Divindade espiritual.
Se vires um luminoso dia de sol brilhante e de Primavera em flor, rejubila e torna-te muito feliz, porque estás a contemplar a Luz de Deus e a olhar o mistério sacrossanto do Amor!
Não esperes que o Amor te bata à porta, em grande felicidade e elevação, se não lhe abrires, de par em par, as portas amorosas e luminosas do teu próprio Coração!
Quando a vida de um homem se adultera demais com o que não é natural, a sua saúde fica em perigo e a doença é o grito de alerta para que nos libertemos do que é artificial.
Todos temos que renascer da água do ventre materno e da matéria-mãe, que nos deu a vida terrestre e o corpo, no «ter»; mas é imprescindível que também renasçamos do Espírito Santo, a Mãe Divina, que nos configura no maior Bem consciencial e espiritual do «Ser».
A mente é tola, travessa e traquinas nas ilusões com que nos tenta "pescar"; por isso há que domesticá-la com a Razão, pela Sabedoria e na conjugação do verbo "Amar".
Os "icebergues" dos objectos de matéria do mundo espácio-temporal são apenas projecções densificadas da Luz espiritual do Oceano Divino, em manifestação cósmica e universal.
A mais sublime e gloriosa Sabedoria e a mais erudita e elevada Ciência provêm dos recessos mais profundos, mais formosos e mais luminosos da nossa própria Consciência.
A mente humana fragmenta demasiado a vida, separa demais a Humanidade e complica demais a civilização; por isso tem que se deixar iluminar pela Verdade sapiencial do Espírito para conduzir verdadeiramente o Homem ao pórtico da Salvação.
Os trocadilhos poéticos e os paralogismos falaciosos da envernizada instrução apenas geram processos toscos e supérfluos de vã, fútil, superficialista e narcisística erudição.
Quem mais com Deus persiste, mais na vida resiste; quem mais em Deus espera, dificilmente ou nunca desespera.
Para a maioria ainda há um abismo enorme entre a Religião e a Ciência; Só a verdadeira Sabedoria, que o Sábio já alcançou, pode aproximar a Humanidade da Divina Sapiência.
Devem ser sintéticas e alargadas, o mais possível, as nossas concepções sobre a Vida e o Universo, para além do analiticismo da mente, em Ciências mais vastas e Poesias mais em verso.
Grandiloquente é o Homem que com Deus se plenifica; glorioso é o ser humano que com Deus se identifica.
O sonho pode ser, às vezes, grandioso e humanamente louvável; mas ficar apenas a "sonhar" com ilusões de materialismo é baixeza humana e tolice lamentável (e reprovável).
Quem canta com a alma em flor e com o coração aberto de par em par, todos os males sombrios da vida, pela Luz do divino Amor, conseguirá afugentar.
Quando a Vida te leva a que o teu companheiro/a fuja, cortando a união dos corações, se quase nada fizeste de errado, é porque a Vida divina quer libertar-te, talvez, das tuas humanas paixões.
Quando o ego mental já não "mexe" facilmente com o instinto astralino, na sua ilusória servidão, o Homem começa, cada vez mais, a ser orientado e dirigido pelo Espírito divino, na Luz eterna do seu próprio Imaculado Coração.
Não é por as maiorias não terem experiência ou conhecimento sobre as realidades mais elevadas da vida e da existência que estas não existam na Natureza universal; e também não é pelo facto de muitos desconhecerem o Grande Além que este não seja uma Verdade real.
Nos Reinos mais elevados da Luz eterna, os Espíritos comunicam-se não por lentígrados meios "analógicos" e mentais de comunicação, mas por meios "digitais", ópticos e espirituais, no seio esplendoroso da "Internet Cósmica" do Celestial  e Divino Coração.
Os verdadeiros professores abanam um pouco os alunos para os despertarem da sonolência; assim Deus também abana os homens para lhes aumentar o progresso da consciência.
A Alta Magia é a Arte, a Ciência e a Sabedoria de actuar, em processos de transmutação da matéria, com Verdade, com Amor e com Beleza, por meio dos "fogos" (energéticos) internos da alma iluminada e da Luz do Espírito sobre os elementos exteriores da Natureza.
O Homem é um Mistério sagrado de Luz divina condensada e de energia cósmica na matéria solidificada.
No hoje, torna-te activo e criativo e, por onde andares, espalha as sementes de Luz, de Verdade e de Amor, para que, no amanhã, possas colher os frutos saborosos das tuas obras-primas em esplendor!
Os que permanecem obtusos e vivem no obscurantismo da ignorância, no dia-a-dia, terão que estudar muito, sofrer bastante e viver muito mais profundamente para despertarem a Sabedoria.
A matemática analítica exprime, em proporções e proposições aritméticas, a técnica das ciências; a matemática analógica expressa, em medidas e premissas filosóficas, a metafísica do Espírito.
O Caminho superior para a Verdade tem muitos pontos de percurso e uma caminhada dolorosa; mas, na estrada da vida, a Sabedoria alcançada na mente e a Luz despertada no coração tornam os espinhos da vida uma aventura da alma gloriosa.
Aqueles que afirmam, peremptoriamente: «dos grandes mistérios ninguém sabe nada», como são a maioria, estão voluntariamente a bloquear-se para a Verdade dos grandes Sábios e a obstaculizar-se para a Luz da verdadeira Sabedoria.
Se não estudas na escola e na faculdade, o teu conhecimento não passa de um menino; se não estudas o Sagrado e a Sabedoria do Espírito, o teu saber adolescente não alcança a Verdade nem o Divino.
Para Deus e para o Sábio, a Humanidade, com toda a sua cultura, em conhecimentos e sentimentos tão diversificados é uma divina alegria, oriunda dum sentimento universal de Unidade que a todos abarca em infinita doçura, com eterno Amor e Sabedoria.
O Sábio é como o Sol: ilumina e aquece, irradiando de si luz e calor, e não fica à espera que lhe retribuam com "palminhas" e gratidão a Sabedoria que transmite e o Amor.
A verdadeira Sabedoria, com brilhante Raciocínio, luminosa Lógica e iluminada Intuição espiritual, consegue ofuscar, completamente, qualquer tolice doutoral que, só pelo analiticismo linear da mente, tenha a pretensão da Verdade e do Saber real.
Entre a geometria analítica das ciências e a Geometria sintética do Esoterismo do Real Saber há um abismo de Mistérios que as ciências limitadíssimas jamais podem compreender.
Que o Ensino não se deixe obnubilar pela pretensão de muito saber ou de ser o detentor da Verdade real, para que a instrução não se limite demais no pragmatismo profissionalista e não fique sem nada saber da verdadeira Educação espiritual (sapiencial)!
Só com a mente no Saber brilhante e no Espírito luminosa se pode ter uma vida edificante, feliz e grandiosa.
Dentro dos Ideais do Espírito, a vida agrinalda-se na mais gloriosa Assunção; neles o Homem converte-se num Deus vivo e a alma atinge, gloriosamente, as cumeadas da Perfeição.
    
   * TOTAL: 333 AFORISMOS.


P a z   P r o f u n d a ! . . .

C L I C A R :


P. A. I. Paz, Amor, Iluminação!...

Prof. M.M.M.Astrophyl

*(Um  Sábio  de  Portugal)

Sem comentários: